← Arquivo

Candidatura do jota

Lida 10866 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Citar
O meu artigo e um screencast sobre CSS podem fazer o download em:

http://www.yeope.com/css.zip

O screencast não esta completo :)

Eu sei, que raio de candidato que nem envia as coisas completas!

Eu explico o video tem 20 minutos, acho que da para analisarem a qualidade e que tipo de ideias / artigos eu posso ajudar para o +t.

A razão porque não acabei, e que se a equipa do +t aceitarem a minha candidatura, posso então ouvir e modificar o screencast para ainda ficar melhor com o vosso apoio.

No meu ponto de vista ( e posso estar errado ), iria perder muito mais tempo para acabar o screencast com tudo o que quero falar, para depois no caso de ser aceite, o +t dar excelentes ideias e ter que refazer tudo de novo. Acho que percebem que editar um screencast e muito mais trabalhoso do que editar um video.

O video neste momento tem:

Introdução
O que e CSS
Como introduzir CSS no HTML
Selector universal
Type Selector
Class Selector

E claro quero falar muito mais, ID selector, siblings, etc..etc..

Espero que faca sentido a razão pela a qual estou neste momento a apresentar a minha candidatura.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O Jota enviou a sua candidatura. Como foi das mais pertinentes até agora e necessita de sugestões para melhorar, resolvi colocar já aqui para acelerar o processo.

A minha sugestão para já é que os vídeos sejam mais pequenos, dividir por partes, ou seja, vários posts em que cada vídeo terá entre 5 a 10 minutos. Não mais que isso.

Penso que é tudo, podermos ser mais perfeccionistas e arranjar uma intro original, mas em termos de qualidade o screencast está bom, o audio também. Penso que com o tempo o jota vai ficando também ele mais experiente neste tipo de formato.
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Também vi a candidatura e penso que seja uma boa aposta para o blog.
Até pode funcionar como uma espécie de crónica, ou seja, um tipo "Sextas Feiras com CSS" ou algo assim em que cada vídeo tinha entre 10m mais ou menos a explicar determinada coisa.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Já fiz o download, mas ainda não o vi, vou ver se consigo ver hoje.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Certo já vi, é uma boa ideia e acho que podia acrescentar mais à comunidade, pois os leitores costumam receber sempre bem vídeos. Também acho que os vídeos precisam de ser mais pequenos e específicos, por exemplo: "Como criar X?" e por aí fora. Até que ponto ele irá conseguir manter a publicação mensal de um vídeo é que é a questão, mas parece que vai conseguir sem problemas.

Uma intro original seria interessante, mas talvez mais dispendiosa. Pode-se sempre recorrer à Envato e ver se há por lá algo interessante para se usar como intro, acredito que deve haver.

De qualquer forma, resumindo:

1º- Vídeos mais pequenos;

2º- Também acho que seria melhor para ele criar um guião para cada vídeo, isto para evitar engasgar-se ou dizer algo errado sem querer.

3º- Melhorar um pouco a colocação da voz. Por agora está bom, mas é algo que ele deve melhorar, eu pelo menos tive que levantar mais o som para conseguir ouvir bem.

De resto parece fazer sentido a abordagem desta temática, começando no principio com coisas mais básicas e simples e depois ele vai afinando a coisa até ficar perfeita.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Eu é que gostava de ter este à vontade para falar e escrever :/
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Eu é que gostava de ter este à vontade para falar e escrever :/

Só custa o primeiro :D
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Tem potencial, no início há mais falhas vocais que com o desenrolar vão sendo quase colmatadas. É uma aposta que não se deve perder...

Eu é que gostava de ter este à vontade para falar e escrever :/

Como em tudo há pessoas quem têm mais naturalidade sem grandes aprendizagens, mas também é possível aprender a fazer bons tutoriais em vídeo...



Só com o que li por aqui surgiu-me uma ideia para um artigo "Como fazer um screencast".

Não os tipos de software e a parte técnica, mas a organização da comunicação e das ideias, bem como a estruturação dos tempo....
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Mais alguma sugestão? Ou podemos dar acesso ao Jota?
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mais alguma sugestão? Ou podemos dar acesso ao Jota?

Acho que está tudo, sim é melhor dar já acesso.
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas a todos :D

Antes de mais obrigado, espero ajudar no que posso :)

Em relação as sugestões vou tentar dar a minha opinião:

Sextas Feiras com CSS

Boa ideia, mas gostava de falar de outros assuntos também :)

O problema também é eu conseguir criar um video para todas as sextas. Prometo que vou fazer todos os possíveis para conseguir criar um ou dois vídeos por mês.

Vídeos mais pequenos

Acho que tudo depende do tema. Por exemplo um dos temas que gostava de fazer um video "photoshop para html" e depois de "html para wordpress theme", são temas que 5 minutos não chega.

Talvez fazendo o que o Nuno sugere, dividir um tema em pequenos vídeos será a melhor solução.

Uma intro original seria interessante

Antes de mais vou já dar os créditos aos autores da envato, porque tanto a intro, como as caixas que aparecem nos vídeos e até mesmo a musica da intro e a de fundo, foi comprado na envato.

Eu apenas fiz a mistura.

Sinceramente, sei misturar, mas não sei criar algo de novo. Se quiserem escolher outra intro / caixas de texto / musica do site envato para usar nos vídeos na boa :) Digam - me os links e eu compro e faço a mistura.

Agora criar algo novo e único, não tenho conhecimentos para tal.


Também acho que seria melhor para ele criar um guião para cada vídeo, isto para evitar engasgar-se ou dizer algo errado sem querer.

Normalmente tenho um pequeno guião no outro monitor, mas acho que o problema aqui é mesmo a falta de experiência da minha parte, ainda não me sinto a vontade, e as vezes estar a olhar para o guião, querer mexer o rato e falar ao mesmo tempo baralho-me.

Acho que é um pormenor que tenho que melhorar sem duvida.

Melhorar um pouco a colocação da voz. Por agora está bom, mas é algo que ele deve melhorar, eu pelo menos tive que levantar mais o som para conseguir ouvir bem.

Sabes o microfone também não é o de melhor qualidade, eu antes de fazer o video ainda pensei em comprar um microfone melhor. Agora que vou mesmo começar a fazer este tipo de vídeos vou investir num microfone melhor. Estou de olho neste (AUDIO TECHNICA AT2020 USB)

Eu é que gostava de ter este à vontade para falar e escrever :/

Ehehe obrigado, mas acredita que eu também não estou a vontade. Acho que é daquelas coisas que só se consegue estar à vontade com pratica.

Tem potencial, no início há mais falhas vocais que com o desenrolar vão sendo quase colmatadas.

Yep, preciso mesmo de ganhar experiência nisto :)

Só com o que li por aqui surgiu-me uma ideia para um artigo "Como fazer um screencast".

Ehe, boa ideia mas eu tem que ser outra pessoa pois eu ainda estou a apreender :)

"Como criar X?"

E uma das maneiras que eu gosto mais de fazer tutoriais. O problema e que quando faço esse tipo de tutoriais nos meus sites, 30% das pessoas nos comentários ou email dizem "Ensinas X mas eu nem sei o que Y faz?"

Mas sinceramente e o tipo de tutoriais que gosto de fazer.

Mais uma vez obrigado a todos :)

Acho que agora e decidirmos que tipo de video querem que eu faca :D Se querem que eu continue o de CSS, e separe em pequenos vídeos?

Também se querem que eu mude os efeitos do video, tanto intro como musica etc... ?

Devo esperar pelo o microfone ou posso por uns tempos continuar com o corrente?

Obrigado.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A intro é algo que se pode pensar no futuro, por agora tanto a intro como os efeitos estão bons. Relativamente à periodicidade, os editores têm a obrigação de publicar um artigo por mês, neste caso como tu tratas dos vídeos, será então um vídeo mensal, se forem mais melhor.

Quanto ao tempo de duração dos vídeos, devem ser obrigatoriamente curtos, como o Nuno disse entre 5 a 10 minutos e parou por aí. O que podes fazer é dividir em partes, o que desperta o interesse e deixa os leitores mais atentos. Este conselho é simples, os vídeos com essa duração têm normalmente uma maior percentagem de visualizações totais, ou seja, de utilizadores que vêem o vídeo do principio ao fim. Este é por exemplo um conselho dado pelo Youtube aos seus partners, portanto é para ser levado em conta.

O resto, com o tempo e prática vão ao lugar. Bem vindo e bom trabalho.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Concordo com o jerson em relação à intro e som, etc. Podemos pensar em fazer outras nossas, depois. Não é uma coisa obrigatória para isto avançar. As que fizeste estão bem conseguidas.

O tamanho dos vídeos, mesmo que por exemplo um tutorial completo te demore 20 minutos por fazer, não faz mal. Divide-se em partes, e publicamos por partes. "photoshop para html - parte 1", "photoshop para html - parte 2" e por ai fora. É importante que os vídeos sejam pequenos, é uma regra básica de um screencast.

Não sei se conheces este artigo da smashing, está muito bom. É sobre screencasts...
http://www.smashingmagazine.com/2010/12/09/most-common-mistakes-in-screencasting/
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas,

Obrigado pelo o artigo Nuno, e obrigado pelo o welcome Jerson.

Em relação aos videos vou então criar em pequenas partes, máximo 10 minutos.

A qualidade do som, temos que esperar um pouco ate conseguir arranjar um microfone melhor.

Obrigado.

P.S se tiveres uma qualidade melhor do logo do mais trafego, posso entao usar para as intros etc.. a que usei foi uma copia do logo na header.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Só com o que li por aqui surgiu-me uma ideia para um artigo "Como fazer um screencast".

Ehe, boa ideia mas eu tem que ser outra pessoa pois eu ainda estou a apreender :)

Eu vou fazer :)

Uma curiosidade, que software usaste?