← SEO

SEO Material vs SEO Formal

Lida 10605 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Porreiro e acredito. Não sou advogado nem percebo muito de marcas mas acho que se trata de uma palavra genérica que ninguém deveria poder registar como marca. Ou melhor, a entidade que as regista revela incompetência ao deixar registar uma marca com base num nome genérico.

Eu próprio tenho pelo menos 1 domínio com a palavra webmaster e existem dezenas de outros pela Internet fora... Vemo-nos em tribunal! :D

O registo de marcas não funciona bem assim. Achas que o +t é dono do tráfego? ;) . Não é isso que estás a proteger ao registar uma marca.
Offline

marketocracia 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Não estamos interessados em conflitos. Vamos fazer amizade. E não criar inimizade...  :ideia:
Offline

marketocracia 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

cjseven, não pensas que passas pelo tópico, sem debater o assunto. Então, o que é que achas sobre a distinção entre SEO Material e SEO Formal?

As palavras são livres. São de todos os nós. O registo de marcas concede uma proteção limitada às atividades registadas e no âmbito da modalidade de marca utilizada. O Nuno tem razão quando diz que não é dono da palavra tráfego. A nossa empresa também não é dona da palavra webmaster. E ainda bem que assim é.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

O registo de marcas não funciona bem assim. Achas que o +t é dono do tráfego? ;) . Não é isso que estás a proteger ao registar uma marca.

Então... mas é detentora da marca "mais tráfego", correcto? "tráfego" e "mais" não são marca, mas "mais tráfego" é marca. E ninguém a deverá utilizar, correcto? Pelo menos é esse o meu entendimento.

Mas agora tb reparo que a marca deve ser "Web Master" e não "Webmaster". Assim já compreendo melhor. Ainda assim, parece-me que se distrairam.

http://www.marcasepatentes.pt/index.php?section=127

Não podem ser registadas as marcas compostas exclusiva ou essencialmente por elementos que descrevam o produto/serviços (as suas características, qualidades, proveniência geográfica, entre outros aspectos), por elementos usuais na linguagem do comércio, por determinadas formas (forma imposta pela própria natureza do produto, forma do produto necessária à obtenção de um resultado técnico ou forma que lhe confira um valor substancial) ou por uma única cor.

Exemplos:

    * Sapatos (para identificar calçado)
    * Cinema Tickets (para serviços de venda de bilhetes)
    * Hidratação Creme (para produtos cosméticos)
    * Reparação 24H (para serviços de reparação)
    * Lava Mais (para detertgentes de roupa)
    * Super Crédito (para serviços financeiros e de crédito)

Webmaster (para identificar webmasters) ?!?

---

cjseven, não pensas que passas pelo tópico, sem debater o assunto. Então, o que é que achas sobre a distinção entre SEO Material e SEO Formal?

As palavras são livres. São de todos os nós. O registo de marcas concede uma proteção limitada às atividades registadas e no âmbito da modalidade de marca utilizada. O Nuno tem razão quando diz que não é dono da palavra tráfego. A nossa empresa também não é dona da palavra webmaster. E ainda bem que assim é.


marketocracia,

Tudo bem. Só estou a levantar um pouco poeira pois não gostaria de ver esta palavra absorvida por uma entidade. E no país em que vivemos... tudo é possível.

Comento de seguida pois ainda não jantei. :)

Até já!

Offline

marketocracia 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Há marcas de sinal misto. Estuda melhor essa modalidade.

Fico a aguardar o comentário. E bom jantar!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

cjseven: Por exemplo. Sapatos é uma marca registada se fores confirmar. Existem truques que te permitem "contornar" as regras. Truques esses que também tive de aprender para conseguir ter a palavra "tráfego" no registo de marca. No entanto, por teres uma marca ou palavra genérica registada (o que não é permitido), não és o dono da palavra ou da frase. As palavras não têm dono. Mas sim outro tipo de sinais, que não o verbal (que é o que estamos a falar).

Isto é muito complicado para estar a explicar aqui... E estes truques não se devem dizer em público (se não toda a gente fica a saber e depois temos os domínios de top .pt todos registados, o que não convém).

Como diz o Rui, é uma questão de estudar a modalidade de sinal misto. ;) E fico-me por aqui. Aprender estas coisas, custo-me muitas idas ao INPI. Consultadoria é 40€ à hora ;)

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Cá estou de barriga cheia (falta é lavar a louça...)

Quanto ao artigo, estou de acordo geral com os conceitos, que no fundo se aproximam do white / grey / black hat. Não aprecio contudo, as denominações: Material para o white e Formal para o grey / black.

A minha visão sobre SEO e afins:

O SEO é um ramo do SEM que consiste:

- na optimização onsite das páginas, para que as mesmas surjam nos resultados dos motores de busca. Aqui não há grandes novidades, nem grande margem para o formal / black hat (ou então sujeitamo-nos gravemente a desindexações. ex: links da cor de fundo, keyword stuffing, etc).

Resumindo, SEO onsite é a utilização de H1 - H6, negritos, metatags, alt tags, densidade, proeminência, etc. Tudo elementos e indicadores que podem e devem ser optimizados para potenciar posições superiores nos SERPS.

- na promoção offsite. Aqui já é outra história e muito pode ser feito white, grey ou black. Na minha opinião não vale a pena arriscar técnicas grey e black. Contudo e como em tudo, os sistemas e regras quando são criados, são tornados alvo por manipuladores com vista a determinados objectivos.

Eu confio no google (espero não me arrepender de dizer isto se um dia me suspenderem a conta. ou desindexarem os meus projectos... Dada tanta manipulação, creio que existam também inocentes feridos no meio da batalha).

Eles têm uma verdadeira visão de marketing e marketing é "produzir aquilo que se vende", ou seja, no caso do Google, oferecer resultados que correspondam às expectativas dos seus clientes (internautas que utilizam o serviço de pesquisa). Assim, eles continuarão a filtrar e a aprimorar os resultados para que se aproximem o mais possivel do cliente individual. Não tenho dúvidas que dentro de pouco tempo teremos resultados personalizados, não só geograficamente, mas também ao nível único e individual.

O SEO Formal irá se adaptar com novas técnicas para manipular resultados (a curto prazo) e o SEO Material continuará a ser a via branca e imaculada para conquistas de posições a médio / longo prazo.
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Concordo plenamente com o cjseven.

@marketocaria Já agora, chamo-me Carlos e desconhecia os termos SEO Material e SEO formal, mas sim SEO Orgânico que é o termo que aparece em alguns dos livros que li.

Normalmente os clientes não precisam de me pedir para fazer SEO porque isso vem de base nos sites, tal como refere o cjseven isso tem haver com a boa estrutura dos elementos HTML. Se me pedirem algo do género o que proponho é Web Marketing e SEM, sem ser necessário recorrer a técnicas mais obscuras.

Felizmente tenho conseguido retorno aceitáveis com campanhas de baixo custo, sem usar técnicas black hat, sem aparecer listado na primeira página dos SERPs.
Acontece também que muitas vezes os sites que desenvolvo aparecem de forma natural nas 3 primreiras páginas dos SERPs (daí chamar-se SEO orgânico) sem ter investido dinheiro ou tempo nisso (demora mais tempo, mas vale a pena).