← Comunidade

Olá versão 5 do maistrafego.pt

Lida 80001 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá! Se estás a ler isto é porque de alguma forma, com alguns pontapés e marteladas à mistura, conseguimos fazer o upgrade da plataforma que usamos no fórum e ao mesmo tempo "instalar" aquilo ao que chamamos a versão 5 do +tráfego. Como tal, bem vindo!

Desde o lançamento da v4 passaram 4 anos (wtf!), e como tal estava mais do que na altura de fazer um refresh, mandar para o lixo e começar de novo, que foi o que praticamente se fez. Nestes 4 anos muita coisa mudou, principalmente para plataformas de discussão de UGC, vulgo fóruns. Os maus morreram, mas os que se aguentaram ficaram mais maduros e melhores, com certeza!

Foi com estas mudanças que temos assistido no panorama da web, que viemos trazer algumas coisas novas ao nosso velhinho fórum. Não viemos reinventar a roda, não é a melhor coisa do mundo, mas havia duas ou três coisas que eram essenciais e que podíamos fazer. Como tornar as discussões mais dinâmicas, para isso temos um novo sistema de notificações em tempo real, que tanto pode ser visto no fórum como no email, se assim o preferirem. Era necessário também melhorar a experiência numa das áreas mais utilizadas que é mercado. Esta nova área permite termos mais liberdade para estar ao nível dos melhores do nicho e para a podermos continuar a desenvolver no futuro. E claro, todo o layout do fórum foi melhorado, estando todas as funcionalidades integradas numa única plataforma.

Isto não é tudo, mais coisas estão para vir nos próximos dias. Peço desde já desculpa a quem tinha negócios activos na antiga zona de mercado e que agora não os tem acessíveis. Será necessário inserir novamente os negócios/anúncios/leilões na nova zona. Eles não foram apagados (estão guardados), mas será melhor para todos começar com a plataforma do zero. Até porque, nós também vamos aprender com ela, como a utilizar e administrar da melhor maneira.

Vamos então dar uma vista de olhos nas principais novidades.

Nova homepage




Apesar de parecer mais simples que a anterior, esta nova homepage é bem mais poderosa. E passo a explicar o porquê. Na homepage antiga o conteúdo era "simplesmente" artigos colocados por nós ou por colaboradores feitos com esse mesmo intuito. Ou seja, não fazíamos nada diferente do que se faz em qualquer blog da área, e diga-se a verdade é uma área bastante difícil de inovar. Falar sobre web e o online, estando na própria web, é um bocado como "ir para o café falar de bola com os amigos". Dificilmente com a nossa estrutura podemos competir neste tipo de conteúdos com os grandes blogs da área. Esta homepage é em tudo diferente, e vai gerar toda uma nova dinâmica, pois o conteúdo que lá aparece é o conteúdo do próprio fórum. Isto quer dizer que todos nós somos à partida editores do conteúdo, basta para isso que ele seja bom o suficiente para chegar à homepage. Se tiverem um membro da equipa vosso amigo e quiserem pedir uma cunha para ele colocar o vosso conteúdo na homepage, estão à vontade! Vale tudo enquanto ainda andamos a experimentar a casa nova. Mas, como devem já estar a calcular, este formato abre todo um novo leque de possibilidades. Quem tem bom conteúdo dentro do +t é quem vai ter maior destaque, é quem vai chegar mais longe, é no fundo quem vai ter mais tráfego!

Novo layout e UX



Não há muito a dizer sobre o novo layout, mantivemos a mesma linha e cores que já temos há alguns anos. E tentamos sobretudo melhorar toda a experiência de leitura e de navegação dentro daquilo que é o +t. O objectivo era remover o clutter e torná-lo mais clean, espero que esse objectivo tenha sido conseguido!

Depois existem uma série de pequenas funcionalidades novas, que no fundo pretendem melhorar a interação, numa web que é cada vez mais rápida, social e interactiva é necessário não ficar para trás. É com isso em mente que introduzimos os "gostos/likes" em todas as mensagens no fórum, e que no fundo, juntamente com o número de posts, se torna assim num tipo de reputação/avaliação/nível de cada utilizador. Poderá não funcionar, eu digo para experimentarmos e ver como corre (só para avisar que estou na frente dos gostos!). Uma outra funcionalidade introduzida e que certamente será muito útil é novo sistema de notificações/alertas. Todo o tipo de interações que os utilizadores tenham com vocês, como mensagens pessoais, citações, novas respostas, tópicos que querem seguir, etc. São notificados disso em tempo real, certamente será muito útil.


Duas novas áreas: Marketplace e Links

Aqui são as grandes novidades, temos uma nova área de anúncios/leilões e um directório de sites. No fundo, isto são duas funcionalidades que já fazíamos no forum antigo, mas que claramente a experiência de utilização que podemos dar aqui com plataformas e interfaces própria é muito superior ao que um simples e típico quadro de um fórum pode dar. Não sabemos se a ideia é boa, mas se não experimentarmos também nunca vamos saber. Acho que o pontencial destas novas áreas dentro da nossa comunidade é enorme, depende apenas de todos nós levá-las a bom porto. No caso do marketplace, é extremamente importante que exista um espaço deste género forte e poderoso na comunidade web portuguesa. Todos nós ganhamos com isso!

Para já é isto que vos deixo, foram 2 anos de trabalho, muita martelada e pontapés. Muita Super Bock, RedBull e Telepizza a suportar o esforço, não está perfeito, mas está feito! Amanhã é dia de trabalho e hoje foi uma tarde/noite complicada para por este menino a funcionar. Peço-vos que usem e abusem, experimentem! Quando voltar quero ver esses bugs todos que descobriram para podermos corrigi-los!

Até já, e aqui vai o deploy! Fico sempre a tremer....

(Em actualização...)
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A primeira impressão é excelente, assim como foi há 4 anos (wtf mesmo! Não fazia ideia que já tinha sido há tanto tempo). Continuem o excelente trabalho! :)
Offline

Luizi 
Membro
Mensagens 522 Gostos 2
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Ta giro!
O [youtube] não funciona :P
Offline

Pejo 
Membro
Mensagens 189 Gostos 3
Feedback +8

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Level 5 Search Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3

Muito bom, continuem!  :+trafego:
Algumas frases/palavras ainda estão em inglês.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Muito boa a primeira impressão! Anexei um print.

Edit: os anexos não estão a aparecer, mas tem a ver com o enconding da lista de gostos
Offline

myStoned 
Membro
Mensagens 663 Gostos 8
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Está mais clean, mas também está mais confuso... talvez seja por ainda estar muito habituado a versão anterior, mas de qualquer das formas a equipa está de parabéns. Gosto!
Offline

myStoned 
Membro
Mensagens 663 Gostos 8
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

E que tal uma floating sidebar? Assim cada vez que fazia-mos scroll as últimas mensagens por exemplo acompanhavam-nos... E talvez também a data do comentário não tão clara, um cinzento ligeiramente mais escuro e o hover fica como esta.
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Está mais clean, mas também está mais confuso... talvez seja por ainda estar muito habituado a versão anterior, mas de qualquer das formas a equipa está de parabéns. Gosto!

Uma pessoa está habituada ao antigo acha sempre o novo mais confuso.

Bom trabalho.
Offline

Vitor Madeira 
Membro
Mensagens 29 Gostos 8
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Level 4 Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Bem, então basicamente 'perdeu-se' a página principal em Wordpress e fica tudo em SMF, certo?

e já agora, dois apontamentos técnicos:

1- pedia-vos para aumentarem o tamanho do tipo de letra, pois na maior parte dos locais, o texto ficou mais pequeno... Ou seja, mais esforço para conseguir ler...  :(

2 - Parece que os novos registos estão muito facilitados. O SPAM já aparece:
 http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=43825.msg431397;topicseen#new

De resto, bora lá!  :obrigado:
Offline

mlcalves 
Membro
Mensagens 40 Gostos 1
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma


Está bonito :)


Parabéns :)


Continuem   :+trafego:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Muito bom, continuem!  :+trafego:
Algumas frases/palavras ainda estão em inglês.
Podes indicar quais pff?
Offline

zorreta 
Membro
Mensagens 850 Gostos 2
Feedback +10

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Signature Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter

O sistema de likes não suporta acentos nos nomes de utilizadores. De resto espetacular! :D
Offline

fcampus 
Membro
Mensagens 600 Gostos 34
Feedback +20

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Boas,
nao existe diferenças entre inserir um anuncio e inserir um leilão ou existem?
Por norma eu usava o novo topico e não novo produto, na zona do mercado.
Na parte final pede obrigatoriamente uma imagem se vi bem, fiz agora um post, pois pelo q vi todos os meus negócios foram à vida e do resto da malta ;)
Tá mais clean, agora é a malta habituar-se e ajudar vocês nos pequenos "bugs" que possam ainda haver. Obrigado
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Boas,
nao existe diferenças entre inserir um anuncio e inserir um leilão ou existem?


Um anúncio é apenas isso, um produto à venda, com um preço ou não. Um leilão tem a opção onde os utilizadores podem licitar e tu defines um preço para começar. Qualquer dúvida ou ajuda que necessites, diz!


 :+trafego:
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

O novo design está interessante, está mais clean, gostei. Bom trabalho.

Citar
Movido a Super Bock, RedBull, Telepizza, paciência e Paixão!

 :D