← SEO

Encontrar as keywords certas (atualizado 2015)

Lida 17551 vezes

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

O objetivo deste tópico é reunir um conjunto de ferramentas, guias e dicas sobre pesquisa de keywords, dando seguimento ao tópico original de 2005 da autoria do fpware.

Como ficará inamovível, vamos procurar atualizá-lo sempre que se justificar, incluindo novas infos e sugestões que os membros da comunidade aqui deixem... portanto façam o favor! :)

Ferramentas:

Google Keyword Planner (GKP): A ferramenta tradicional de pesquisa de keywords.

Google Search: Tanto nas keywords sugeridas na caixa de pesquisa, como nas keywords relacionadas no fundo da página. Para uma pesquisa mais exaustiva pode-se repetir o processo para cada uma das novas sugestões e, só desta forma, obter dezenas de resultados interessantes.

SEMRush (versão gratuita e paga): Que posso dizer, é a minha tool favorita. Em termos de pesquisa de keywords, tem uma vastíssima base de dados, incluindo as keywords que os concorrentes utilizam e que mais tráfego lhes levam.

Keywordtool.io (versão gratuita e paga): Uma ferramenta que vai buscar, automaticamente, as sugestões da caixa de pesquisa do Google que falei em cima, para todas as combinações possíveis e imaginárias. Seguramente algumas das sugestões não fazem sentido, mas é uma forma rápida de obter centenas de possíveis keywords no espaço de segundos. A versão paga inclui search volume, cpc e competition - podem sempre obter estes dados no GKP, exportando as keywords aqui e importando as mesmas no GKP.

Übersuggest: A função é a mesma do keywordtool.io, com uma interface um pouco mais rudimentar. Pode ser útil quando usado em conjunto com a extensão Keywords Everywhere (Chrome e Firefox), que adiciona automaticamente search volume e cpc aos resultados da pesquisa.

Buzzsumo (versão gratuita e paga): Não é uma ferramenta de pesquisa de keywords propriamente dita, mas pode ser útil para ver os conteúdos mais partilhados com as keywords que estamos a trabalhar e, com isso, obter novas ideias.

Guias:
(em inglês)

Básico: How to Do Keyword Research for SEO: A Beginner's Guide - Hubspot

Básico: How to Do Keyword Research - Moz

Avançado: Keyword Research: The Definitive Guide - Backlinko

Extras:
Keywords to Concepts: The Lazy Web Marketer's Guide to Smart Keyword Research
Why We Can't Do Keyword Research Like It's 2010
Google Didn’t Want Us To Use The Keyword Planner This Way. But It Works Nicely
Offline

paulosebin 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1

Gostaria de propor uma atualização. Conheci a ferramenta Answer the Public, que apresenta palavras-chave como se fosse um ideograma. Muito boa.
Offline

nelsondiasdmkt 
Membro
Mensagens 11 Gostos 10
Troféus totais: 9
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Webmaster Avatar

Oi Carlos,

Tendo em conta que grande parte das pesquisas na internet são resultado das sugestões automáticas dos motores de busca, aqui vai mais uma ferramenta para adicionar à lista:

Soovle

Se por um lado é fixe o facto de conseguirmos escolher os motores de busca que nos interessa, por outro lado não temos a hipótese de escolher a localização e a linguagem.