← Negócios Online

Iniciar actividade nas finanças

Lida 3990 vezes

Offline

theinsideman 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 8
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Comecei recentemente a fazer serviços de freelancing no oDesk e até agora não tenho declarado nada, visto que estava apenas a "testar as águas".

No entanto comecei a ganhar valores mais significativos e gostaria de legalizar a minha situação.

Não tenho actividade aberta nem nunca tive.

Sendo o meu primeiro ano de actividade aberta, penso que estou isento de pagar segurança social, certo? Isto aplica-se para qualquer valor que facture, ou se passar de X vou passar a pagar, mesmo durante o primeiro ano?

Que outras taxas, além da segurança social, tenho que pagar?

À partida não irei ultrapassar os 10k€ anuais. Apesar de estar a fazer mais de 1k€/mês neste momento, quando recomeçar a faculdade terei menos tempo disponível e facturar menos.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Estás isento de SS durante o 1º ano (penso que não há limite de valor, para os valores que falas estás seguro).

Tens de descontar para IRS e dependendo do regime que escolhas, terás (ou não) de pagar IVA (ou receber) e ainda a um contabilista (se tiveres contabilidade organizada).
Offline

theinsideman 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 8
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Ter contabilidade organizada está fora de questão, para os valores que facturo não compensa, será regime simplificado.

IVA também penso que até 10k€ anuais não preciso de pagar.

Resta o IRS. Não consigo encontrar valores específicos para esta taxa. Se facturar 1000€, quanto vou ter que pagar de IRS? Li que 25% serão considerados encargos próprios da actividade e portanto são livres de impostos, logo apenas pago taxas sobre os 750€, mas não sei que % destes 750€ me sobram.


Em relação à PM que me enviaram ontem, visto que ainda não consigo responder, estou no ramo do web development numa framework específica que neste momento tem bastante procura.
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Offline

theinsideman 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 8
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Supondo que este mês faço 1000€, por essa tabela tenho que descontar 13,5%, ou o só no final do ano é que faço a média do valor que fiz por mês?

Quando e como é que tenho que pagar o IRS? Mensalmente?

Obrigado desde já a todos os que ajudaram.
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

A entrega do IRS é anual e feita no ano seguinte.
Em Abril caso entregue em papel e em Maio caso entregue online.

Pode haver retenção mensal caso facture mais de 10.000€ anuais.

Em qualquer caso aconselho a consultar um escritório de contabilidade, pois as regras estão sempre a mudar e por um pequeno valor ficas mais bem informado o que pode poupar dores de cabeça e dinheiro.
Offline

theinsideman 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 8
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Sendo assim o valor a pagar será apenas em Maio do próximo ano?

E a percentagem que pago será calculada pela média mensal e aplicada a mesma percentagem a todos os meses, ou cada mês tem a sua percentagem de acordo com a facturação desse mês?

Certamente consultar um contabilista será obrigatório para verificar tudo, mas gostava de ir já preparado e saber o mínimo e saber quantos € vou ter que pagar ao estado no final das contas.

Obrigado mais uma vez.