← HTML + CSS

Os browsers e as suas pancas!

Lida 4262 vezes

Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts


Frustração! Frustração!

Não basta o Internet Explorer, o FireFox e o Chrome interpretarem cada um à sua maneira o HTML e o CSS... como ainda por cima, a coisa varia de sistema operativo para sistema operativo.

Não é que agora vi uma página minha porreiríssima no FireFox em Windows, mas toda desalinhada no FireFox (mesma release) em Ubuntu???  :uidoi:

Mas quantos PCs terei que ter configurados com Windows, Linux e Apple OS com os browsers mais populares (e diferentes versões - sim porque IE 7  e IE 8 não são a mesma coisa!) para confirmar que o site aparece OK? Até que ponto vale a pena o esforço?

Como lidam com isto?

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Isto pode-te ajudar: http://browsershots.org/
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Isto pode-te ajudar: http://browsershots.org/

 :obrigado:

Obrigado pela dica, mas esse link ainda me baralhou mais.

Alguns dos screenshots para browsers  iguais aos que tenho apresentam resultados totalmente diferentes do vejo no meu pc.

Depois ao ver 45 browsers diferentes, só acabou por me stressar ainda mais  :superlol:

Fico-me pela guerra dos 3 mais populares em windows, que já me dão cabo da mona  :ideia:
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

A melhor forma é sem dúvida optimizares o código ao nível de o tornares o mais estandardizado possível... Há certos pedaços de código que geram problemas em alguns browsers... A culpa disto é em grande parte dos próprios softwares, que deveriam usar os mesmos standards de interpretação e não o fazem.

Há sempre várias formas de fazer a mesma coisa de outras maneiras... A melhor solução é mesmo testar e tentar tornar tudo o mais compatível possível. Contudo, convém também ter em conta o browser / SO de ontem provêm mais visitantes, de modo a garantir que pelo menos aí a coisa está ok :)
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

A melhor solução é mesmo testar e tentar tornar tudo o mais compatível possível. Contudo, convém também ter em conta o browser / SO de ontem provêm mais visitantes, de modo a garantir que pelo menos aí a coisa está ok :)

Yep... por isso preocupo-me sobretudo com IE, Chrome e FF últimas versões para Windows - é o S.O. mais usado e os updates são, na maioria dos casos, automaticos.

Agora, quando vi o mesmo FF em Windows e em Ubuntu, passei-me... e até me parece que é muito simples, mas frustrante: os tipos de letra variam de browser para browser.

No entanto, já me fui habituando aos problemas no HTML/CSS... o meu CSS está cheio de redudancias, para garantir que funicona ok nos vários browsers.

Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Os tipos de letra variam porque provavelmente usas tipos de letra que não existem num ou noutro browser... É por isso que podes definir vários tipos de famílias de letras, e ele utiliza-as por ordem, conforme o browser as suporta ou não :p

Mas se tiveres aí pedaços de código que possas mostrar de algumas partes que estejam a dar problemas, posso dar uma olhada nisso ;)
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isto também ajuda bastante:
http://meyerweb.com/eric/tools/css/reset/
Offline

danimt 
Membro
Mensagens 30 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Estás a usar que versão de CSS? Para prevenir problemas cross-platform e cross-browser deves usar CSS1/2.