← Tutoriais

[HTML] To Frame or not to Frame

Lida 12474 vezes

Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas!

Estou a criar este tópico para podermos discutir as vantagens e desvantagens do uso de Frames nos sites.

Já li em várias discussões sobre frames que estas são quase o "demo" em pessoa... mas normalmente uso frames nos meus sites e não consigo perceber as desvantagens...

Do meu ponto de vista:

Vantagens:
- a maior vantagem de usar frames é a poupança de BW gasta ao visualizar um site. Apenas carregamos a parte "variável" da página e tudo o resto (menus, logo, rodapé, etc) não é carregado outra vez.
- em termos de manutenção julgo ser mais simples (ok, podemos usar includes para carregar o menu, logo, rodapé e afins) visto tudo o resto estar "fora" da página que estamos a alterar.

Desvantagens:
- os motores de busca normalmente (corrijam-me se estiver enganado) não conseguem entrar nas frames e aí temos uma grande desvantagem. Mas para grandes desvantagens, grandes soluções. No meu caso, o que costumo fazer é colocar uns links para as páginas que correspondem às entradas de menu na parte <noframes> do código e voilá!

A maior parte dos sites não usa frames, e gostava de perceber porquê.

Que outras vantagens / desvantagens conhecem?

Costumam usar frames nos vossos sites ou não?

Abraços a todos,
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O ff tambem n gosta mto de frames..
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "asturmas"
O ff tambem n gosta mto de frames..


Baseias isso em quê?
Uso normalmente o FF e não noto qualquer diferença em termos de frames para o IE... :)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Vejo mtos sites com frames ke ficam todos desconfigurados em ff..
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "asturmas"
Vejo mtos sites com frames ke ficam todos desconfigurados em ff..


E esses sites ficam bem em IE ou são apenas sites maus?
Mete lá aqui um exemplo...
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

jpgmn, é verdade, principalmente iframes aparecem bastante mal no FF! Outra coisa dos iframes é que são COMPLETAMENTE BANIDOS pela w3c. Depois não gosto porque muitas vezes são mal usadas e ficamos com barras de rolagem na parte de conteúdo onde está a iframe ou frame..wtv
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Citação de: "OFFICER"
jpgmn, é verdade, principalmente iframes aparecem bastante mal no FF! Outra coisa dos iframes é que são COMPLETAMENTE BANIDOS pela w3c. Depois não gosto porque muitas vezes são mal usadas e ficamos com barras de rolagem na parte de conteúdo onde está a iframe ou frame..wtv

Referiame exatamente a isso..
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu não falei em IFrames... referia-me mesmo a Frames.
Mas de qualquer maneira, se um site com frames fica com scroll bars indevidamente é má programação do site...

Mas já agora, os IFrames são banidos pelo W3C pq motivo?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Frames e iframes e a mesma coisa..
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Expliquem-me como se fosse mesmo muito burro :)

Se os IFrames são completamente banidos pelo W3C, porque aparecem lá?
http://www.w3.org/TR/REC-html40/present/frames.html

Onde estão os motivos concretos, os problemas de usar frames, etc?

Não estou a defender os frames, apenas estou a tentar perceber :)

Abraços,
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

eu quando comecei nisto dos sites, implemente o tuning.online.pt com frames. A principal vantagem para mim era o facto de ter uma barra em topo com o menu que bastava alterar num local para ter o site actulizado. Hoje ainda tenho isso mas estou a 2 meses a trabalhar numa nova versao sem frames.

Entre outras coisas relacionadas com o design, por ex nao impedia que alguns users abrissem o forum pelo link directo, etc.

Hoje estou a usar php com includes para a mesma coisa. Tenho um header  um footer e faço o mesmo e melhor com css sem desvantagens.

O google nao gosta de frames. Eu tambemuso o no frame content para por os lins que quero, mas não é a mesma coisa. Mesmo o adsense tem la o pisco para usar em sites com frames. Não sei ate que ponto se conseguem os mesmos resultados e indexa na mesma forma se não houver frames.

Eu não aconselho a usar frames e se soubesse isto a 6 anos...
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu ja li um artigo onde dizia que os frames e iframes foram praticamente banidos pela W3C..agora..se está lá..já é outra conversa, mas pessoalmente, qualquer site que se note que tem frames não está bom para mim.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pois eu tambem ja usei mas agora ja n uso..
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

:)

É que faz-me um bocado de confusão estar a gastar BW do servidor e BW do cliente para estar a passar sempre a mesma informação que é estática quando se pode passar apenas uma vez e lá fica... :)
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

jpgmn, prefiro php :D