← Projectos

Paralisia do Sono

Lida 40228 vezes

Offline

epkde 
Membro
Mensagens 60 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

deu-me uma vontade de ir ver as novidades do PortugalParanomal.

Já tive algumas experiências estranhas, mas nada de tão aterrorizador, para além de que sempre foi um tema que me fascinou muito.

Bom sorte com o projecto.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Epkde, a paralisia do sono é um distúrbio explicado pela ciência; não tem nada de sobrenatural nisto. No meu blog não vou "oferecer" interpretações medievais, mas sim as últimas descobertas da neurologia e fisiologia sobre este distúrbio. No entanto, nos comentários lá nos posts, vou respeitar todas as opiniões. Abraço!
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Quem quiser experimentar a paralisia do sono, que leia o último post que escrevi lá no blog. Nesse post explico como induzir conscientemente a paralisia, mas aviso desde já que alguns (os que tiverem problemas emocionais) podem sentir um terror absoluto durante o episódio, como terem pessoas a gritar ao vosso ouvido ou sentirem uma presença a tentar empurrá-los para fora da cama. Quem tiver calma durante essas alucinações, pode ter a experiência fantástica de um sonho lúcido.
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Citar
Deite-se na cama de barriga para cima e com os braços estendidos paralelos ao corpo. Agora relaxe e não tente mexer mais o corpo, deixe-o assim mesmo e mantenha-se atento à sua respiração; sinta o ar a entrar e sair dos pulmões e esqueça tudo o resto. Passados uns dez minutos vai sentir um formigueiro no corpo ou um zumbido no ouvido: não se mexa e deixe tudo acontecer, porque o seu corpo já está a começar a paralisar e as alucinações começam a surgir passados uns segundos

...e tome uns quanto alucinogenicos antes
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

:lol: Não é preciso alucinogénicos, um dia destes faz essa experiência e depois diz qualquer coisa aqui. Ao estares relaxado e concentrado na respiração, o teu cérebro vai deduzir (por deduzir, refiro-me a uma resposta natural do sistema nervoso central ao relaxamento) que já estás a dormir e paralisar o corpo. Surgem então as alucinações (tráfego da informação do dia no neocórtice e estímulos do complexo-R e sistema límbico). Em termos simples, digamos que a tua mente engana o cérebro.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

What the hell?

Quem é que não tem um distúrbio destes e que ao fazer o que diz no blog, acontece?
Custa-me a acreditar, tambem eu dificilmente acredito em alguma coisa, por isso só experimentando, mas tenho poucas espectativas ou nenhumas. ;)

Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Carlos, alucinações provocadas de forma automática?

Se fosse verdade, os traficantes de droga ficavam com o negócio estragado.



A Paralisia do Sono é um tema interessante para um blog, mas deves fazer por manter o projecto com informação credível e cientifica... se fantasiares muito, ou se deres espaço à especulação vai ser complicado atrair leitores.

 
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Não estou a fantasiar, amigos. O que falo aqui até já foi publicado em revistas científicas e, aqueles que me conhecem, sabem que sou realista e sou contra as pseudociências. O problema é que existe muita ignorância aqui no Ocidente sobre os distúrbios de sono e o pessoal que não percebe leva isto para o sobrenatural. Induzir a paralisia do sono é possível, pois fazem isso todos os dias em institutos (financiados por universidades) que se dedicam ao tema. Gritos, passos e extraterrestres no vosso quarto? É verdade, sim senhor. O que são realmente? Alucinações produzidas nas redes neurais e por vibrações no ouvido interno durante o estado REM (movimento rápido dos olhos, que acontece durante os sonhos). Pesquisem no Google que existem centenas de relatos sobre isto.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Outra coisa... as alucinações provocadas pelas drogas são boas, mas as provocadas pela paralisia do sono são horríveis! Para além disso, na paralisia do sono nem sempre há alucinações: na maior parte das vezes só não te consegues mover, sentes medo e parece que estás a sufocar. Já tive a paralisia do sono dezenas de vezes, mas poucas foram as vezes que vi ou ouvi algo estranho.
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

epa logo a noite vou tentar, se aparecer a tipa alta e pálida vou tentar sacar-lhe os numeros do Euromilhões.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Durante o processo, que dura uns 10 minutos, não te mexas. Fica relaxado na cama, atento à respiração e com a mente vazia (ficar atento à respiração serve para a tua consciência se manter acordada, enquanto que o corpo adormece). Não adormeças, fica concentrado na respiração! Amanhã vais estar aqui, aterrorizado, a dar-me razão. :lol:
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

aterrorizado ficaria se algum dia desse por mim sequer a experimentar :roll:
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Eu já tive isso várias vezes, quando trabalhava por turnos, estava na cadeira a tentar descansar um pouco e dava por mim acordado mas sem conseguir mexer...conseguia virar os olhos e ver o que se passava e ouvir normalmente, para acordar só tinha sensibilidade numa perna e começa com ela abanar fortemente para me acordar o corpo com medo que fosse apanhado a dormir no trabalho :P lol é o que o cansaço faz é isso :P
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

João, este distúrbio é muito comum: cerca de 50% da população mundial experimenta isto, pelo menos, uma vez na vida. Quando uma pessoa está muito cansada, a paralisia do sono ocorre mais facilmente. Durante as sestas de tarde, é normal, mas, por a tua descrição, parece-me que sofres de narcolepsia. Dub, não vou perder o meu tempo contigo. Existem milhares de pessoas em Portugal que vivem em sofrimento por causa deste distúrbio, e tú estás aqui a brincar com o assunto.
Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Realmente, acho que este tópico não está a ser levado a serio e o assunto é interessante e do interesse geral. Eu pelo menos interesso-me por estas coisas, é claro que não vou experimentar, mas acredito que funcione.