← Joomla

Já saiu o Joomla 1.6

Lida 5696 vezes

Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Para quem utiliza o Joomla agora já poderá usar a nova versão, o Joomla 1.6, que foi lançado ontem.

Saibam mais sobre esta nova versão aqui:
http://www.joomlapt.com/comunidade-joomlapt/139-joomla-16-ja-chegou-.html
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Yep... mas a experiência diz-me para esperar aí pela 1.6.11 ou algo assim ;)

Entretanto, claro... já criei um subdominio joomla16.xxxxxxxx.xxx para ir brincando  :grin:
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim sim, também vou esperar. E apenas vou usar para novos sites, se quiser fazer o upgrade a sites existentes vou ter que fazer a migração de forma manual mais o facto de algumas extensões ainda não funcionarem no novo, é nestas merdas que o Joomla falha e muito. Quando saiu o 1.5 tive que praticamente refazer sites completos à pata...  #-o
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

É uma boa notícia, um software que já acompanho há alguns anos, do tempo do Mambo, etc. Vou testá-lo, embora esteja mais na onda do wordpress e portanto a migrar sites joomla para wp.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

E apenas vou usar para novos sites#-o
Mas é isso que faz sentido... se o site funciona bem em 1.5 - e não precisar de o alterar com componentes exclusivos 1.6 - não faço upgrades.

Apenas num caso tive que fazer upgrade da 1.0 para a 1.5, mas foi porque os componentes que usava evoluíram e obrigavam ao uso da 1.5... e, tal como tu, nunca usei as ferramentas - foi tudo "à unha" via MySQL (ainda por cima porque eu tenho a mania de "martelar" as bases de dados e os componentes com funcionalidades específicas e/ou componentes feitos por mim).

E até te digo que o Joomla 1.5 ainda ficar muito tempo por aí (1 ano ou mais), mesmo para sites novos, pois os componentes existentes ainda precisam ser atualizados para 1.6 (eu não gosto de legacy modes).


é nestas merdas que o Joomla falha e muito
Eu não vejo isso como uma falha... é apenas o preço a pagar pela evolução. De vez em quando é preciso assumir que se vai romper com o passado, ou ainda estaríamos demasiado agarrados ao "Mambo".






Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pois apaulo, mas acho que por exemplo no Wordpress e outros CMS isto já não acontece.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts


Não podes fazer esse tipo de comparações...

Um upgrade Joomla 1.5->1.6 até deve ser simples e directo... mas quem é que tem sites só única e exclusivamente Joomla???

Se estiveres a usar sites nessas condições, então mais vale usar WP - pois o valor acrescentado do Joomla são os componentes... e aqui é que surgem as complicações: quando atualizas Joomla tens que ter em atenção que levas atrás uma carga de componentes e módulos que podem não estar preparados para a evolução.

Mas tudo se faz :D...
Offline

Broken 
Membro
Mensagens 164 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Olá a todos, Concordo com o facto de ser um bom software e muito seguro.

No entanto tenho a dizer que estas versões costumam sempre sair mais 3 ou 4 actualizações para ser um verdadeiro Full Stable.

Eu não sei o que vocês acham mas, esta nova versão acho que ta um bocadinho frakita/diferente (talvez por nao tar habituado).

Outra coisa que reparo que tanto joomla cmo WP não se "empenham" num tema frontpage que seja potente.

Por exemplo adoro o layout do novo joomla 1.6 ta muito mais agradável agora o front ... deixa ali muito a desejar sinceramente.

apaulo, é por essas e por outras que se fazem websites de raiz ou então usa-se um CMS mais completo.


Eu sei que existem templates ai aos montes e isso mas se houvesse algo mais agradável de raiz era logo outra aparência, é só uma opinião.

Cumpz
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

é por essas e por outras que se fazem websites de raiz ou então usa-se um CMS mais completo

Quando contactei com o Joomla há uns 4 ou 5 anos, pela primeira vez, ODIEI O BICHO!... sinceramente! E era a versão 1.0... particularmente horrível, nada user friendly.
Por isso, compreendo inteiramente que quem entra em contacto com o Joomla "a seco" não goste do que vê (sim, mesmo ainda hoje na versão 1.5).

Mas como, na altura, tinha mesmo que o usar... com algum sangue, suor e lágrimas lá fui percebendo como a coisa funciona.

Como CMS, há certamente muito melhores opções "out-of-the-box"... o WP é provavelmente a melhor ferramenta para blogs, assim como o SMF o é  para fóruns.

No entanto, o Joomla agrada-me sobretudo pelos componentes criados por terceiros e pela API... sendo honesto, os meus sites apenas têm 5% de Joomla (em termos de funcionalidades visíveis)... o resto são módulos/componentes e desenvolvimento por medida.

Apenas discordo contigo na parte de "desenvolver de raíz", pois graças ao Joomla escuso de estar a "reinventar a roda" todos os dias:
  • toda a funcionalidade de base (gestão de utilizadores, acessos, menus, artigos, etc.) é-me dada pelo Joomla e feita por programadores infinitamente mais capazes que eu a custo zero;
  • a funcionalidade específica é-me data pelos componentes (varia de site para site) também feita por programadores infinitamente mais capazes que eu a custo (quase) zero;
  • a estética é-me dada pelos templates "aos pontapés" que também existem por aí feitos por designers e programadores também infinitamente mais capazes que eu e também a custo (quase) zero.

... assim, apenas sobra para mim o desenvolvimento daqueles 10% de funcionalidades que representam 90% do valor acrescentado do site. E graças à API e a uma comunidade enorme de programadores, a coisa torna-se fácil.

Poderia usar outros CMS? Certamente! Mas este "burro velho" já não está para aprender línguas novas. :superlol:
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Gosto bastante do joomla, apesar de entender que o backend é um pouco complexo daí nem todos o aceitarem bem, espero que esta versão 1.6 esteja melhor nesse aspecto, vou testar.
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

vai demorar até que pegue nesse 1.6, só mesmo para projectos pouco complexos a nivel de extensões.