Espero ajudar-te, mas aconselho-te a consultar um contabilista, porque a legislação muda constantemente.
De qualquer modo, há questões simples.
- A primeira prende-se com os recibos verdes. A empresa poderá aceitar recibos verdes (tens de combinar esse método, em vez de fatura). Esclarece esta situação antes de avançares para o acordo.
- A questão do CAE tem de ser resolvida quando passas a ser trabalhador independente, que emite recibos verdes. Se passas recibos verdes, tiveste de definir um CAE.
- A questão do IVA dependerá de diversos factos, entre os quais o volume de negócios. Tem em atenção que podes estar isento de cobrar IVA.
Sinceramente, apesar de considerar que estas dicas que te dei podem ser úteis, acho que não deves esclarecer-te num fórum. Tenta chegar a um contabilista informado. As informações que te dei aplicam-se à minha realidade (sou sócio-gerente de uma empresa e também passo recibos verdes) mas cada caso é um caso e a lei é muito complicada, tem especificidades e está em constante mudança.
Um alerta: um trabalhador independente tem de pagar as contribuições para a Segurança Social, todos os meses. O incumprimento tem multas, de 1 por cento por mês de atraso. Tem em atenção esta obrigação.
Abraço,
Pedro Gonçalves