← Conversa Geral

99 500 euros por um site !!!

Lida 9136 vezes

Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

ate concorde que o valor seja demasiado, mas não me parece assim nada de estranho..

ora reparem, anda-se 3anos +2anos na universidade para se tirar um curso + mestrado, paga-se 1000euros por ano de proprinas, paga-se o apatamento para não se ficar na rua a dormir, gasta-se dinheiro para se comer, em copias, e afins..

feito as contas todas parece-me que não é a 200€ por site que uma empresa de design onde são envolvidas varias pessoas num projecto consiga ganhar seja o que for...

 :wink:

E as licenças do software? Só isso...
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

E as licenças do software? Só isso...

Exacto, é existe ainda muita mais coisa..

Agora existem por aqui pessoas, ah é muito caro e tal, mas se formos a ver tem um photoshop pirata etc etc  :wink:
Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

As noticias demoram a chegar a ti finalwebsite, ao tempo que isso já passou aqui.
Penso que esse preço deve-se ao nome do designer que esteve envolvido, que é um designer famoso.


Este pessoal pensa que é um designer apenas a trabalhar numa identidade deste nível, se soubessem a quantidade de pessoas envolvidas num projecto destes, talvez percebessem o valor destes projectos, sendo várias pessoas envolvidas (art director, designer sénior, designers, gestor projecto, etc...) é normal os valores serem elevados, já para não falar da duração de um projecto destes.

Não é bem assim, estamos a falar de quase 100.000€ por um site em drupal.
Onde trabalho os sites são desenhados de raiz, programados de raiz, etc, passam pelas mãos de muita muita gente, não sei o preço, mas acho que nem ficam perto disso. E andam lá grandes marcas nacionais e internacionais.

Na minha opinião, neste caso aproveitaram o facto de ser o governo a pagar, e já não me lembro quem era o designer, mas parece que era alguém famoso.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

As noticias demoram a chegar a ti finalwebsite, ao tempo que isso já passou aqui.
Penso que esse preço deve-se ao nome do designer que esteve envolvido, que é um designer famoso.


Não é bem assim, estamos a falar de quase 100.000€ por um site em drupal.
Onde trabalho os sites são desenhados de raiz, programados de raiz, etc, passam pelas mãos de muita muita gente, não sei o preço, mas acho que nem ficam perto disso. E andam lá grandes marcas nacionais e internacionais.

Na minha opinião, neste caso aproveitaram o facto de ser o governo a pagar, e já não me lembro quem era o designer, mas parece que era alguém famoso.

Riey eu estava-me a referir ao caso da SONAE, esse do Henrique Cayatte nem comento, isso sim é uma autêntica pouca vergonha, e o principal problema é que somos nós portugueses que andamos a pagar estas cunhas.
Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Riey eu estava-me a referir ao caso da SOANE, esse do Henrique Cayatte nem comento, isso sim é uma autêntica pouca vergonha, e o principal problema é que somos nós portugueses que andamos a pagar estas cunhas.

Peço desculpa então :)

Em relação à SONAE, 700 mil euros ainda é puxado, é claro que sabemos que houve muita investigação e muita gente a trabalhar por trás, mas se fizeram isso num mês por exemplo 14 pessoas, dá 50.000 euros a cada 1 por 1 mês de trabalho :D
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Só um atrasado mental sem qualquer noção do mercado é que iria pagar um valor tão exorbitante por um site. Só neste país é que acontecem estas merdas e ainda a mais somos nós a pagar!  #-o

E não me venham com os custos do software e da formação, porque ninguém com o mínimo de juízo exige num único site que lhe paguem tudo isso. E olhem que 100 mil Euros paga muitas propinas e muitas licenças!
Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Boas

Uma das empresas mais conhecidas de webdesign portuguesa, cobra só pela maquete do site a qualquer cliente sem distinção 15.000€. Os preços de  construção dos sites, rondam em média 50.000 euros.

São empresa que tem equipas de com mais de 30 pessoas a trabalhar, designers, programadores, consultores de imagem, marketing, etc, etc

Como podem constatar, funciona, porque são sites que ficam do dominio publico e toda a gente conheçe. Enquanto que sites produzidos por empresas menores, por melhor que sejam, nunca conseguem catapultar os sites para o conhecimento do publico.

Outro facto tambem importante e que alguns desconhecem, é de que essas empresas, por vezes nem desenvolvem nada, delegando o serviço a empresas menores, que a um preço mais reduzido conseguem várias versoes do mesmo site a preços de custo muito baixos.

Tenho trabalhado com algumas dessas empresas e já desenvolvi código "anónimo" para grandes sites nacionais incluindo a própria SONAE. Neste momento estou a desenvolver código para um site da Jeronimo Martins por sub-contratação.

Uma coisa garanto, ganham várias empresas e ganha-se muito bem.

Cumprimentos
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

As empresas podem ter 30 ou 300 empregados, não estão 30 pessoas a trabalhar na edição de um theme free para Drupal... nem demora mais do que dois dias a transformar um design em código neste tipo de themes...

€100.000 de dinheiro publico para edição de um theme é um valor obsceno, de certeza que este site não foi a concurso publico, haveria dezenas de empresas muito competentes a oferecer 10 ou 20 vezes menos.



Já tínhamos falado deste site aqui no +T é uma falta de ética e vergonha tão grande que só mesmo em Portugal, este país de terceiro mundo...


Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Boas

Uma das empresas mais conhecidas de webdesign portuguesa, cobra só pela maquete do site a qualquer cliente sem distinção 15.000€. Os preços de  construção dos sites, rondam em média 50.000 euros.

São empresa que tem equipas de com mais de 30 pessoas a trabalhar, designers, programadores, consultores de imagem, marketing, etc, etc

Como podem constatar, funciona, porque são sites que ficam do dominio publico e toda a gente conheçe. Enquanto que sites produzidos por empresas menores, por melhor que sejam, nunca conseguem catapultar os sites para o conhecimento do publico.

Outro facto tambem importante e que alguns desconhecem, é de que essas empresas, por vezes nem desenvolvem nada, delegando o serviço a empresas menores, que a um preço mais reduzido conseguem várias versoes do mesmo site a preços de custo muito baixos.

Tenho trabalhado com algumas dessas empresas e já desenvolvi código "anónimo" para grandes sites nacionais incluindo a própria SONAE. Neste momento estou a desenvolver código para um site da Jeronimo Martins por sub-contratação.

Uma coisa garanto, ganham várias empresas e ganha-se muito bem.

Cumprimentos

Varias pessoas envolvidas a criar um site de raiz = 50.000 euros..

Aqueles custou 99.500 e usa Drupal que nem licença precisa penso eu.

A empresa que referis-te faz-me lembrar onde passo os meus dias, mas como não sei os preços nem faço a mínima ideia de quanto rondam.
Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

O problema não está em quem vende, mas sim em quem compra.
Tomara qualquer webdesigner ou empresa "apanhar" contratos de
90.000 euros para clientes pouco exigentes e que não percebem
o que compram.
Como sabem os clientes variam muito, cada um com os seus gostos,
uns que se aconselham bem e sabem e percebem o que querem,
outros muito influenciaveis, pela mulher, amigos e até pelo gato,
os aqueles que vem por cunhas, e os que pagam bem, mas depois
vão buscar a sua percentagem, porque o dinheiro não sai do bolso deles.

Tambem sou contra preços que não dignificam o trabalho dos webdesigners,
sejam freelancers, individuais ou empresas. Embora esta situação se tenha
criado devido à nova onda de designers amadores que cobram preços irrisórios
pelos trabalhos.

Ainda existem empresas em Portugal que pagam bem pelos trabalhos,
porque desconfiam do muito barato.


Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O grande problema é que isto é dinheiro publico... Quem pagam quase €100.000 por uma edição de um theme de certeza que não tem noção do que está a fazer, é gente incompetente a gerir áreas de que percebe pouco.

€100.000 é orçamento para construção de uma casa e não para dois ou três dias em edição de um theme.



Quantas boas empresas nacionais não fariam aquilo por €2500? design, construção, manutenção... e tiravam ainda muito lucro...
Offline

ganha 
Membro
Mensagens 697 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A única razão pela qual alguém dava tanto dinheiro por um site desse é falta de conhecimento no que toca ao assunto ou seja quem encomendou o trabalho não fazia a minima ideia de quanto custa fazer um site, e até me arrisco a dizer que mal sabe o que é um site e o funcionamento de um.

É a única razão que eu encontro para isso ter acontecido.
Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Sim, são duas formas de ver o assunto:
- Um cliente mesmo sem conhecimento do assunto.
- Ou umas massas bem divididas entre vendedor e comprador e mais uns quantos,
   tais como empresas de consultoria).

Estão um pouco escandalizados com 99 mil euros de um site para o estado. Isto é uma
agulha no palheiro.

Alguns anos atrás quando a internet começou a ser uma nova forma de comunicação
para as empresas e estas não percebiam nada, como a maioria que anda no mercado.
Surgiram uns subsidios de apoio às novas tecnologias, entre elas a criação de websites.
Os valores da altura eram 30.000 euros por site. Conheço empresas que fizeram mais de
500 sites em software open source e cobravam de alojamento entre 800 e 1200 euros/ano
em servidores linux. Façam as contas e multipliquem pelas outras tantas no País que
tiveram acesso a esses programas (soube mais tarde que a maioria foram empresas de consultoria).

Conclusão: Este País trabalha a duas velocidades, aqueles que trabalham duro e a sério,
                  e uns quantos que vivem à custa dos esquemas e à "mama" do estado.

                  O nosso primeiro Ministro diz que os Portugueses são Mansos e Tansos, não
                  receia nenhuma convulsão Social. Pois tá claro, a maior parte vive à custa do
                  Estado, quer seja directa ou indirectamente.

                  Vejam o caso do J.P. Sá Couto, que devia milhões ao Fisco, esteve para fechar
                  e perder o património por penhora e acabou por produzir os Magalhães.
                  Programa que poderá continuar, quando uma estatistica veio dizer, que a maior
                  parte destes portateis estão parados, por não utilização ou porque estão
                 avariados.
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Os 700 mil euros pagos pela SONAE à Ivity Brand Corp apenas incluíram a ideologia do novo conceito e posicionamento da marca e a nova imagem, no fundo, todo o processo criativo de rebranding. 

Como devem imaginar a Ivity é das maiores Agências de Marketing e Comunicação do país, já vi escrito que este orçamento incluiu obras nos edifícios etc etc, falso. A Ivity não é nenhuma empresa de construção civil.

Além disso, já muito foi referido aqui no tópico que 700 mil euros é normal por um trabalho desta natureza, falso. Apesar de com as grandes empresas e com grandes agências os valores serem altos aproximando-se dos 300/400 mil euros (Em Portugal apenas com grandes grande empresas), raramente vemos rebrandings no nosso mercado aproximarem-se do valor que este da Sonae teve.

Mais uma vez refiro, o valor deste logótipo é por a sua mensagem ser única no Mundo, é o primeiro logótipo ajustável e adaptável alguma vez criado.
Offline

Strikker 
Membro
Mensagens 369 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Os 700 mil euros pagos pela SONAE à Ivity Brand Corp apenas incluíram a ideologia do novo conceito e posicionamento da marca e a nova imagem, no fundo, todo o processo criativo de rebranding. 

Como devem imaginar a Ivity é das maiores Agências de Marketing e Comunicação do país, já vi escrito que este orçamento incluiu obras nos edifícios etc etc, falso. A Ivity não é nenhuma empresa de construção civil.

Além disso, já muito foi referido aqui no tópico que 700 mil euros é normal por um trabalho desta natureza, falso. Apesar de com as grandes empresas e com grandes agências os valores serem altos aproximando-se dos 300/400 mil euros (Em Portugal apenas com grandes grande empresas), raramente vemos rebrandings no nosso mercado aproximarem-se do valor que este da Sonae teve.

Mais uma vez refiro, o valor deste logótipo é por a sua mensagem ser única no Mundo, é o primeiro logótipo ajustável e adaptável alguma vez criado.

Eu acho que até a Coca-Cola faz algo melhor e por menos valor... O da Sonae não está grande coisa... muito mau até...