← AdSense

Novato a tentar rentabilizar site do Ronaldo

Lida 5658 vezes

Offline

ronaldo7net 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

Boas noites,

Tal como indiquei no tópico, sou tudo menos expert em matérias de adsense, e como tal procurei informar-me sobre os aspectos mais pertinentes da sua utilização, assim como alguns truques, dicas e recomendações um pouco repetidas por vários locais da net.

Indo directamente ao meu problema, eu arranquei com um site sobre o Cristiano Ronaldo (não sei se é permitido colocar o link, mas caso não seja, peço o favor do moderador o retirar), no endereço www.ronaldo7.net , e além da dificuldade que tenho tido em classificá-lo nas primeiras páginas dos motores de busca devido à elevada competição que enfrento para os termos "cristiano+ronaldo", tenho tido problemas ao nível da rentabilização do site, sobretudo devido ao nível baixíssimo do CPC médio de várias das unidades de anuncio que tenho utilizado do adsense (as link units têm pago à volta de 0.02-0.03€).
Numa fase inicial (logo após lançar o site em Novembro), tentei programas de afiliação de casas de apostas, mas não estando a ter resultados com isso, rapidamente passei a usar publicidade da Adsense. Já tentei os formatos de anuncio mais popularmente recomendados (o 720x90; 300x250 e os outros 2 ou 3 também muito referenciados), mas nenhum deles apresentou resultados satisfatórios, mesmo com um posicionamento "razoável" (tive em conta o conhecido heat map da adsense) e esperando sempre cerca de 10 a 15 dias para analisar resultados. Apesar desses formatos mais populares que referi acima apresentarem CPC's um pouco acima dos 0.03€ (andam à volta dos 0.10€ no máximo), o CTR passou a ser consideravelmente mais baixo comparativamente com os link units que usei nos últimos 2 meses, tornando-os ainda menos rentáveis.

Por essa razão, desde finais de Janeiro até há cerca de 2 horas atrás, tive no main layout do site 3 links units e 2 daqueles com descrição. Vou colocar uma imagem para que possam ver a sua disposição: http://www.ronaldo7.net/adsenseid.jpg

De forma a não me alongar muito mais numa explicação que temo estar a tornar confusa, coloco também duas imagem dos meus relatórios do adsense, onde podem analisar alguns dados (os dados sobre o nº de visualizações de página estão incorrectos, mas pelo que me informei parece ser um bug por parte da Google, pelo que leva a valores incorrectos de CTR e outros indicadores que lá estejam com base nessa falha):

análise do dia 6 de março: (retirei sob pena de infringir alguma regra)
análise dos últimos 30 dias: (retirei sob pena de infringir alguma regra)

Expondo a minha situação, penso que todos concordam que o CPC é muito fraco. Não sei qual ou quais as causas exactas para tais valores mas intuitivamente vem logo à baila o problema do "nicho" de mercado. No entanto, quando uso a ferramente de keywords da adwords, vejo um nível razoável de competição para alguns termos relacionados com "cristiano ronaldo", desde "cristiano ronaldo jerseys" ou "cristiano ronaldo posters" entre outros. Sendo que todos os meus artigos giram à volta de conteúdos relacionados com o ronaldo, penso ter o site ideal para que anúncios para tais palavras possam surgir pelas páginas, mas a verdade é que normalmente não os vejo (no anúncio de 468x60 que tenho neste momento por cima da caixa de comentários aparece-me quase sempre a publicidade do OLX por exemplo). Nos links units também julgo não ser de esperar captarem esses anúncios, uma vez que apenas redirecionam para páginas de resultados. No entanto, tanto no banner da página de entrada (728x90), como no tal 468x60 presente em todas as outras páginas, não vejo sinais de tais anúncios cujo competição é supostamente elevada e poderia conduzir a elevados níveis de CPC. Será que devo escrever artigos de notícias sobre posters do cristiano ronaldo ou camisolas do ronaldo? :P

Outra hipótese que me parece pertinente é a tal história do "smart pricing", no entanto continuo sem conseguir perceber se realmente é o caso ou não. Já consultei informações sobre este tópico e encontra-se facilmente informações contraditórias, provavelmente muito por culpa da ambiguidade das explicações da Google sobre tudo isto. Tanto li que baixos níveis de CTR podem conduzir à aplicação de "smart pricing" na conta, como também já li que não tem qualquer efeito. Algo que parece ser unânime no entanto é a relação da "taxa de conversão" dos cliques dos visitantes nos sites anunciantes. No entanto, também dificilmente conseguirei combater essa situação, caso seja a causa do meu problema, uma vez que já tenho o dos artigos das notícias filtrado de modo a que os anúncios sejam o mais relacionados possíveis com os conteúdos. Não sei se haverá outra forma de garantir que a taxa de conversão possa ser melhor para o meu caso. (Talvez se insistir mais em captar tráfego vindo de motores de busca em vez de tráfego vindo de redes sociais como o Facebook, onde a página já tem 10.000 fãs).

Por fim, a terceira hipótese que julgo ser a mais improvável é que estes baixíssimos CPC's sejam uma situação temporária, devido ao facto do domínio ainda ser recente, mas penso que esta hipótese cai facilmente por terra por haver muita gente com experiência nesta área e a obter valores de CPC médios elevados desde os primeiros dias/semanas de vida dos respectivos sites.

Peço desculpa por me ter alongado de tal forma e por não ter conseguido explicar tudo de forma mais clara, mas com o auxílio das imagens que coloquei nos links acima, e dos pontos que procurei destacar, espero que me possam ajudar a tentar solucionar o problema dos baixos CPC's, se bem que temo que a resposta venha a ser que não há nada a fazer por causa do tema do site em si. Numa primeira intuição e antes de estudar sequer os níveis de competitividade de palavras no adwords, pensei que porque os termos "cristiano ronaldo" sendo tao populares nos motores de busca, facilmente proporcionariam bons níveis de CPC assim que começasse a obter cliques, mas até hoje não se tem confirmado :S

Obrigado e fico a aguardar feedbacks :)

Guilherme
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Novato?! :D

Não me pareces tão novato assim. ;)

Apesar de não gostar muito de como tens o site (design, principalmente da página inicial), vê-se que tens aí muito trabalho. Parabéns!

Quanto ao adsense, a primeira coisa que te recomendo é retirares esses prints que colocaste aí e colocares outros sem mostrar o CTR, cliques, CPC e RPM pois o Google não "gosta" disso e pode suspender-te a conta.

Relativamente aos resultados "fracos", eu acho que o principal problema é o nicho que é fraco (pouco comercial, logo poucos anuncios relacionados com o mesmo) e o segundo problema é mesmo a forma como tens os anuncios integrados no design e o tipo de blocos escolhidos que levam, por sua vez, a um baixo CTR.

Sugestão rápida:

Insere um 728x90 em todas as páginas, entre o cabeçalho e o conteúdo. Não ficará bonito, mas o CTR subirá quase de certeza.

http://www.screencast.com/users/AntonioAlmeida/folders/Jing/media/ba25868a-b627-49f5-a369-d279ab9ce8f4
Offline

ronaldo7net 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

Obrigado pela resposta cjseven,

Após a tua recomendação, retirei de imediato os prints dos relatórios. Quanto ao problema dos baixos CPC's poder ser causado por um nicho fraco, não é possível confirmar ou pelo menos ficar com uma ideia fidedigna do tipo de CPC que se pode esperar num site dentro desta tema, recorrendo ah ferramenta das keywords do Adwords? Eu voltei a verificar há momentos, e no separador "Estimador de tráfego", quando coloco os termos "Cristiano Ronaldo", além do "montante de pesquisas globais mensais" ser à volta de 5 milhões (o que não tem nada a ver com o CPC directamente), é também mostrado na coluna da esquerda informação estimada para potenciais anunciantes:
Resumo (por dia)
CPC médio estimado
€0,18 - €0,32
Total de cliques estimados
149 - 189
Total de custos estimados
€27,02 - €59,75

Esse tal intervalo estimado que o Google cobraria ao anunciante na ordem dos 0,18-0,32 seria portanto onde incidiria a minha parte da fatia de 60 ou 70% (já não me recordo bem da parte que nos cabe)? Fazendo umas contas rápidas para um valor médio estimado de 0.25€, sobre os quais me tocaria uns 60%, resultava nuns modestos 0.15€. Resta saber se estarei a encadear bem a interpretação que estou a fazer da informação disponível no adwords. No entanto, talvez também seja importante eu perceber que isto são apenas os preços que o Google anuncia, o que não quer dizer que haja de factos anunciantes a pagar pelo mesmos e daí não haver oferta para os termos "cristiano ronaldo". Estou apenas a  tentar "pensar alto", mas ao mesmo tempo deixo no ar algumas dúvidas que talvez possam continuar a ajudar-me a ficar mais esclarecido :)

Mais uma vez obrigado.

PS: Esqueci-me de fazer referência à tua última sugestão, mas será certamente algo que terei em conta na minha próxima remodelação de adsenses, que pelo andar da carruagem, deve surgir de novo dentro de 2 semanas após verificar os resultados que obtenho com a disposição que coloquei há umas horas atrás. (inseri o 728x90 na página de entrada apenas, no topo. E removi os 4 anúncios nas barras laterais, sendo 2 deles unidades de links e os outros 2 uns de texto com descrição. Introduzi também um 468x60 por cima da caixa dos comentários em quase todas as páginas.)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O problema é mesmo o nicho que não é nada comercial e tem concorrência mais que muita...
O melhor além da sugestão do António é veres alguns programas de afiliados (netlucro,netaffiliation etc) e tentares arranjar algumas campanhas que possam ser rentaveis.

Em relação ao SEO pelo que vejo tens um site totalmente "feito a mão" pelo que a melhor e mais simples sugestão que te posso dar é pensares numa conversão da coisa para wordpress ou outro CMS pois iria-te tornar todo o restante trabalho mais simples :)
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Em relação ao SEO pelo que vejo tens um site totalmente "feito a mão" pelo que a melhor e mais simples sugestão que te posso dar é pensares numa conversão da coisa para wordpress ou outro CMS pois iria-te tornar todo o restante trabalho mais simples :)

concordo

Quanto à info da Keyword Tool, tens de ter em consideração que essa info é mais dedicada a quem anuncia (adwords) do que quem rentabiliza (adsense).

Se algumas expressões têm cpc na ordem dos .30 e outras .70, tb tens muitas na ordem dos .05 e .00:

http://www.screencast.com/users/AntonioAlmeida/folders/Jing/media/4f4a5a96-e2d9-435a-9966-0cf65900e5b0

Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Na netlucro tens uma campanha super interessante que te serve.
Tens uma de 'Queres ir conhecer o Ronaldo?'
E tens a do:
'Queres treinar com o Real Madrid?'

São duas super interessantes para ti com um cost per lead de 4€ (ou 3.5€) acho que podes ganhar muito com essas duas.
Offline

carlosm 
Membro
Mensagens 573 Gostos 10
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Gostei do pormenor dos calções com o link para "Girlfriends"  :lol:

Quanto a rentabilizar, também concordo que as campanhas da Netlucro que o Hawk indicou podem dar bons resultados.
Offline

nunoand99 
Membro
Mensagens 66 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2

Novato?! :D
Não me pareces tão novato assim. ;)

Era isso mesmo que eu ia escrever  :lol:

Quando entrei no tópico pensei que era de alguém a dizer mal de um novato, e afinal sai esta ave rara ahahahah

Eu acho que o nicho é bastante comercial.
Aliás, deveria ser uma mina para arranjar publicidade, isto com o tráfego adequado, e os contactos certos (podes sempre usar o NetAfiliation, mas nada como ir à fonte). Deste modo, acho que a opção pelo AdSense não se adequa como forma de rentabilização do site ;)

Além disso, não me parece que o posicionamento para "+cristiano +ronaldo" seja a melhor forma de ver a coisa, exactamente pela enorme concorrência que apanharás.

É melhor focares-te nas combinações de keywords com a ancora "cristiano ronaldo".

Torna o posicionamento nos motores de busca muito mais fácil, e mais vale TOP5 para pesquisas com 500 ou 1.000 pesquisas mensais do que em 100º para pesquisas com 1M.

Saudações e Boa Sorte com o Pojecto ;)

Offline

ronaldo7net 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

Boa tarde,

Antes de mais, obrigado pelas opiniões críticas e permitam-me apenas que esclareça em relação ao termo "novato" com o qual me auto-entitulei, se dever ao facto de este se tratar do primeiro site que desenvolvo com fins de rentabilização e daí também, ser a primeira vez que abordo questões do adsense directamente. Não pretendi por isso fazer passar uma falsa imagem de total desconhecer como parece que alguns dos utilizadores parecem ter feito crer.

Passaram algumas semanas desde que abri o tópico e que solicitei a vossa ajuda. Desde então consegui alterar ligeiramente o cenário da rentabilização apesar de ainda sentir que terá potencial para melhorar. Em termos de tráfego (visitas únicas), os números não são muito diferentes e tenho tido entre 500-800 diários. Em termos de CPC, o bloco da página principal tem sido o paga melhor, com CPC's diários em média a oscilarem entre 0.10€ e 0.20€.
Segui a sugestão dada numa das vossas respostas e entrei em contacto com o netlucro para estudar a hipótese de colocar publicidade relativa ao Ronaldo ou Real Madrid, mas no entanto, como o conteúdo do meu site é todo em inglês, nenhuma das publicidades que eles dispõem se enquadra, pois são dirigidas apenas a comunidades portuguesas (creio que os meus visitantes portugueses e brasileiros não chegam sequer a 20% do total).
No mês corrente conto com um total de 20.000 visitantes únicos e as receitas de adsense deverão situar-se próximo dos 50€ e tendo em conta que o CPC já tem sido mais alto comparativamente com o que reportei no meu primeiro contacto, tenho focado mais atenções na troca de links com outros sites, com vista a melhorar o posicionamento do ronaldo7.net nos motores de busca. Continuo com notórias dificuldades em melhorar o posicionamento para a busca "cristiano ronaldo", mas tal como nunoand99 referiu, a maior parte do tráfego tem vindo de pesquisas relacionadas que conjugam outros termos.

Uma questão que gostaria de colocar e que não se prende directamente com adsense, é a seguinte: Será que se justifica eu continuar a encetar contactos com vista a aumentar o número de parcerias (trocas de links)? Ou neste ponto já não será tão recomendável visto que tenho de continuar a acrescentar os links dos sites parceiros na minha página "Partners" e esta já está sobrecarregada podendo até penalizar o próprio site por excesso de links externos. À medida que o tempo passa, pergunto eu se é natural que o domínio possa melhorar o posicionamento mesmo não recolhendo mais referências/links para o site (os tais links "unilaterais")? Isto na perspectiva de continuar a submeter novos artigos e pressupondo que a concorrência se mantém constante. Ou o factor tempo só funciona bem e só se reflecte no posiconamento dos sites a longo prazo (com o passar dos anos e não propriamente com meses)?

Mais uma vez obrigado,

Guilherme
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não li todos os teus textos, talvez por serem compridos demais e eu não ter muito tempo neste momento (irei dar uma vista de olhos mais tarde), mas aqui vai a minha pequena opinião sobre o assunto:

- Ao CPC estimado do adsense, estima que vais receber cerca 30% desse valor;
- O teu site a nível de usabilidade é muito fraco, daí o seu fraco desempenho nos SE - experimenta explorar o wordpress, tem muito potencial e é muito bom para iniciados. Mantém a estrutura actual do site, mas dá-lhe um toque de usabilidade, optimização para SEs, etc;
- Experimenta campanhas de afiliados (conhecer o cristiano ronaldo, ganhar camisolas do cristiano ronaldo), tendo sempre em base a localização dos visitantes (existem scripts próprios para isso!);
- Cores claras resultam num maior CTR, geralmente (é a minha opinião);
- O flash na página inicial como menu de navegação é muito mau a nível de SEO;
- Utiliza blocos 336x280;
- Breadcrumbs melhoram a navegação e a experiência do utilizador;
- Para mim, smart pricing é mito, tal como para muitos MMOs experientes (penso que o próprio google o diz).

Depois desenvolvo mais, qualquer dúvida, dispara :D
Offline

nunoand99 
Membro
Mensagens 66 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2

Boas Guilherme,

Ao que julgo saber somente o GOOGLE valoriza a antiguidade das páginas.

Por outro lado, TODOS valorizam a antiguidade do dominio, bem como a duração do periodo para o qual foi efectuado o registo (não tem de ser ano a ano).

Quando escreveres os Artigos, posiciona-te para as conjugações com "Cristiano Ronaldo".
Não o descubras a posteriori via Analytics!!!
Estuda desde logo as palavras (via Ferramente de Keywords) e escreve os artigos direccionados para elas.

Acho também que o Site rendia mais em Português, e vocacionado para paises de lingua portuguesa.
Se entrares nas combinações com cristiano ronaldo (filho, fotos, carro, what else) vais ver que o movimento em ingles não é muito superior ao em português.

E até parece que já tiveste uma questão com anuciantes por essa razão ;)

Saudações