← Tutoriais

[HTML] To Frame or not to Frame

Lida 12587 vezes

Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "OFFICER"
jpgmn, prefiro php :D


 :twisted: PHP gera HTML :)
Mesmo usando includes estás sempre a gerar N Kb que nunca mudam e que são sempre enviados para o browser...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Este gajo e viciado no html ou e inperçao minha?
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "asturmas"
Este gajo e viciado no html ou e inperçao minha?


Cada um tem a sua cena na cabeça..lol
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "asturmas"
Este gajo e viciado no html ou e inperçao minha?


Oh man!
Tudo na Web é HTML!
Se o geras com PHP, ASP, JSP, etc é indiferente!
Tu podes ter uma página PHP pequenina que te gera um HTML brutal!
E o que vai para o browser é HTML. Não é PHP, não é ASP, é HTML!

Os meus sites não são "feitos" em HTML, eu uso ASP.
Mas o que o ASP gera para o browser é HTML.

Got it?
:)
Offline

kingless 
Membro
Mensagens 857 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

o PHP só gera HTML se nos utilizarmos tags de html no codigo php.

Exemplo
Código: [Seleccione]

<?
$teste = "teste";
$echo = "teste teste1 teste2 teste3";
$print = str_replace(" ", "\n", $echo);
echo "$print";
?>


Esse codigo imprime um texto sem gerar nenhum tipo de html.
Mas como o php não é uma linguagem para construção de sites nós temos de utilizar tags em html, que vao gerar html no browser.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Exatamente..ou vais dixer ke <? e ?> e html lol?
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "kingless"
o PHP só gera HTML se nos utilizarmos tags de html no codigo php.

Exemplo
Código: [Seleccione]

<?
$teste = "teste";
$echo = "teste teste1 teste2 teste3";
$print = str_replace(" ", "\n", $echo);
echo "$print";
?>


Esse codigo imprime um texto sem gerar nenhum tipo de html.
Mas como o php não é uma linguagem para construção de sites nós temos de utilizar tags em html, que vao gerar html no browser.


Claro!

Mas consegues construir alguma página sem usares tags de HTML?
Obviamente que consegues gerar apenas um texto sem qualquer formatação e o browser vai mostrá-lo "as is", mas isso não é uma página Web.
E também consegues colocar PHP (ou qualquer outra linguagem Server Side) a gerar páginas WAP, XML, RSS, Excell ou qualquer outro formato.
Mas não é isso que estava a querer mencionar.

O que eu disse foi que me fazia um bocado de confusão quando faço páginas "desperdiçar" bytes em coisas inuteis que me vão gastar BW (pode ser o resultado de trabalhar numa empresa de informática de um grupo bancário e fazer diáriamente aplicações que funcionam via browser e ter que respeitar limites de tamanho de página).
Pode-se fazer uma página de um site "à vontade" e no fim esta ocupa 150KB. Tudo bem, há a banda larga e tal. Mas se conseguires fazer exactamente a mesma página a ocupar 100KB não é melhor? Poupas BW, o acesso a essa página é mais rápido e todos ganham, o dono do site pq poupa BW nos seus acessos (não existe largura de banda ilimitada...) e os utilizadores poupam BW ao acederem à página (e o acesso é obviamente mais rápido - menos bytes para sacar, menos tempo a sscar).

Era esta a minha perspectiva quando meti este tópico sobre os frames :)
Por isso esqueçam lá o PHP (e todas as outras linguagens Server Side) porque no fim de contas o que eles geram é HTML, e é o HTML que passa para o browser, não o PHP.

Abraços,
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

php is beautifull!
Uses include(file.php); and your live will change!
Offline

kingless 
Membro
Mensagens 857 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "cenourinha"
php is beautifull!
Uses include(file.php); and your live will change!


Confirmo :D
Offline

kingless 
Membro
Mensagens 857 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "jpgmn"

Claro!

Mas consegues construir alguma página sem usares tags de HTML?
Obviamente que consegues gerar apenas um texto sem qualquer formatação e o browser vai mostrá-lo "as is", mas isso não é uma página Web.
E também consegues colocar PHP (ou qualquer outra linguagem Server Side) a gerar páginas WAP, XML, RSS, Excell ou qualquer outro formato.
Mas não é isso que estava a querer mencionar.

Abraços,


Só consegui ler até ai..
E a resposta é não é possivel construir uma pagina sem HTML, so queria te mostrar que o php so gera html quando utilizamos tags de html no codigo.
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Para poupar largura de banda sempre podes usar ajax.

Algumas das coisas que não gosto dos frames:
- Motores de busca costumam mandar as visitas para uma das páginas do site, faltando muitas vezes os menus...
- Temos que associar folhas de estilo a todas as partes dos site (provavelmente com o asp e php essa tarefa seja simplificada)
- Os frames não são simpáticos para pessoas com deficiências que precisas de browsers específicos.
- E apesar de nenhum browser que eu conheça ter problemas a suportar frames, é preciso confugurar muito bem os frames... basicamente acho que é muita fácil cometer erros com (i)frames.

Por exemplo, o css também pode ajudar a poupar bandwidth. O css só é carregado uma vez por isso se o html estiver limpinho praticamente nem se nota o peso de carregar de novo os menus e header (em princípio as imagens também ficam em cache).
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Citação de: "kingless"
Citação de: "cenourinha"
php is beautifull!
Uses include(file.php); and your live will change!


Confirmo :D

Re-confirmo
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "asturmas"
Citação de: "kingless"
Citação de: "cenourinha"
php is beautifull!
Uses include(file.php); and your live will change!


Confirmo :D

Re-confirmo


lol!

Já tinha percebido ;)

Continuas a misturar alhos com bugalhos, mas enfim...
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vou-vos dar um exemplo que se passou comigo na questão do tamanho das páginas...

Eu no trabalho uso numa das aplicações (chamem-lhes sites se quiserem) uma aplicação visual para construir as páginas que são básicamente formulários.
Aqui há uns 4,5 anos, umas semanas antes da aplicação ser distribuida para os utilizadores tivemos que fazer um brainstorming para reduzir o tamanho das páginas maiores (que tinham cerca de 120KB na altura) visto as normas da casa só permitirem páginas no máximo com 60KB.
Uma das alterações que fizemos (algo que nunca nos tínhamos lembrado) foi, nos campos de texto, combo-boxes, botões, etc, todos os campos que tinham eventos associados (os onclick() dos botões, por exemplo) fizemos uma alteração tão simples como esta:

Onde tinhamos colocado (em javascript) aspas ("), substituimos por plica ('). Para o javascript é indiferente usar um ou outro.
O que é que esta pequena alteração fez?
Onde tínhamos colocado as aspas, o servidor substituia, ao gerar a página HTML, por o respectivo código HTML (&nbsp;) porque as aspas em si eram usadas para delimitar o evento.
Exemplo para ser mais simples:

No editor visual se pusermos no evento onclick de um botão o código

var a = 1;
alert("a = " + a);

O código que é gerado para o browser é:

<INPUT type="button" onclick="var a = 1; alert(&nbsp;a = &nbsp; + a);">


Se por outro lado pusermos no código do evento:

var a = 1;
alert('a = ' + a);

O código gerado é:

<INPUT type="button" onclick="var a = 1; alert('a = ' + a);">


Diferença em termos de funcionamento: NENHUMA.
Diferença em termos de número de bytes enviados: 10


Pode-vos parecer pouco, mas se vos disser que conseguimos, apenas com esta alteração reduzir o tamanho da página em cerca de 10KB, tirem as vossas conclusões :)



Dei este exemplo porque trabalho há cinco anos com estas preocupações em termos de desenvolvimento e nos meus sites continuo a pensar do mesmo modo.

Abraços a todos,
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Bem grande post  =D&gt;