Boas noites,
Tal como indiquei no tópico, sou tudo menos expert em matérias de adsense, e como tal procurei informar-me sobre os aspectos mais pertinentes da sua utilização, assim como alguns truques, dicas e recomendações um pouco repetidas por vários locais da net.
Indo directamente ao meu problema, eu arranquei com um site sobre o Cristiano Ronaldo (não sei se é permitido colocar o link, mas caso não seja, peço o favor do moderador o retirar), no endereço
www.ronaldo7.net , e além da dificuldade que tenho tido em classificá-lo nas primeiras páginas dos motores de busca devido à elevada competição que enfrento para os termos "cristiano+ronaldo", tenho tido problemas ao nível da rentabilização do site, sobretudo devido ao nível baixíssimo do CPC médio de várias das unidades de anuncio que tenho utilizado do adsense (as link units têm pago à volta de 0.02-0.03€).
Numa fase inicial (logo após lançar o site em Novembro), tentei programas de afiliação de casas de apostas, mas não estando a ter resultados com isso, rapidamente passei a usar publicidade da Adsense. Já tentei os formatos de anuncio mais popularmente recomendados (o 720x90; 300x250 e os outros 2 ou 3 também muito referenciados), mas nenhum deles apresentou resultados satisfatórios, mesmo com um posicionamento "razoável" (tive em conta o conhecido heat map da adsense) e esperando sempre cerca de 10 a 15 dias para analisar resultados. Apesar desses formatos mais populares que referi acima apresentarem CPC's um pouco acima dos 0.03€ (andam à volta dos 0.10€ no máximo), o CTR passou a ser consideravelmente mais baixo comparativamente com os link units que usei nos últimos 2 meses, tornando-os ainda menos rentáveis.
Por essa razão, desde finais de Janeiro até há cerca de 2 horas atrás, tive no main layout do site 3 links units e 2 daqueles com descrição. Vou colocar uma imagem para que possam ver a sua disposição:
http://www.ronaldo7.net/adsenseid.jpgDe forma a não me alongar muito mais numa explicação que temo estar a tornar confusa, coloco também duas imagem dos meus relatórios do adsense, onde podem analisar alguns dados (os dados sobre o nº de visualizações de página estão incorrectos, mas pelo que me informei parece ser um bug por parte da Google, pelo que leva a valores incorrectos de CTR e outros indicadores que lá estejam com base nessa falha):
análise do dia 6 de março: (retirei sob pena de infringir alguma regra)
análise dos últimos 30 dias: (retirei sob pena de infringir alguma regra)
Expondo a minha situação, penso que todos concordam que o CPC é muito fraco. Não sei qual ou quais as causas exactas para tais valores mas intuitivamente vem logo à baila o problema do "nicho" de mercado. No entanto, quando uso a ferramente de keywords da adwords, vejo um nível razoável de competição para alguns termos relacionados com "cristiano ronaldo", desde "cristiano ronaldo jerseys" ou "cristiano ronaldo posters" entre outros. Sendo que todos os meus artigos giram à volta de conteúdos relacionados com o ronaldo, penso ter o site ideal para que anúncios para tais palavras possam surgir pelas páginas, mas a verdade é que normalmente não os vejo (no anúncio de 468x60 que tenho neste momento por cima da caixa de comentários aparece-me quase sempre a publicidade do OLX por exemplo). Nos links units também julgo não ser de esperar captarem esses anúncios, uma vez que apenas redirecionam para páginas de resultados. No entanto, tanto no banner da página de entrada (728x90), como no tal 468x60 presente em todas as outras páginas, não vejo sinais de tais anúncios cujo competição é supostamente elevada e poderia conduzir a elevados níveis de CPC. Será que devo escrever artigos de notícias sobre posters do cristiano ronaldo ou camisolas do ronaldo?
Outra hipótese que me parece pertinente é a tal história do "smart pricing", no entanto continuo sem conseguir perceber se realmente é o caso ou não. Já consultei informações sobre este tópico e encontra-se facilmente informações contraditórias, provavelmente muito por culpa da ambiguidade das explicações da Google sobre tudo isto. Tanto li que baixos níveis de CTR podem conduzir à aplicação de "smart pricing" na conta, como também já li que não tem qualquer efeito. Algo que parece ser unânime no entanto é a relação da "taxa de conversão" dos cliques dos visitantes nos sites anunciantes. No entanto, também dificilmente conseguirei combater essa situação, caso seja a causa do meu problema, uma vez que já tenho o dos artigos das notícias filtrado de modo a que os anúncios sejam o mais relacionados possíveis com os conteúdos. Não sei se haverá outra forma de garantir que a taxa de conversão possa ser melhor para o meu caso. (Talvez se insistir mais em captar tráfego vindo de motores de busca em vez de tráfego vindo de redes sociais como o Facebook, onde a página já tem 10.000 fãs).
Por fim, a terceira hipótese que julgo ser a mais improvável é que estes baixíssimos CPC's sejam uma situação temporária, devido ao facto do domínio ainda ser recente, mas penso que esta hipótese cai facilmente por terra por haver muita gente com experiência nesta área e a obter valores de CPC médios elevados desde os primeiros dias/semanas de vida dos respectivos sites.
Peço desculpa por me ter alongado de tal forma e por não ter conseguido explicar tudo de forma mais clara, mas com o auxílio das imagens que coloquei nos links acima, e dos pontos que procurei destacar, espero que me possam ajudar a tentar solucionar o problema dos baixos CPC's, se bem que temo que a resposta venha a ser que não há nada a fazer por causa do tema do site em si. Numa primeira intuição e antes de estudar sequer os níveis de competitividade de palavras no adwords, pensei que porque os termos "cristiano ronaldo" sendo tao populares nos motores de busca, facilmente proporcionariam bons níveis de CPC assim que começasse a obter cliques, mas até hoje não se tem confirmado :S
Obrigado e fico a aguardar feedbacks
Guilherme