← Conversa Geral

Site da cidade, uma ideia, a vossa opinião!

Lida 8862 vezes

Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Olá a todos

Sou muito novo aqui no fórum, e para quem não sabe (todos) sou de Barcelos, terra do Galo :)
Recentemente numa conversa com uma amiga minha, que acaba de tirar jornalismo e está no desemprego, surgiu uma ideia para uma site sobre a cidade de Barcelos, que vou passar a explicar depois gostava da vossa opinião, quer na ideia como na construção do site.

A ideia era criar um site do género de rede social, (usando o buddypress) onde pessoas e empresas do concelho de Barcelos podassem criar uma pagina e interagir. Teria uma pagina principal para com noticias e curiosidades e eventos a decorrer no concelho, bem como uma pagina de classificados.

Este modelo de site já insiste, o diferença é que neste caso seria aplicado a um concelho, tirando partido de uma determinada comodidade. Sempre que alguém precisasse de informações sobre Barcelos, como por exemplo empresas, ou de colocar anúncios para pessoas desta zona, iriam visitar este site. Para não falar na vantagem de iteração entre empresas da zona e população local.

Para ajudar a divulgação do projecto, iria-mos tentar arranjar parcerias junto da associação comercial de Barcelos, bem como câmara municipal e divulgação em escolas e instituição da zona.

Porque é que um site destes pode ter sucesso em Barcelos? Primeiro por não é nenhuma grande cidade, mas suficientemente grande para suportar um projecto deste género. Segundo, não há nenhum projecto do género. Terceiro, trás benefícios do interesse dos utilizadores ( empresas e pessoas).

O que acham da ideia? Tem pernas para anda ou mais vale estar quieto?

Gostava de saber a vossa opinião a cerca da construção do site em wordpress, plugins, templates, buddypress, entre outros.

A vossa opinião conta bastante, conto com a ajuda de todos :obrigado:        
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Eu acho tudo bem menos isto calcificados.... :superlol:
Offline

Ricardo Costa 
Membro
Mensagens 139 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

obrigado vou corrigir  #-o ainda bem que não vou ser eu a escrever os textos  :)

Quanto ao http://forumbarcelos.com/, não sei se é do usuário, mas está muito fraquinho, nada atractivo visualmente, e falta muita coisa,  tendo em conta a ideia que apresento em cima. não quero com isto ofender ao admin do site, longe disso, é só uma critica.

 :obrigado:  
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Olá, neste momento estou a participar num portal desses para Vila Nova de Famalicão, uma cidade vizinha.

O projecto está apresentado aqui no forum em http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=30574.0

Na minha opinião, os portais dedicados a cidades são de sucesso muito limitado, há algumas cidades que têm e arrastam-se há anos.
Para o Famanet, levamos cerca de 6 meses para criar um conceito que pudesse ultrapassar as falhas existentes noutros projectos e oferecer algo único para a cidade e o concelho.
Apostamos forte no conceito, mas só os próximos meses irão ditar o sucesso daquilo a que nos propusemos.

A ideia não é dissuadir-te de o fazeres, é só para teres uma ideia do que terás pela frente. Caso queiras oferecer algo verdadeiramente único não sei se o conseguirás com um Wordpress e alguns plugins.
Offline

tartofs 
Membro
Mensagens 205 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Linux User Mobile User Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Eu tenho este da minha cidade http://portalegreonline.net/

É blog e toda a informação disponível nas páginas foi colocada por mim à mão, sem ajuda de ninguém. Claro que muitos dos contactos e moradas foram retiradas da internet e mesmo assim levei semanas para conseguir, sem contar que metade das páginas ainda estão em branco, por falta de tempo.

Em dois anos e montes de solicitações na minha cidade nunca consegui ninguém me quisesse embarcar neste projecto. Até já cheguei ao ponto de OFERECER o domínio e site completo e ninguém quis.

O que fiz para não me chatear foi ligar o FeedWordpress e postar notícias via google news, tudo automaticamente. Mantêm a página do Facebook e o Twitter actualizados e nunca mais me chateei com isto.

Só um ponto a favor, é o site que mais rendimentos me deu até hoje! lol

Boa sorte com a tua ideia.
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Quanto ao comentário do cpdesign, tenho visto projectos usando o  buddypress muito atractivos e com bom aspecto. Apesar de nunca ter criado um site do género, acho que o wordpress pode bem com um projecto deste tipo, mas é claro sou todo ouvidos a opiniões e a criticas que apontem o contrario.
Quanto ao teu site, acho que está pouco atractivo, e se implementa-ses as ideias que mencionei acima, só terias a ganhar, não leves a mal, é só a minha opinião e valo o que vale.

Quanto ao site do tartofs, este já está mais apelativo, apesar de não estar próximo da ideia que apresentei acima. Já a gora qual foram os teus rendimentos por mês?

 :obrigado: aos dois, conto com mais criticas e comentários. Se houver alguém que já tenha usado o buddypress, gostava de saber a opinião.


 
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

É indiscutível aquilo que a maioria dos portugueses consulta na internet:

» últimas notícias: página inicial do sapo
» destaques desportos: página inicial do sapo e dos principais jornais desportivos
» classificados: vão ao coisas e quantokusta
» automóveis: vão ao standvirtual ou ao autosapo

Informação não falta em centenas de portais, já para não falar dos milhares de blogs só em Portugal. A nível regional, quase todas as Câmaras fornecem bastante informação, mas ainda falta imensa coisa.

A juntar a tudo isto, grande parte do tempo dispendido na internet pelos utilizadores é no Facebook.

Por isso disse no post anterior, que é preciso oferecer algo muito forte e significativo para que a comunidade adira a um portal regional/local, a trocar de hábitos.

Apesar de ser um ponto de partida, o problema da utilização de um sistema baseado em plugins, é que estás sempre limitado. E se quiseres melhorar a tua oferta à comunidade ou adicionar mais funcionalidades não terás grandes opções.

Quanto ao Famanet, não percebeste, aquilo não é o portal é apenas a página de apresentação e pré-registo. O portal apenas ficará disponível dentro de algumas semanas.
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Concordo com quase tudo o que desiste, alias peço desculpa por não ter reparado que o portal ainda não estava aberto, espero que corra tudo bem.

Falaste que as pessoas vão ver noticias e procurar classificados a grandes sites, concordo, mas então como justificas o sucesso de paginas de jornais da cidade, que pouco tem a oferecer ao publico que as visita? As possas gostam de saber o que se passa na sua cidade, de falar do vizinho do lado, de saber onde podem o que podem fazer no fim de semana, entre outras coisas. Quanto aos anúncios, há muita gente que prefere entregar o telemóvel, ou jogo, ou seja o que for que estiver a vendar em mãos, procurar emprego no concelho, ou comprar carro num stand ou particular da zona, se existir um site que lhes permitas fazer tal anuncio para a população local, acho que muitas destas pessoas passavam a usar o serviço.

Quanto ao facebook, isso é que não há volta a dar, o melhor que se poderias fazer era criar uma boa interacção entre o site e o facebook e esperar que as pessoas, ou por curiosidade ou para estarem mais próximas da cidade e comunidade ou para falarem mal do vizinho, ou divulgar a empresa, criassem a sua pagina no site. 

Mas continuem a deixar os vossos prós e contras. :obrigado:
Offline

split79 
Membro
Mensagens 20 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

boas

se o portal tiver uma design apelativo, pode se tornar uma referencia.

abraço
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Concordo split79, ate porque os sites que tenho visto aqui da zona estão muito pobres no aspecto, algo diferente e divulgado, poderia atrair muita gente curiosa...

Abraço 
Offline

mboot 
Membro
Mensagens 32 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Isto não tem muito a ver com o assunto, mas também tem... porque não, em vez de fazeres um site, fazeres vários sites dentro de vários sub-domínios dentro do mesmo domínio. Por exemplo registas o dominio debarcelos(dot)com e depois crias sites, por exemplo: noite.debarcelos(dot)com para bares disotecas, ect; turismo.debarcelos(dot)com para turismo; forum.debarcelos(dot)com etc...
É uma ideia que tive à algum tempo mas que nunca coloquei em prática...
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

É uma ideia  :-k mas não sei se traria muitas vantagens separar as coisas...

 :obrigado: pela opinião
Offline

mboot 
Membro
Mensagens 32 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

O domínio é fácil, tem um possível bom numero de procuras diárias, e está disponível. Disseste que querias que fosse possível os utilizadores criarem alguns sites ficaria sempre qualquer coisa debarcelos(dot)com. Penso que seriam boas vantagens, mas é só uma ideia... que irei de certeza por em prática (mais tarde). Não te preocupes que não vai der sobre Barcelos .  :)
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Fica já como possível nome, e que realmente tem a sua lógica, pois pretendo possibilitar aos utilizadores (empresa ou pessoas) a criação de uma pagina de perfil.

Vamos ver no que dá... neste momento ainda na parte da ideia e de possíveis problemas na construção, mas aceito dicas do género.

 :obrigado: