← Conversa Geral

Emigração. Um bicho papão ou uma verdadeira alternativa?

Lida 15908 vezes

Offline

Gonzalez 
Membro
Mensagens 396 Gostos 0
Feedback +9

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

um dos meus primos ganha na suiça 9500 francos que dá para ai uns 8500€ mensais mas depois paga 3000 francos de renda mais 1500 francos de comer e despesas varias mais outro tanto de seguros de saude (lá não há segurança social) , se quiseres um carro é mais uns 2500/3000 francos ... e lá foram os 10000€... por isso não é só maravilhas e  la os tugas são tratados "mal", equivalente aos ucranianos aqui..
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

um dos meus primos ganha na suiça 9500 francos que dá para ai uns 8500€ mensais mas depois paga 3000 francos de renda mais 1500 francos de comer e despesas varias mais outro tanto de seguros de saude (lá não há segurança social) , se quiseres um carro é mais uns 2500/3000 francos ... e lá foram os 10000€... por isso não é só maravilhas e  la os tugas são tratados "mal", equivalente aos ucranianos aqui..

Não é bem assim... Mas claro, quanto mais ganhas, mais impostos pagas. Em quê que ele trabalha para ganhar esses 9500?

Para solteiros, podem fazer uma linda vida aqui. Mesmo a ganhar o salário mínimo.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não é bem assim... Mas claro, quanto mais ganhas, mais impostos pagas. Em quê que ele trabalha para ganhar esses 9500?

Para solteiros, podem fazer uma linda vida aqui. Mesmo a ganhar o salário mínimo.
Qual é o valor do salario minimo já agora?
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Qual é o valor do salario minimo já agora?

3500/3700CHF mais ou menos. Em Genebra.
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Também já pensei várias vezes em emigrar.. para um país exótico e barato (arbitragem). Nada como o sol na cara e o ar puro do mar..



Mirin'
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

E quem disse que, para emigrar, tens que sair de Portugal?

Eu tenho alguns amigos programadores, que partilham um pequeno escritório, mas que trabalham para empresas em Inglaterra.

Sinceramente, não sei dizer como conseguiram esses cargos... mas vou-lhes perguntar.

De qualquer forma, existem muitos sites / redes que procuram programadores, designers,  freelancers etc. e não lhes interessa onde estás no mundo, desde que o teu trabalho seja de qualidade.

Offline

Tekku 
Membro
Mensagens 100 Gostos 3
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Há um mês ou dois passou na televisão que uma delegação do IEFP chamou algumas pessoas inscritas naquela delegação para lhes mostrar os prós e os contras da emigração.
Mostraram-lhes as vantagens e mostraram algumas oportunidades específicas e, obviamente, dispuseram-se a apoiar no processo, até porque, salvo erro, o IEFP tem uma base de dados de oportunidades no estrangeiro.

Essa iniciativa gerou, na altura, uma onda de indignação por parte de algumas pessoas que tinham sido chamadas.
A memória que tenho da reportagem é a de uma miúda com 20 e poucos anos, com o 12º ano e que não foi para a universidade a jurar que o estado - através do IEFP - os queria obrigar a partir para o estrangeiro e que isso era "uma faca nas costas" para ela.

Essa mesma miúda não tinha emprego, nunca tinha tido emprego e vivia com os pais. Era, deduzi eu, uma parasita a 300%.

Agora expliquem-me: essa pessoa cá não tinha emprego. Essa pessoa cá não fazia nada. É uma pessoa jovem que não tem nada a agarrá-la a Portugal.
Porque raio é que haveria ela de ficar cá em vez de tentar uma oportunidade no estrangeiro?

O problema é terem os paizinhos a suportar estas aberrações, porque quando há uns anos se deram vagas de emigração para França, Suíça e também para os EUA, as pessoas foram porque não tinham outra opção.
E qual foi o resultado? 90% delas foram bem sucedidas à sua maneira e conseguiram criar um modo de vida estável e que hoje inveja muitos dos que cá ficaram.

Eu conheço um caso de 2 pessoas que, nos anos, 70 ou 80, não sei precisar, ficaram sem emprego cá. Partiram para os EUA. O que é que foram fazer? Foram limpar frotas de autocarros durante a noite, porque era um emprego que ninguém o queria lá.
Agora têm reformas de quase 1500€ e têm uma vida mais que estável. Mas para isso tiveram de se sacrificar e deixar o que tinham cá.

Eu estou a estudar, 11º de Economia, ou seja, ainda me faltam vários anos, e não tenho sequer a menor intenção de ficar em Portugal!
Aliás, o meu objectivo é fazer o mestrado fora e ficar lá a trabalhar.

O problema está pura e simplesmente nas mentalidades...

Como disse anteriormente também não faço a menor intenção de ficar por Portugal, mesmo que consiga arranjar trabalho depois deste curso, o objectivo é apenas juntar algum de forma a ir embora daqui, os EUA seria uma opção, mas sempre ouvi dizer que é bastante complicado ir para lá, Canadá seria outra, mas penso que seja igualmente díficil...

Na Suíça, é um dos melhores países para se viver, mas para isso é preciso encontrar emprego, e também não está fácil por aqui.

Eu por exemplo tenho ai familiares numa cidade perto de Genebra que agora não me recorda o nome, que estão a trabalhar em áreas ligadas há construção civil, e disseram-me que se quisesse que tinha trabalho, não sei precisar o quanto ganham, penso que seja há volta de 2500/3000€ mais coisa menos coisa, e eles dizem que desde que não se faça a vida que se faz cá de café e esplanada o dia inteiro, que chega perfeitamente para viver, no meu ver o único problema é mesmo o facto de estar vários anos a trabalhar para no fim ir parar à construção civil, mas se não arranjar nada melhor, quando chegar a altura, já dou graças a Deus se arranjar algo para as obras como se tem dito.

Como falaram anteriormente naquela rapariga 300% parasita, não gosto de estar parado e saber que não arranjo trabalho nem tenho perspectivas para tal é uma coisa que me deixa bastante chateado, por isso se o IEFP me oferecesse tal proposta não teria pensado duas vezes...
Offline

fabiomigas 
Membro
Mensagens 148 Gostos 6
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Há pessoal aqui que se emigrar vai dar cada cabeçada na parede... Mas GL
Offline

Tekku 
Membro
Mensagens 100 Gostos 3
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

fabiomigas importaste de ser mais claro? não percebi muito bem o que quiseste dizer :x
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

um dos meus primos ganha na suiça 9500 francos que dá para ai uns 8500€ mensais mas depois paga 3000 francos de renda mais 1500 francos de comer e despesas varias mais outro tanto de seguros de saude (lá não há segurança social) , se quiseres um carro é mais uns 2500/3000 francos ... e lá foram os 10000€... por isso não é só maravilhas e  la os tugas são tratados "mal", equivalente aos ucranianos aqui..

9500CHF= 7,772.62€ com o franco a 1.22.

Deixa o franco descer novamente para 1.60 como estava há 9 meses antes do real afundanço da Europa ;)

3500/3700CHF mais ou menos. Em Genebra.

Não existe um limite mínimo, ou seja, salário minimo, ou máximo... Existe sim um bom-senso e pagam bem, de 3000 para cima em toda a Suíça.

Falo por experiência própria, que nasci lá, é um País que paga bem, onde se vive com bastante dinheiro, mas sinceramente falta alma :) . Nos índices de felicidade, ficam abaixo de Portugal. Claro que felicidade não põe comida no prato, mas prefiro aqui 1000 do que lá 2000, se é que me entendem.

Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Para mais info - http://lista10.org/?s=suica :)
Offline

xatm092 
Membro
Mensagens 77 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3

Se você for um profissional web, você pode vir para o Brasil para morar numa capital, por exemplo, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia. Eu recomendo Goiânia, pois é uma das cidades que possui melhor qualidade de vida e maior renda per capita. Um profissional Web não deve arriscar carreira em cidade pequena no Brasil, a menos que ele inicie um negócio próprio, com localização física e tudo mais pq geralmente cidade pequena tem pouca concorrencia, e isso irá "impressionar" as pessoas.

Eu, sinceramente, não acredito que esta mulher seja uma programadora, que ela é uma Web Designer, disso eu tenho certeza, mas ela não aparenta ser boa em programação pois os sites dela parecem ser feitos com CMS: http://www.webflavia.com.br/

E ela também é careira, o serviço de hospedagem dela mais simples, que tem 500 mb de espaço, custa 35 Reais, enquanto o meu, que é ilimitado, custa 19, e vejo outras empresas oferecendo hospedagem ilimitada por 15 Reais.

O serviço de registro de domínios dela custa R$75 anuais para domínios nacionais, e R$55 para domínios internacionais, o que eu considero um absurdo, pois nem o registro.br oferece registro de domínios por um preço tão alto.

Mas qual o diferencial? Criatividade, ela investe em Web Design, textos (Marketing pessoal)  --- E --- Publicidade, ela também vai a eventos, como feiras de empreendedorismo para apresentar o trabalho dela. Além disso, ela costuma atuar fora da internet, na cidade dela. Um amigo meu mora lá e ele disse que as pessoas lá pagam uma fortuna para esse tipo de profissional, pois está em falta. Ele mesmo costuma ganhar de R$200 à R$400 só pra fazer um site em html e css puro, e na maioria das vezes ele usa templates. Ele mora no estado do Mato Grosso.

Agora se você trabalha com, por exemplo, eletrônica, você pode pegar vagas de empregos em cidades distantes das capitais e que sejam bem pequenas, os profissionais nessas cidades estão em falta, já vi gente com curso técnico, nem curso superior tinha, ganhar mais de R$4000 pra trabalhar numa cidade dessas.
Offline

fabiomigas 
Membro
Mensagens 148 Gostos 6
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

fabiomigas importaste de ser mais claro? não percebi muito bem o que quiseste dizer :x

 O que eu digo é que se não fores bom naquilo que fazes é um suicídio ir para outro país.
Offline

xatm092 
Membro
Mensagens 77 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3

É fácil pra um portuguÊs arranjar emprego, por exemplo, na espanha?
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

E já emigrei durante dois anos e meio, por terras espanholas e gibraltar.

É sempre uma boa experiência, mas eu fui com emprego garantido numa multinacional de renome. Não arrisquem em aventuras sem saberem o que vão encontrar e as condições, ainda a mais nesta altura de crise e falta de emprego.

Mas infelizmente continua a ser mais fácil encontrar melhores condições noutros países europeus, mesmo em tempos de crise. Portugal está mal mal...