← Projectos

Primeiros Passos De Um Blog Wordpress

Lida 8258 vezes

Offline

receitasemcarne 
Membro
Mensagens 2 Gostos 5
Troféus totais: 6
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 1 First Post Linux User Mobile User

Ora bem, em primeiro lugar (e se calhar já estou a fazer asneira) vou fazer uma breve apresentação.
Chamo-me Pedro, tenho 26 anos, sou um apaixonado por tudo o que envolve criação de rendimentos e empreendedorismo, não tenho qualquer tipo de formação ou experiência nesta área, apenas um grande interesse e curiosidade.
De profissão...bom, sou de tudo menos webmaster eheh
O pouco que sei, foi aprendido por aqui e um pouco por toda a Internet...

Agora vou apresentar o meu pequeno "projecto", por favor se eu disser algum disparate, corrijam-me   :grin:

Por volta do inicio do ano, decidi que ia aprender mais, dedicar-me mais e errar mais...
Foi então que á 2 meses e tal, decidi criar o meu primeiro blog (já tinha feito 1 ou duas experiências no passado, mas nada que possa ser considerado um "blog")

Iniciei muito lentamente, começando por escolher em qual nicho me ia iniciar!

Que raio de nicho haveria eu de escolher  :-k

Foi ai que depois de ler alguns posts e trocar umas palavras, com quem percebe do assunto, decidi que não havia muito para pensar!
O meu objectivo principal é aprender, e adquirir conhecimento!
Tenho a noção que vou errar e falhar muito! E estou disposto a isso!

Portanto, o primeiro assunto que me veio á cabeça foi "vegetarianismo"
Visto, cá em casa se estar a mudar os hábitos alimentares, e ser um assunto que me interessa, decidi que servia para o que eu quero, aprender!

Foi então que depois de umas pesquisas, decidi o nome do domínio e alojamento.

www.receitasemcarne.com

Sei que não é o domínio mais espectacular do mundo, se fosse hoje em dia se calhar tinha adquirido outro domínio, e feito as coisas de uma forma um pouco diferente (talvez através de domínios expirados, já com alguma autoridade) <- não sei se é uma boa ideia  :-k

Comecei por aprender como é que se fazia isto de registar domínios, o alojamento, instalar o wordpress....
Conclusão, já percebi como se faz eheh mas explicar não é o meu forte! :grin:

De seguida foi aprender a mexer nos plugins, instalar temas...

Depois foi quando me deparei com outro "problema"
CONTEUDO!! E agora? como é que eu faço isto?
Ok, fui para o youtube mais uns dias, ver um pouco de seo, e redacção, e essas coisas todas.
E as mesmo tempo, ia escrevendo uns artigos, e fazendo umas experiências... (sei que está longe de estar bom, tenho muito para aprender nesta área)

No meio disto tudo fui criando as redes sociais! Um facebook e um intagram.
Fazendo umas publicações, e aprender a mexer de uma forma mais profissional nas redes sociais...

Entretanto o que fiz foi escrever mais artigos...e perceber como funciona isso dos backlinks.

Neste momento o blog conta com pouco mais de um mês de vida, tem cerca de 18 artigos publicados, 7 agendados, mais uns quantos para rever e cerca de 10 visitas/dia vindas das redes sociais.

(AHHH uma coisa, também andei a ver se entendia isto dos "adsenses", acabei por submeter a conta a aprovação e já está a "bombar"!)


Não sei se interessa a alguem os valores gastos ate ao momento, mas aqui vai:

8 euros/ano domínio
30 euros/ano alojamento
20 euros em conteúdo, que comprei no workana (não gostei muito da experiência, certamente por ter escolhido os "mais baratos" eheh)
15 euros no fb ads que foi só para experimentar como aquilo funciona.

Futuramente estou a pensar investir, noutro theme, para melhorar o design

Neste momento estou um pouco "estagnado" e sem saber qual o próximo passo.
Tenho conteudo agendado, para os proximos meses (1 artigo/semana) e estou a pensar continuar com os backlinks (que até agora não são nehuns)

Na minha opinião os meus primeiros erros, foram não ter feito qualquer tipo de planeamento, sobre nada! Simplesmente não tenho metas nem sei o que esperar.

Gostava de pedir a vossa  ajuda para saber o que fiz de mal, de bem, o que tenho de melhorar e o que devo fazer a seguir!

Entretanto, estou com outros projetos em mente, que irei iniciar  :grin:
Tenho um pouco de medo, de me meter em coisas de mais, mas acho que se o fizer, tambem vou aprender mais eheh

Desde já muito obrigado por tudo  :obrigado:
Cumprimentos,
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Ai que esse tema até magoa os olhos...
Procura pelo tema "Breviter" ou "Unwind", são bons temas grátis e bem mais bonitos que esse.

"Tenho conteudo agendado, para os proximos meses (1 artigo/semana)"
Não sabes o que fazer? Aumenta esse 1 artigo por semana que é muuuito pouco, pelo menos para o meu ritmo normal.

Não sei se o assunto é do teu interesse genuíno, se for, mete a tua cara e começa a aparecer em fotos com cenas, receitas que faças ocasionalmente, etc... Fica bem mais fácil de fazer networking depois e dá mais credibilidade também.
Offline

receitasemcarne 
Membro
Mensagens 2 Gostos 5
Troféus totais: 6
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 1 First Post Linux User Mobile User

Já te respondi noutro local, mas respondo aqui também  :grin:
Muito obrigado pelas observações!
Vou ter em atenção tudo o que frisaste.
Aquele design precisa mesmo de uma mudança drástica eheh
E em relação á frequência de postagens, sim, aumentar o seu ritmo é algo perfeitamente possível!
Gostava muito de saber, da boca de alguém com experiência nestas lides, como é o "dia-a-dia" na gestão dum blog deste género :grin:
Deste já muito obrigado  :obrigado:
Offline

bloghack.pt 
Beta tester
Mensagens 56 Gostos 26
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
50 Posts Quick Poster Signature Level 3 One year Anniversary Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts

Gostava de pedir a vossa  ajuda para saber o que fiz de mal, de bem, o que tenho de melhorar e o que devo fazer a seguir!

Olá Pedro,

Que bom ver tanto entusiasmo ! Acho que fizeste bem em começar este projeto. Parabéns pela quantidade de conteúdos que escreveste. Não é fácil ser produzir tanto contudo em tão pouco tempo.

A propósito do que podes melhor isso depende dos teus objetivos. O que queres fazer com este site? Queres ganhar dinheiro com ele?
Offline

kalaio 
Beta tester
Mensagens 52 Gostos 7
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary 50 Posts Level 5 Linux User Windows User

Parabéns pela iniciativa, se calhar já fizeste mais que 80% das pessoas que "querem" fazer alguma coisa na net... continua a errar que é assim que aprendes. Com o tempo passas a fazer muita coisa intuitivamente.

O tema actual não é o melhor do mundo mas também não é o pior. Pelo menos alterava o negrito do texto do conteúdo. Se a ideia é comida light/saudável, algo mais clean e mais "suave" combina melhor.
Offline

kalaio 
Beta tester
Mensagens 52 Gostos 7
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary 50 Posts Level 5 Linux User Windows User

Em relação ao domínio, para evitar confusões eu registaria o http://receitassemcarne.com/.