Aqui está um rascunho do meu texto (muito próximo da versão definitiva). Agradeço sugestões, criticas e contribuições:
Foi há alguns meses atrás debatido de forma superficial a forma como os prestadores de serviços apresentavam os seus produtos. Vendo os tópicos de alguns freelancers podemos deparar-nos com apresentações extremamente básicas e que levam a que ninguém queira sequer entrar em contacto com o freelancer de modo a pedir mais informações.
Devido a isso, é essencial apresentar bem o produto que queremos vender, porque essa será a primeira impressão que o cliente terá sobre nós e sobre o nosso profissionalismo.
1. Introdução ao serviço e ao freelancer
Em primeiro lugar aquando da apresentação do seu produto deverá apresentar-se a si e posteriormente fazer uma introdução aquilo que irá vender.
Na sua apresentação convém então referir o seu nome, a transparência é a base de uma boa relação freelancer-cliente e a sua experiência na área. Estes são os dois pontos essenciais para se apresentar.
De seguida deverá introduzir o produto que irá vender. Basta uma pequena descrição do produto para os clientes tomarem contacto pela primeira com aquilo que vai vender.
2. Áreas de actuação específica
Depois de se apresentar a si e de apresentar o seu produto, está na hora de especificar as suas áreas de actuação, de modo a que o cliente saiba quais os seus pontos fortes. Apresentar as áreas em que o freelancer é melhor é quase uma obrigação nalguns serviços.
Nos casos mais usados no Mais Tráfego, como o Design, Web Design, Programação e Produção de Conteudos as áreas especificas são várias:
No caso do design poderá referir as ferramentas com que trabalha: Photoshop, Illustrator, etc
No que toca ao Web Design poderá especificar as linguagens com que trabalha: CSS, HTML, etc
No caso da Programação deverá identificar as linguagens que usa: ASP.NET, Visual Basic, etc
Na Produção de conteúdo, a especificação não é assim tão linear. Poderá especificar os temas em que está mais à vontade para trabalhar, mas pode também indicar que está à vontade para tratar de qualquer tema.´
3. Preços/Orçamentos
Após se ter apresentado a si e ao seu produto e depois de ter especificado as áreas especificas de actuação, está na hora de apresentar os preços da prestação do serviço. Neste ponto podemos dividir a questão em dois pontos.
Poderá tabelar os seus preços segundo uma série de condições. Este ponto poderá ter uma vantagem, no que toca ao cliente ficar a saber de imediato o seu preço, no entanto é um modo que não permite haver oscilações consoante cada caso.
E é devido a isto que o segundo ponto acaba por ser o mais recomendado, que é o orçamento caso a caso. Ao utilizar o orçamento poderá definir um preço consoante os factores que pretender: duração do trabalho, conhecimento da área, pesquisa exigida, entre outros.
4. Condições Gerais do Produto/Serviço
Depois de apresentar os preços do seu produto, está na hora de definir algumas condições gerais. Neste ponto, deverá indicar o modo de pagamento disponível, a duração do trabalho (caso esteja pré-estabelecida) e outras condições mais especificas, como a garantia do seu produto (caso seja aplicável), entre outros.
5. Portfolio
Este é um dos pontos mais importantes da sua apresentação. Não basta indicar a experiência que tem na área, é necessário também mostrar o trabalho realizado.
Poderá construir um documento em que reúne os trabalhos realizados, ou no caso de estar tudo disponível online, poderá indicar os links onde o cliente poderá ver o seu trabalho.
6. Contactos
Em 6º e ultimo lugar, deverá então indicar os modos de contacto. É obrigatório apresentar o seu email, meio de comunicação básico no que toca à internet. Poderá ainda indicar outros meios de contacto como skype, MSN, etc.
Em casos mais específicos, em que o preço é mais elevado e que o cliente deverá ter mais confiança no prestador do serviço, deverá ainda indicar o seu numero de telefone e/ou morada.