← UI & UX Design

Curso profissional ou licenciatura

Lida 11085 vezes

Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Engenharias = Dor de cabeça (mas especialmente gratificante), depende do curso e faculdade .. as mais difíceis : informática, electrónica e mecânica.

Então e a civil? :| Ando aqui eu todos os santos dias a estoirar pa saber as massa volumicas, a resistencia do ferro, a resistencia do betão, a trabalhabilidade da argamassa! :lol:
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pelo que sei a quantidade de projectos em civil é pouca.. mas não sei como é na tua faculdade.
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tom strong, o estágios também cada caso é um caso. Há sitios em que és explorado á força toda, e há outros em que fazes um excelente trabalho e no final es convidado a trabalhar..

O último caso deve ser a excepção 'a norma.. temos que analisar o quando e o porquê dos estágios. No ambiente global a taxa de empresas que são criadas e destruídas é cada vez mais alta. É muito mais flexível e vantajoso para uma empresa ter estagiários e trabalhadores temporários, as empresas em último caso fazem tudo para sobreviver, não é um caso de haver empresas boas ou não.

Empresas com um elevado número de estagiários cometem dumping disfarçado.. baixando os lucros das outras empresas levando à degradação global dos preços e assim se inicia o ciclo vicioso.. olha-se de lado e ignora-se o bichinho que destrói a nossa sociedade [-(

Falando por experiência pessoal não conheço ninguém que tenha ficado a trabalhar onde esteve a estagiar.. a minha moça tem faculdade feita com média alta numa pública e já vai no 3º estágio..

Outros que foram pela via dos cursos profissionais, fizeram estágio e nunca mais encontraram emprego na área..
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Boa noite, então é o seguinte para o próximo ano lectivo deverei ir para o 10º ( :lol:) e estou indeciso entre ir para curso profissional de design gráfico ou seguir para licenciatura de design e multimédia. Em escolas profissionais já estive a ver a Etic. Alguém tem feedback do curso profissional ou da licenciatura? Que acham?

Cumprimentos  :cool:

Se é essa a área que te interessa não pensaria duas vezes: escola profissional (etic tem grande fama e proveito) com equivalência de 12º ano.
Quando tiveres 18 anos entras no mercado de trabalho quase em pé de igualdade com alguém recém-licenciado na mesma área, com a óbvia vantagem de poderes trabalhar/estagiar na área ao mesmo tempo que tiras uma licenciatura na mesma área (se depois quiseres fazer isso).
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O último caso deve ser a excepção 'a norma.. temos que analisar o quando e o porquê dos estágios. No ambiente global a taxa de empresas que são criadas e destruídas é cada vez mais alta. É muito mais flexível e vantajoso para uma empresa ter estagiários e trabalhadores temporários, as empresas em último caso fazem tudo para sobreviver, não é um caso de haver empresas boas ou não.

Empresas com um elevado número de estagiários cometem dumping disfarçado.. baixando os lucros das outras empresas levando à degradação global dos preços e assim se inicia o ciclo vicioso.. olha-se de lado e ignora-se o bichinho que destrói a nossa sociedade [-(

Falando por experiência pessoal não conheço ninguém que tenha ficado a trabalhar onde esteve a estagiar.. a minha moça tem faculdade feita com média alta numa pública e já vai no 3º estágio..

Outros que foram pela via dos cursos profissionais, fizeram estágio e nunca mais encontraram emprego na área..
A taxa de empregabilidade no meu curso na empresa do estagio está em 70%...
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Se é essa a área que te interessa não pensaria duas vezes: escola profissional (etic tem grande fama e proveito) com equivalência de 12º ano.
Quando tiveres 18 anos entras no mercado de trabalho quase em pé de igualdade com alguém recém-licenciado na mesma área, com a óbvia vantagem de poderes trabalhar/estagiar na área ao mesmo tempo que tiras uma licenciatura na mesma área (se depois quiseres fazer isso).

escrevi área umas quatro ou cinco vezes LOL

Outra coisa: se eu com 14 anos soubesse o que sei hoje sobre o mercado de trabalho, sobre a minha experiência pessoal (que para aqui não é chamad), sobre o que vejo à minha volta, etc, não pensaria duas vezes: ESCOLA PROFISSIONAL
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

A taxa de empregabilidade no meu curso na empresa do estagio está em 70%...

O nosso sistema de estágios é a par do esquema de recibos verdes das maiores filhas da putice do nosso portugalzinho. numa empresa onde trabalhei (a recibos verdes) contratavam os estagiários por 6 meses com "bolsa de estágio" de 150 (CENTO E CINQUENTA) euros para passados esse tempo sairem, voltarem a colocar um anuncio de emprego na net e repetir-se o ciclo. Bem, ao menos tinham contrato de estágio LOL

edit: falta dizer que os tipos que se sujeitavam a essas condições eram todos de comunicação social...
Offline

pedrovsky 
Membro
Mensagens 412 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

O swing tem toda a razão, a cada dia que passa a licenciatura vale menos porque há muito mais pessoal licenciado, devido ao boom das privadas. A maior parte dos pais lá gosta de ver os filhotes com canudo e toca a estoirar dinheiro (ver ponto anterior sobre finança pessoal). Acho que algumas privadas é mesmo um roubo e mandar os filhos para outra zona de pt deve custar os olhos da cara por isso aconselho-te a tirar um curso numa pública e perto de casa.. (foi o que fiz) nada de grandes aventuras, foca-te em ser livre de endividamento e de grandes gastos.
É um pouco devido a isso que ainda não decidi, mas estou bastante inclinado para o curso profissional, o chefe e que quer eng. e licenciaturas, para não acontecer como a programadora cá da casa  :superlol:

Se é essa a área que te interessa não pensaria duas vezes: escola profissional (etic tem grande fama e proveito) com equivalência de 12º ano.
Quando tiveres 18 anos entras no mercado de trabalho quase em pé de igualdade com alguém recém-licenciado na mesma área, com a óbvia vantagem de poderes trabalhar/estagiar na área ao mesmo tempo que tiras uma licenciatura na mesma área (se depois quiseres fazer isso).

Estava a pensar nessa hipótese,  e foi +/- o que a psicóloga disse.
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O último caso deve ser a excepção 'a norma.. temos que analisar o quando e o porquê dos estágios. No ambiente global a taxa de empresas que são criadas e destruídas é cada vez mais alta. É muito mais flexível e vantajoso para uma empresa ter estagiários e trabalhadores temporários, as empresas em último caso fazem tudo para sobreviver, não é um caso de haver empresas boas ou não.

Empresas com um elevado número de estagiários cometem dumping disfarçado.. baixando os lucros das outras empresas levando à degradação global dos preços e assim se inicia o ciclo vicioso.. olha-se de lado e ignora-se o bichinho que destrói a nossa sociedade [-(

Falando por experiência pessoal não conheço ninguém que tenha ficado a trabalhar onde esteve a estagiar.. a minha moça tem faculdade feita com média alta numa pública e já vai no 3º estágio..

Outros que foram pela via dos cursos profissionais, fizeram estágio e nunca mais encontraram emprego na área..

Tom, lá está depende..eu em Marketing já tive convites no departamento de comunicação de uma empresa de desporto multi-nacional e num grupo que é dono de várias marcas de roupa em Portugal...lá está precisas de ser um bom profissional, tens que dar o máximo quando te derem a oportunidade :)
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vão para a UMinho tirar Ciências da Computação. Primeiro que acabem o curso já eu tenho filhos :lol:. Vão ter emprego de certeza.
Offline

JSantos 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

A Universidade do Minho é uma boa opção, pelo menos em cursos ligados à Informática. :-P