← Desenvolvimento

Redirecionar dominio .PT para dominio .COM

Lida 6992 vezes

Offline

tyfuzz 
Membro
Mensagens 123 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Tenho um site com um fórum num dominio .COM e recentemente consegui registar um dominio .PT que consegue ser ligeiramente mais curto e um pouco melhor que o .COM no que respeita à descrição do conteúdo / tema do forum.

A minha questão é, sabendo que o dominio .COM está mais do que enraizado na mente dos membros (e não só), creio que não seria de todo aconselhável estar agora a mudar para o .PT, mas gostaria que o dominio .PT fizesse uma espécie de 'redirecionamento' para o .COM, pois acredito que o dominio .PT passará a ser um pouco mais utilizado para aceder ao site.

O que me recomendam?
Offline

ameal 
Membro
Mensagens 41 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

boas.

Acho que o que procuras se chama "Domain Alias".
É apenas o redireccionamento do teu segundo site para o primeiro, que irá
correr o mesmo código mas com o novo nome.
parecendo um clone, mas na verdade é o mesmo.

dá jeito para quando queres mostrar o teu site/loja/blog em várias linguas, cada uma
no seu TLD do devido pais (como .pt, .es, .us) sem teres de repetir o teu site, desde que
ele seja realmente multilingua.

Fala com o teu fornecedor de alojamento. ele explica-te como proceder.
Offline

tyfuzz 
Membro
Mensagens 123 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Desde já o meu muito obrigado pela resposta.

Na verdade, o dominio .COM tem conteudo em português, e a minha dúvida é saber se ao colocar um redirecionamento do .PT para o .COM se poderei estar a prejudicar um ou o outro de alguma forma?

Resumindo: os membros já conhecem bem o site visitando o endereço .COM, embora eu tenha a certeza de que, tomando conhecimento do .PT poderiam passar também a gostar e a utilizar, mas não quero depois criar problemas de SEO / indices Google com uma decisão mal tomada...

(o redirecionamento em principio, creio que deverá ser fácil: é ir ao DNS.PT e apontar o DNS do dominio .PT para o do .COM, certo?)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não deves criar alias algum senão ficas com conteúdo duplicado! Supondo que utilizas cPanel adiciona o dominio a conta como dominio parqueado e redireciona-o para o .com.
Na dns.pt apenas alteras os dns para os do teu alojamento.
Offline

tyfuzz 
Membro
Mensagens 123 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Excelente asturmas! Vou seguir esse conselho ao qual agradeço mesmo imenso! Obrigado.

Não deves criar alias algum senão ficas com conteúdo duplicado! Supondo que utilizas cPanel adiciona o dominio a conta como dominio parqueado e redireciona-o para o .com.
Na dns.pt apenas alteras os dns para os do teu alojamento.
Offline

tyfuzz 
Membro
Mensagens 123 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

asturmas, mais uma vez um MUITO OBRIGADO!

Venho aqui responder novamente só porque, como sou novato, ia-me passando com o não funcionamento das coisas, pois esqueci-me que o DNS.PT poderia levar algumas horas para que isto ficasse activo, e, passadas umas 4 horas lá recebi um SMS a indicar que já estava activo... (pois, só que até lá, lá contactei o servidor de alojamento para ver o que poderia ser, etc...)

Enfim, "maçaricanços"...

Vá, força!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O envio da SMS não significa que a propagação já tenha ocorrido e tambem pode ter ocorrido e depois receberes a SMS pois de madrugada fazem delay as SMS para as 9 da manha.
Offline

tyfuzz 
Membro
Mensagens 123 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Muito bem visto asturmas. Na verdade enviaram também um email, mas claro que só descansei mesmo depois de ir a um browser e escrever www.DOMINIO.pt e ver que estava mesmo a funcionar.

Desejo de EXCELENTE karma para ti!
Offline

ameal 
Membro
Mensagens 41 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

É verdade, asturmas.

Seria a (minha) solução para o caso de ter linguas diferentes em cada um.
mas neste caso ficariam a ser dois sites distintos para o google e teria efeitos
negativos para o SEO, por duplicar conteudo na mesma lingua.

O único senão do redireccionamento normal é que os visitantes verão sempre os dois links.
E no caso de funcionar deste modo seria melhor redirecionar do dominio .com para o .pt para
habituar os visitantes antigos ao novo nome.

O redirecionamento do Cpanel ocultará o dominio .com, ao se visitar o dominio .pt?
Offline

tyfuzz 
Membro
Mensagens 123 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Neste momento, e porque segui o que o asturma me indicou, quando se entra pelo dominio .PT, vai-se para o dominio .COM (é como se o .PT se "evaporasse", eheh...)

Se se entrar pelo dominio .COM, fica-se no .COM (tal como seria de esperar)