← Desenvolvimento

forum comum a diversos sites

Lida 3163 vezes

Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas.
Tenho um cliente fez um pedido no mínimo insólito. Mas costuma-se dizer que o cliente tem sempre razão (não é verdade, mas enfim). O caso é o seguinte: este cliente vende n produtos, tem um site nacional e 3 sites de filiais locais onde promove esses produtos e quer criar um forum em cada site. Mas os foruns  deverão ter conteúdos comuns. Dou um exemplo: um determinado tópico sobre o produto X deve ser apresentado simultaneamente nos fóruns das filiais e no nacional. As respostas / comentários a esse tópico deverão aparecer também em todos os foruns.
À primeira vista os diferentes foruns deverão ter uma base de dados comum.
Mas está fora de causa a ideia de haver um único forum comum (com o mesmo url, no mesmo domínio).


Ainda estou a digerir este conceito e ponho de parte, por agora, questões de conteúdos duplicados e questões relacionadas com acessos, logins e "memberships".

Já viram algo parecido?
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

crias um único fórum, mas divide-o em partes (x secções num lado e outras x no outro), as secções com conteúdo igual duplicas na divisão (isso agora é q não vejo como fazer)  metes em cada divisão um domínio diferente.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Se os quadros/tópicos forem precisamente os mesmos em todos os fóruns, instala um plugin daqueles que, a partir de forum.com/index.php?theme=NOME DO TEMA, mostre um tema diferente. Depois cada domínio mostra um tema diferente, onde podes mudar o logótipo, cores, estrutura, etc mas os conteúdos são os mesmos...
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que esta ideia vai ter que ser muito trabalhada.
Porque mesmo colocado a mesma base funcional e de conteúdos com templates diferentes em cada site, depois ainda há os problemas das permissões e dos acessos dos utilzadores entre diferentes sites / domínios.
Offline

V.B.S 
Membro
Mensagens 9 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Webmaster Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

Eu vou deixar aqui um comentário, sei que não te vai ajudar em nada, mas...

" Ah malucos para tudo " 

Quase que digo impossível tal coisa, mas...existe sempre uma solução, será que uma duplicação de dados em varias bds não funcionava???
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

2 problemas:
1º Contas de Utilizador (mp´s, etc..)
2º Conteúdo similar actualizado simultaneamente em todos os foruns

As formas que me ocorrem de resolver a coisa...
1ª) 1 script a correr via cron (ou similar) x em x tempo que actualizaria todas as bases de dados dos diferentes forums simultaneamente. (cada forum teria a sua BD). Claro que se teria que ter em conta os diferentes ID's dos tópicos criados... seria necessário programar o script e entender o software a utilizar para criar os forums

2ª) Editar o software a utilizar de forma a que (cada forum continua a ter a sua BD):
- 1º Quando um utilizador se regista esse registo  é propagado a todas as outras BD's
- 2º QUando um post ou resposta é colocado em determinada categoria, esse post é propagado a todas as outras BD's... desta forma as bases de dados para estas duas tabelas estarão sempre em sincronia

3ª) Utilizar uma Base de dados "externa". Ou seja teria que configurar o software para se ligar a uma base de dados especifica já existente.

Neste caso seria possível possuir igualmente múltiplos domínios, registo numa só BD dos utilizadores e aquela categoria a que todos os forums poderiam aceder.

No entanto não sei que software pretendes utilizar nem as funcionalidades limitações do mesmo para implementar tal solução (provavelmente seria também necessário um pouco de modificações no software).


EDIT: claro que teria que ter cuidado ao gerir os ID's das categorias nas multiplas BD's, na opção 1 e 2
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que acima de tudo deves pensar, o cliente quer um fórum, ok, mas quer o quê?
É que o SMF tem "mil e uma coisas", bem como o phpBB, agora se ele quer um "fórum" apenas com utilizadores, secções, tópicos post e gestão disso, diria que há partida o mais fácil era criares um de origem, o que é relativamente fácil/rápido.

Isto porque se andares a modificar muito algum sistema (SMF, phpBB, etc...), vais ter muitas chatices quando precisares de actualizar.

Cumprimentos

------------------EDIT-------------------

2ª) Editar o software a utilizar de forma a que (cada forum continua a ter a sua BD):
- 1º Quando um utilizador se regista esse registo  é propagado a todas as outras BD's
- 2º QUando um post ou resposta é colocado em determinada categoria, esse post é propagado a todas as outras BD's... desta forma as bases de dados para estas duas tabelas estarão sempre em sincronia

Para quê? Pelo que percebi ambas terão a mesma informação, então se assim o é, basta uma BD que guarda essa informação, e as outras ligam-se a ela.
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Realmente é uma realidade o problemas das actualizações (se editado fortemente)... mas vendo de outra perspectiva:

Actualizações de segurança-> o que ele programar também vai ter falhas a este nível... provavelmente muito mais.

Novas funcionalidades -> não vai necessitar do que ainda não existe....

Alguns softwares dizem o que editaram... mas tem um 31 (se calhar mais um 30 trabalhoso) para resolver têm....
-------
RESPOSTA AO EDIT:

SIm essa é a terceira opção....

Mas não esquecer que têm todos os outros posts, e eu nao sei as compatibilidades ou incompatibilidades do software a utilizar... ;)

opções dei opções :)
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Realmente é uma realidade o problemas das actualizações (se editado fortemente)... mas vendo de outra perspectiva:

Actualizações de segurança-> o que ele programar também vai ter falhas a este nível... provavelmente muito mais.

Depende de quem programa.
Pode até ter menos, menos código menos probabilidade de errar (partindo do pressuposto que ele só precisa de funções básicas de um fórum).

Alguns softwares dizem o que editaram... mas tem um 31 (se calhar mais um 30 trabalhoso) para resolver têm....

Sim, o que ajuda depois de actualizares a meteres como tinhas, isto claro se for tudo "compatível".

RESPOSTA AO EDIT:

SIm essa é a terceira opção....

Mas não esquecer que têm todos os outros posts, e eu nao sei as compatibilidades ou incompatibilidades do software a utilizar... ;)

opções dei opções :)

Tens razão, não reparei, my bad, em todo o caso a 3ª linha não faz muito sentido no contexto em que disse.
Porque o que falei foi numa BD colocar os Utilizadores e tópicos, depois claro que ele pode ter forum_portugal, onde tem tabelas como pt_topics, etc...

Por acaso o trabalho é um desafio engraçado, se fosse ao usar algum software existente, pois fora isso não me parece muito complicado.
E sem analisar muito, arrisco-me a dizer que a melhor solução (para o uso comum de um fórum) será uma solução única.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O mod que o +t está a usar faz isso. Por exemplo posso definir a categoria x para aparecer tanto no forum adulto como no generalista e não há duplicação de conteúdos. É bastante simples de usar, é em smf se isso for opção, em outros sistemas não conheço...

Permite ter foruns em vários domínios diferentes, subdomínios, ou como o +t têm e dessa forma não há duplicação de conteúdos. A bd é a mesma, só defines onde aparecem as categorias, até te permite ter themes diferentes, nos diferentes fóruns que crias...

Bastante simples, 5 minutos tá feito. No smf existem vários mods que fazem isto, e até existe um que integra estas opções com o joomla...

Se não conseguires encontrar avisa.
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

As formas que me ocorrem de resolver a coisa...
1ª) 1 script a correr via cron (ou similar) x em x tempo que actualizaria todas as bases de dados dos diferentes forums simultaneamente. (cada forum teria a sua BD). Claro que se teria que ter em conta os diferentes ID's dos tópicos criados... seria necessário programar o script e entender o software a utilizar para criar os forums
Essa é uma séria de possibiliadde de solução do caso. É o meu plano B :)

O plano A é usar uma base de dados comum, ou pelo menos partilhar  as tabelas de conteúdos.

2ª) Editar o software a utilizar de forma a que (cada forum continua a ter a sua BD):
- 1º Quando um utilizador se regista esse registo  é propagado a todas as outras BD's
- 2º QUando um post ou resposta é colocado em determinada categoria, esse post é propagado a todas as outras BD's... desta forma as bases de dados para estas duas tabelas estarão sempre em sincronia
Pode ser uma solução, mas eu só queria fazer adaptações a um script em último caso. Porque, como já disseram aqui, isso depois é um quebra-cabeças para fazer updates, como disse o cgoncalves

Depende de quem programa.
Pode até ter menos, menos código menos probabilidade de errar (partindo do pressuposto que ele só precisa de funções básicas de um fórum).

Aqui não estou de acordo, acho que é sempre preferível usar um script já existente e fazer as adpatações necessárias, mesmo que isso coloque os problemas já referidos. Porque, muito simples que o script seja, e neste caso não é, tentar a inventar  a roda, quando há soluções criadas e testadas por milhares de pessoas, não é boa ideia. ( A menos que se seja um génio da programação).



Permite ter foruns em vários domínios diferentes, subdomínios, ou como o +t têm e dessa forma não há duplicação de conteúdos. A bd é a mesma, só defines onde aparecem as categorias, até te permite ter themes diferentes, nos diferentes fóruns que crias...


Nuno
Por estranho que pareça, o cliente quer mesmo duplicação de conteúdos em vários sites (apesar de ter sido avisado para as desvatagens). Não se trata apenas de copiar a estrutura de tópicos.
Usando o exemplo do mais tráfego é como se tivesses o mais tráfego quase todo igual, em dois domínios diferentes: por exemplo forum.maistrafego.pt e outro-forum.com