← Google

O Google anunciou hoje que vai sair da China

Lida 5809 vezes

Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O Google anunciou hoje que vai sair da China e com isso perdeu 1% das suas acções de mercado.

Noticia completa: http://economico.sapo.pt/noticias/google-cai-1-apos-terminar-com-censura-na-china_84922.html

Pelo que vi em noutros lugares, vão encerrar os serviços na China no próximo dia 10 de Abril acho eu. Foi um braço de ferro já desde algum tempo para cá e pelo que vemos, o google sai fora de cena para não ter mais problemas pois estava a ser ameaçado pelo governo chinês duras medidas se continuassem a não filtrar os conteúdos como estavam fazendo antes e como tinham prometido por escrito.

Isto faz me lembrar a mesma coisa de webmasters que tenham sites banidos no google (por violarem alguma regra com conhecimento ou por desconhecimento)


Google > webmasters com sites banidos

Governo Chinês > google censurado

O Google sente agora na pele o que os webmasters sentem na pele quando têm os seus sites banidos no google, é quase a mesma coisa.

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ó NetFast eu compreendo que vejas isso do lado dos webmasters, mas a comparação não faz muito sentido até porque os webmasters não sofrem assim tanto, muito pelo contrário.

Relativamente à saída da China já estava anunciada a algum tempo, enfim aquela terra é complicada para qualquer empresa. :lol:
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

A china é outro mundo, e o pior é que são mais que ás mães.
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

... até porque os webmasters não sofrem assim tanto, muito pelo contrário...

Desculpa mas discordo desta afirmação, sofrem e muito, pois ficam a perder muito trafego de visitas de qualidade (excepto se o Google desse país tiver pouco share de visitas ou se for um mercado mais competitivo em motores de busca não se nota tanto as perdas).
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Estão a redireccionar o tráfego para o Google Hong-Kong http://www.google.com.hk/
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Desculpa mas discordo desta afirmação, sofrem e muito, pois ficam a perder muito trafego de visitas de qualidade (excepto se o Google desse país tiver pouco share de visitas ou se for um mercado mais competitivo em motores de busca não se nota tanto as perdas).

Estava a referir-me a esta afirmação: "O Google sente agora na pele o que os webmasters sentem na pele quando têm os seus sites banidos no google, é quase a mesma coisa." e aos webmaster em geral e claro acho que não se deve comparar o Google à China  :lol:
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

estava comparando eles os 2 pelo mesmo motivo: a censura.

Ninguém gosta de ser censurado ou banido...
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Ninguém gosta de ser censurado, mas há quem merece sê-lo.
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Estranho como isso acontece, paciência
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Por amor à santa, então a Google alguma vez censura alguém? Aquilo por aqueles lados é uma maravilha, ora quantas pessoas aqui deste fórum tiveram problemas e foram banidos injustamente? A maior parte provavelmente nunca teve um único problema com eles.
Offline

marketocracia 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Não sei se foi uma boa decisão da Google. A minha perspectiva é que a Google teve em risco segredos do próprio Google, motor de busca, ou outras tecnologias. E tomou uma medida defensiva em termos de proteção da sua tecnologia. O escritório da Google na China poderia representar um risco a esse nível. A ideia que foi por causa da censura ou por causa de meia dúzia de contas de ativistas chineses... A Google censura resultados noutros países para além da China, respeitando a legislação de cada país. E entrou na China, aceitando as regras do jogo. Mudou de opinião em relação à censura, quando antes a tinha aceite? A Google é business. Não é política, nem religião.

Um dos problema do Google na China é que o Governo Chinês privilegia incondicionalmente as empresas estrangeiras. E o Google para entrar na China teve que fazer parcerias com várias empresas chinesas. Que agora apropriaram-se do negócio respectivo. A China não é como Portugal. Nós damos benefícios fiscais às empresas estrangeiras quando investem em Portugal e oferecemos n outros benefícios. Gostava de perceber a lógica econômica desse tipo de investimento. É para criarmos empregos. Certo. Depois, decidem mudar a empresa para um país onde os salários são mais baixos e as condições oferecidas pelos governos desses países ainda são melhores e... ficamos sem os tais empregos.

O Google na China estava em segundo lugar em termos de quota de mercado. E sem quaisquer condições de discutir o primeiro lugar no curto ou médio prazo. E a maior parte do dinheiro que recebia em termos de publicidade era das empresas chinesas que queriam anunciar fora da China. Portanto, a decisão do Google foi tomada neste contexto econômico e não foi a primeira empresa americana a sair da China. O Google descobriu que a China é dos chineses...

Quando à questão da censura, a própria evolução da sociedade chinesa irá resolver essa questão a seu tempo. Não é o Google que vai antecipar o momento desse evento.

Ressalvo que sou fã da Google. Utilizo quase exclusivamente o motor de busca Google. Acho que a Google tem um conjunto de serviços excepcionais. O AdWords foi uma revolução que ajudou milhares de pessoas individuais e pequenas empresas a criarem empresas ou a fazerem crescer as respectivas empresas. Utilizo nalguns computadores o browser Chrome. E adoro o browser. Mas, o fato de ser fã da Google não me impede de ser independente e de ser crítico quando julgo que devo sê-lo.

O marketing da Google a propósito da censura na China não deixa de ter um impacto positivo na luta contra essa censura. Corresponde a um pico de atividade nessa luta. Mas, terá um impacto reduzido e limitado no tempo. Daqui a 3 meses, já ninguém se lembra da razão que a Google alegou para sair da China. A situação econômica dos EUA não permite grandes atrevimentos em termos de política externa em relação à China.