← Projectos

Paralisia do Sono

Lida 40037 vezes

Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Olá!  :)

Desde já, peço desculpa a todos os membros pelos meus últimos 3 posts neste fórum. Admito que abusei um pouco.

Você está a dormir na sua cama... de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não se consegue mexer. Entretanto, você nota algo diferente: parece que não está sozinho no quarto. Pior que isso, uma presença com forma humana esmaga o seu peito. É a paralisia do sono.

Link: www.blogparalisiadosono.blogspot.com

Este é o meu novo blog onde vou abordar um distúrbio do sono: a paralisia do sono. Criei este blog por dois motivos:

1. Eu sofro deste distúrbio. Nunca tive alucinações graves durante o mesmo, mas apenas a comum sensação de medo, de não me conseguir mexer, de estar alguêm em cima do meu peito, já ouvi alguns sons estranhos, a minha cama já tremeu de forma louca (enquanto que a minha Maria dormia de forma tranquila ao meu lado) e já vi uma mulher alta e muito pálida na porta do meu quarto. No entanto, nunca experimentei um terror profundo, talvez por ter equilíbrio emocional (penso que as pessoas com uma baixa auto-estima experimentam alucinações piores e mais aterrorizantes), e já saber que isto é natural e de origem biológica. Penso que o problema seja genético, porque um dos meus primos e o meu avô do lado materno também têm isto. Deve ser uma mutação num dos cerca de 20.000/25.000 genes do ser humano.

2. Cerca de 50% da população sofre um destes episódios pelo menos uma vez na vida. Milhões e milhões de pessoas sofrem isto todas as noites ou, pelo menos, uma vez por semana. Como existem dezenas de milhares de pessoas em Portugal que sofrem de paralisia do sono frequentemente, pretendo ajudá-las a compreender que é um fenómeno natural e não tem nada de sobrenatural.

Resta-me dizer que este distúrbio não provoca danos físicos, mentais ou emocionais. Todas as pessoas quando sonham experimentam a paralisia do sono, mas não se dão conta porque estão a dormir. O problema nisto é que algumas pessoas (como eu) acordam e o cérebro não desativa a paralisia imediatamente. É um erro biológico e nada mais do que isso, mas existe medicação disponível para acabar com o distúrbio. Eu opto por não a tomar porque quero descobrir mais sobre a paralisia do sono (sou a minha própria cobaia neste estudo que realizo sobre este distúrbio).

Para aqueles que ainda não sabem o que é a paralisia do sono, leiam o seguinte artigo: Paralisia do Sono

Abraços!
Offline

zorreta 
Membro
Mensagens 850 Gostos 2
Feedback +10

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Signature Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Acho o tema interessante  :)

Boa sorte!
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

tema e leitura interessante.

PS: devia haver um service pack para corrigir esses bugs do corpo humano.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Carlos, acho que falo por todos aqui quando digo que já tinhamos chegado à conclusão que sofrias de algum tipo de distúrbio mental.  :lol:

Estou só na brincadeira, não pretendo insultar ou menosprezar essa doença, não leves a mal. ;)

Força com o blog, parece interessante.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

devia haver um service pack para corrigir esses bugs do corpo humano.

 :lol: :lol: :lol:

Acho que os deuses deveriam fazer um "upgrade" aos seres humanos de vez em quando.  :lol:

O motivo é óbvio: a evolução ocorre de forma aleatória e movida por forças "cegas" e mutações acidentais. Alguns erros nos organismos são normais. Para além da paralisia do sono, outros erros são o terror noturno e o sonambulismo.

Abraço.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Carlos, acho que falo por todos aqui quando digo que já tinhamos chegado à conclusão que sofrias de algum tipo de distúrbio mental.  :lol:

Só se for complexo de superioridade.  :lol:

A paralisia do sono é absolutamente natural. Não provoca danos às pessoas e tem origem biológica.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Tb já sofri desses episódios mas acontecia-me a adormecer. Meia volta acontece-me, principalmente se andar com os sonos trocados.

Sentirmo-nos acordados, capazes de ver o que está à nossa volta e não nos conseguirmos mexer, é uma sensação interessante mas tb assustadora.  Quando me habituei tentei permanecer nesse estado mais tempo, mas como assusta, fazemos o possível para dar o clique para acordar o corpo.

E se os episódios se repetirem constantemente (adormecer, acordar, adormecer, acordar, etc) não descansamos nada...

Não sabia o nome. Bom tema!
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

E se os episódios se repetirem constantemente (adormecer, acordar, adormecer, acordar, etc) não descansamos nada...

Exatamente. Quando acontece uma vez... acontece várias vezes ao longo da noite. Quando acontecer contigo, tenta mover o dedo mindinho que passa logo passado uns segundos. Se tentares mexer os músculos mais fortes do corpo (braço ou perna) não consegues. Outra sugestão, de alguns neurologistas, é piscar constantemente os olhos que passa logo a paralisia.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

:D Ok, vou tentar quando me ocorrer outra vez.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
uma mulher alta e muito pálida
esta eu acho que já vi...
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Pois, mas de certeza que nunca a viste parada na porta do teu quarto a olhar para ti. :lol:
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

li este tópico, se o telefone toca vou ficar cheio de medo
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Estas coisas estranhas acontecem porque estamos acordados, mas, ao mesmo tempo, a dormir (no estado REM). Para algumas pessoas é pior: sentem alguêm a olhar para eles, uma figura estranha começa a arranhar as suas costas ou uma perna, ouvem gritos, passos, etc. Nos EUA, como são fanáticos por extraterrestres, costumam ver no seu quarto... extraterrestres. Aliás, os cientistas acreditam que a paralisia do sono é a causa de alguns relatos de "raptos" por extraterrestres.
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Excelente tema, excelente conteúdo, gostei muito de ler...bom projecto, bom trabalho. ;)
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Obrigado, Taribo. E quanto ao design do blog? Não sou muito bom em design, mas penso que esteja aceitável. O que acham?