← UI & UX Design

Ordem dos Designers poderá ser uma realidade próxima

Lida 14173 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O cjseven já disse tudo, na sociedade em que vivemos a notícia do nascimento ou possibilidade de nascimento de uma Ordem do que quer que seja, é infelizmente uma má notícia, basta olhar para as existentes para perceber isso.
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

LOL

Nada contra mas... se acham que é a ordem que vos irá permitir obter o reconhecimento e pagamentos que merecem...

Para mim é mais uma treta com vista a criar barreiras à entrada (segundo Porter), tal como são, na sua maioria, as outras ordens em Portugal, e uma forma de levantar o ego "profissional" daqueles que gostam de dizer "a minha profissão é designer / engenheiro / professor, etc".

Regra geral, e no mundo em constante mutação em que estamos inseridos, a ideia individualizada de uma profissão para a vida é uma ilusão. Hoje podemos ser designers, mas amanhã podemos ser outra coisa qualquer.

Por outro lado, o acesso ao desempenho de qualquer função técnica deve ser livre e meramente qualificada / reputada pelos clientes, tal como foram sempre as profissões técnicas de agricultor, ferrador, etc.

Nunca foi preciso criar ordens para essas profissões pois de nada vale proclamar que somos "agricultores" se não o demonstramos.

Estas ordens criam uma distorção do mercado (camufladas de boas intenções) que, até me provarem o contrário, não trazem nada de bom às sociedades onde se inserem.

A seguir só falta obrigarem (em termos de webdesign) a que os sites sejam feitos por designers pertencentes à ordem e que espetem mais uma taxa por isso. Ou então todo o material estacionário ou um mero logotipo, para ser autorizado, tenha de ser criado por membro dessa ordem... :( Enfim, ainda bem que Portugal é um mero rectangulo e que ninguém (acho...) segue o nosso exemplo.

Por mim "me da igual". Nunca me considerei designer / programador ou até mesmo freelancer. Sou apenas um empreendedor de negócios, ideias e conceitos online. Vou criar uma ordem... ;)

Não podia estar mais de acordo...
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Anjo,

Um webdesigner estará incluído no ramo de design de comunicação. Assim como os designers gráficos ou designers multimédia..
Infelizmente, a criação de uma "ordem dos designers" não ia fazer nada aos web-designers, quantos sabem as regras de usabilidade? só olham para as regras de SEO e de forma a tentar "enganar" os motores de busca... Para além disso 80% dos sites na web são puro lixo, não há ordem que limpe isso. Se houvesse uma ordem que obrigasse a terem mais atenção às regras de usabilidade era bom, mas a web é internacional e não nacional, ao contrário das coisas físicas que são nacionais.
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

As Ordens servem essencialmente para criar barreiras à entrada na actividade ao mesmo tempo que protegem os já "estabelecidos", assegurando um nível de competitividade reduzido (logo menos oferta) resultando num valor acrescido pelo seu trabalho.

Disfarçam as suas intenções com a treta do "interesse público" quando na verdade os seus interesses são bem privados.

Basta olhar para dois exemplos:

Ordem dos Médicos

- Sempre tentaram adiar a abertura de novos cursos de medicina alegando que as univs não tinham condições para tal.

Ordem dos Advogados

- Fazem tudo para que todas as matérias relacionadas com a Lei estejam totalmente sob sua alçada. Irritaram-se profundamente quando alguns jovens advogados desejaram abrir um negócio num shopping providenciando serviços de informação e advocacia de baixos custos para o cliente, alegando que "advogado não é profissional de shopping".

Regra geral é do interesse das Ordens:

Obrigar os candidatos à ordem a cumprir as regras internas da ordem (à la clube maçonico) e manter os membros novos sob a alçada permanente dos "já estabelecidos" (e bem remunerados), dificultando, por um lado, o crescimento profissional dos primeiros e, por outro, o normal funcionamento da Lei da Oferta e da Procura (controlam a oferta - número de membros - para que os preços se mantenham altos).

E poderão dizer: "Mas protegemos o interesse público e os cidadãos em geral na medida em que um médico para ser médico tem de pertencer à ordem e garante-se a sua qualidade profissional."

Não faltam casos de médicos que não são médicos e médicos que estão na ordem e são maus médicos.

É também bem vísivel o subpoder que é criado com estas associações corporativistas na medida que quase substituem o Governo e o Estado quando as coisas correm mal e é preciso dar satisfações (negligência médica por exemplo) .

Contudo a falta de transparência e o super proteccionismo (à la 3 mosqueteiros) é tanto, que normalmente o tal interesse público (aka tugas) nunca ficam a saber de nada... e o Estado "just doesn't care".

Dito isto, não tenho nada contra organizações / associações profissionais que visam proteger os seus interesses.

Mas quando estas procuram, não democraticamente (ninguém vota para presidente das ordems, certo?), controlar, em nome do interesse público, as regras do jogo a seu belo prazer, acho que não devemos concordar com a sua existência.


----

P.S. Fdx.. o +t indexa tudo. Procura-se por "ordem dos designers" a tá lá na primeira página. :D ATENÇÃO: Se eu for encontrado numa valeta já sabem quem me quis "tirar a tosse".

P.S.2 Isto é apenas a minha opinião com base no meu (pouco) senso comum. Nunca pertenci a nenhuma ordem. ;)

Está tudo dito.. claro que é sempre bom para o lado de quem está na ordem. O resto da população que pague as tarifas invisíveis, o fraca exportação, a perda de escolha, etc
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Quem é realmente bom não precisa de uma ordem para nada... mas de qualquer das formas sempre serve para aumentar o ego de alguns...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Novos desenvolvimentos:

Citar
Unir esforços no sentido de valorizar e defender os interesses dos designers portugueses. É este o objectivo por trás do protocolo que será assinado no próximo dia 14 de Janeiro, em Guimarães, entre a Associação Portuguesa de Designers (APD) e a Associação Nacional de Designers (AND). O protocolo, que visa “a criação de condições estruturantes que levem a um melhor desempenho e reconhecimento da profissão”, definirá as áreas de colaboração entre as associações, sendo apontado em comunicado como “um importante passo para a constituição do processo de criação da Ordem dos Designers”.
http://www.meiosepublicidade.pt/2011/01/07/associacoes-de-designers-firmam-parceria-a-pensar-na-ordem-dos-designers/
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Está tudo dito.. claro que é sempre bom para o lado de quem está na ordem. O resto da população que pague as tarifas invisíveis, o fraca exportação, a perda de escolha, etc

sabes qual é a situação dos medicos-dentistas em portugal, por exemplo? são obrigados a estar na ordem a pagar quota para exercer a profissão e a maioria quando acaba o curso vão trabalhar a recibos verdes, a ganhar 500-600€. Excesso de oferta de dentistas, se não houvesse ordem e limitação das vagas éra capaz de ser das piores profissões em portugal. Neste caso com a pratica de preços cada vez mais baixos, a qualidade do serviço começa a diminuir em algumas clínicas e é aqui que as ordens intervêm!

por exemlo existem outras ordens que para nada servem a não ser obter uns descontos nos bilhetes da tap e nuns seguros de vida, à troca de 30€ ano -> ex: ordem economistas


Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Gonçalo,

Tu não podes simplesmente proibir as pessoas de estudar o que gostam, para apenas uns fazer mais dinheiro ou proteger a sua profissão.

Pensa nos milhares de chefes que há por aí com a escolaridade obrigatória, sem visão / complemente esgotados e que apenas não são substituídos por causa dos sindicatos ou da efectividade. A nossa sociedade funciona basicamente como uma grande pirâmide, e os do topo não querem ceder a entrada aos novos, na maior parte das vezes.

Ao contrário do que possas pensar, o desaparecimento das ordens iria melhorar muito a situação à malta mais jovem. Mais honestidade e transparência, competição desregulada e uma economia "livre". Quem ganharia seria sobretudo a população pois com menos tarifas e ineficiências os tais 500-600€ dariam para muitos mais coisas.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Mais notícias sobre este tema para os interessados.

Citar
Designers. Profissão sem controlo pode ganhar uma Ordem em 2012

http://www.ionline.pt/portugal/designers-profissao-sem-controlo-pode-ganhar-uma-ordem-2012
Offline

mboot 
Membro
Mensagens 32 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Posso estar muito enganado, e peço desculpa a quem pensa o contrário, mas penso que esse projecto não vai ter pés para andar... À pouco tempo li num fórum o caso de uma designer no estrangeiro que fazia cerca de 10000€ por mês em trabalhos de design para os clientes que tinha angariado pelo seu website. O seu site não tinha qualquer tipo de seo e tinha sido feito no blogspot. Ainda estava a frequentar o curso (não era ainda formada em design) e já fazia este tipo de trabalho desde os 16 anos. Ora de certeza que não teria clientes para tanto trabalho se não trabalhasse bem.

O que quero dizer com isto é que as pessoas que realmente têm o seu valor não necessitam de uma ordem para realizar o seu trabalho, até porque não minha opinião as ordens (do que quer que seja) muitas das vezes tomam posições vergonhosas que visam apenas colocar um número limitado de pessoas em posições bastante favoráveis para estas...
Offline

JK Net 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Eu pergunto:
O que vai obrigar uma empresa a só poder solicitar algum trabalho de design a quem esta inscrito nessa dita "ordem"!?