← Negócios Online

Ideia de negócio - sugestões para o problema

Lida 7270 vezes

Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Boas,

Tenho uma ideia de negocio para o comercio local de automóveis, sendo que o mesmo envolve a criação de um site ( stand online), a parceria com stands de uma determinada zona e a rentabilização será feita na base da comissão por venda e não numa mensalidade como é usual neste modelo de negócio.

O processo:
O visitante entra no site, tem interesse num determinado automóvel, pede informações e ser estiver interessado recebe o local onde este se encontra para agendar uma visita ao stand. Se efectivamente comprar, eu recebo a comissão.

Problema:
O problema é fazer o traking das vendas.
   - Fazer com que o cliente informe o stand que vem de determinado site ou informar o stand que o cliente X vai passar por lá.
   - Como ter indicação de que o cliente X acabou por comprar o automóvel, para alem da palavra do stand.
   - Sugestões para contrato a realizar com os stands para salvaguardar a verificação das vendas e comissões?

Penso que a ideia é fácil de entender, conto com as vossas sugestões :wink:     

Obrigado.
Offline

AndreFr93 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Seria melhor na minha opinião comessares no lançamento do site sem exegir custos de anúncio ou de comissão durante os primeiros tempos até ganhares um número razoavelmente consideravel de utilizadores e de parcerias. Depois de teres numeros razoaveis de utilizadores e parcerias poderias criar uma tabela de custos de anúncio para os parceiros(stands).

Por exemplo:

Colocação de novo anúncio (2 semanas): 2€
Renovação de anúncio (2 semanas) :2€
Destaque em primeira página (1 dia) : 40€
Destaque em primeira página (2 dias): 75€
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Citar
Citar
Seria melhor na minha opinião comessares no lançamento do site sem exegir custos de anúncio ou de comissão durante os primeiros tempos até ganhares um número razoavelmente consideravel de utilizadores e de parcerias. Depois de teres numeros razoaveis de utilizadores e parcerias poderias criar uma tabela de custos de anúncio para os parceiros(stands).

Por exemplo:

Colocação de novo anúncio (2 semanas): 2€
Renovação de anúncio (2 semanas) :2€
Destaque em primeira página (1 dia) : 40€
Destaque em primeira página (2 dias): 75€

Sim, essa seria a maneira mais convencional, mas não é isso que pretendo, pois o site é apenas focado no comercio local, a ideia não é ter muitos parceiros mas sim alguns com uma boa oferta, se fores a um stand com a conversa de mensalidade e custos a grande parte não te está para ouvir, até porque há muita concorrência por ai, mas se lhes falares em comissão por venda eles já querem saber o que tens para dizer, pois já não tem muito a perder e muitos comerciantes ainda não acreditam nem investem na Internet para potencializar o seu negócio.

A comissão é mais vantajosa, contudo o problema está a vista...       
Offline

MiguelTavares 
Membro
Mensagens 3871 Gostos 0
Troféus totais: 33
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Conhecendo os vendedores de carros como conheço, nunca irás receber um centimo.
Offline

gp10 
Membro
Mensagens 177 Gostos 2
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Vais ouvir sempre que não terás sido tu a vender, mesmo que tenhas sido, é muito difícil controlares. A menos que sejas tu intermediário directo. Porque não vais falar com o teu público-alvo? Saberão melhor que nós. Perguntas: O meu site faz isto e isto mas eu também preciso de ganhar dinheiro, qual seria a melhor forma de me pagar? Ou te dizem que nunca pagariam pq nao tem interesse ou te dizem só comissão e perguntas qual seria a melhor forma de controlar as vendas e ele diz-te nem que seja a contrario. Faz um estudo de mercado e perceberás o que eles farão e eles é que te vão dizer como podes controlar mesmo que não seja explicito.
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Citar
Conhecendo os vendedores de carros como conheço, nunca irás receber um centimo.

Já fui um por algum tempo e tens razão para pensar dessa forma  :wink:

Citar
Vais ouvir sempre que não terás sido tu a vender, mesmo que tenhas sido, é muito difícil controlares. A menos que sejas tu intermediário directo. Porque não vais falar com o teu público-alvo? Saberão melhor que nós. Perguntas: O meu site faz isto e isto mas eu também preciso de ganhar dinheiro, qual seria a melhor forma de me pagar? Ou te dizem que nunca pagariam pq nao tem interesse ou te dizem só comissão e perguntas qual seria a melhor forma de controlar as vendas e ele diz-te nem que seja a contrario. Faz um estudo de mercado e perceberás o que eles farão e eles é que te vão dizer como podes controlar mesmo que não seja explicito.

A minha ideia era criar uma serie de medidas durante o processo que mesmo não 100% viáveis pudessem desmotivar o "chico esperto" a fugir ao compromisso, algo que no final os leva-se a pensar algo como "bem, se ele descobre nunca mais me vende carro nenhum"  isto também aliado a um contrato para dar mais seriedade ao negocio.

De destacar também os visitantes do site não sabem o stand ou a localização exacta do veiculo, terão sempre de entrar em contacto e ai eu também posso fazer alguma recolha dos dados do cliente.

Neste momento já tenho um Stand com interesse, local onde já trabalhei e também familiar ( já sei, pior inda  :wink: ) mas o ideal é ter alguma variedade na oferta, caso contrario o visitante vai para outro lado, daí pensar em adicionar mais alguns stands.               
Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A melhor forma de conseguires garantir que foste tu que vendeste é favoreceres o cliente ao anunciar que foi comprado através do teu site.

Deixo um exemplo, um bocado extravagante, mas poderá resultar:

Ofereces a devolução de um valor na compra do carro.

- Na pratica:

A pessoa encontra um carro no teu site, vai ao stand e compra.
A pessoa vai ter contigo com o comprovativo da venda e tu devolves um valor acordado, imaginando 2% do valor da compra.

Uma forma de garantir isso, é que para a pessoa receber esse valor, tem de informar o vendedor que veio através de ti e por isso mencionar o teu site no contrato da compra.

O vendedor paga a tua percentagem e dessa percentagem pagas ao comprador.

Como disse, é extravagante, mas é das únicas formas que vejo onde possas garantir que tanto o cliente como o vendedor falem contigo.
Offline

flaviorodrigues 
Membro
Mensagens 326 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

A melhor forma de conseguires garantir que foste tu que vendeste é favoreceres o cliente ao anunciar que foi comprado através do teu site.

Deixo um exemplo, um bocado extravagante, mas poderá resultar:

Ofereces a devolução de um valor na compra do carro.

- Na pratica:

A pessoa encontra um carro no teu site, vai ao stand e compra.
A pessoa vai ter contigo com o comprovativo da venda e tu devolves um valor acordado, imaginando 2% do valor da compra.

Uma forma de garantir isso, é que para a pessoa receber esse valor, tem de informar o vendedor que veio através de ti e por isso mencionar o teu site no contrato da compra.

O vendedor paga a tua percentagem e dessa percentagem pagas ao comprador.

Como disse, é extravagante, mas é das únicas formas que vejo onde possas garantir que tanto o cliente como o vendedor falem contigo.
Comecei a ler o teu topico e estava a pensar algo assim para te sugerir.

Porque não, fazeres parceria com uma oficina daquelas tipo "midas" onde a pessoa após comprar o carro ia ao site, colocava o comprovativo da compra ou até um "voucher" que o vendedor tinha que lhe dar e oferecias por exemplo um check up ou uma revisão de troca de oleo + filtros nessa "oficia" parceira.

Não sei se me fiz entender, imagina no stand ABC, deixas uns "vales" impressos, todos com um codigo unico para cada carro que anunciares e dizes ao cliente que for ao teu site algo como: "Não se esqueça no acto de compra de pedir o seu vale gratis  para oferta de uma revisão blabla"

Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Já tinha pensado nisso, oferecer um GPS ou o valor do novo registo do veículo... Contudo o Stand pode sempre pagar isso ao cliente só para não ter de me pagar a Comissão. Mas o conceito é  bom e pode dar para ligar com outras medidas.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Sim, é isso. A pessoa depois de comprar deve receber por ex um vale de combustível que lhe ofereces, mas para tal tem de te enviar o contrato de compra.
Desta forma tens uma prova para mostrar ao stand.
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

A ideia passa por ai, oferecer qualquer coisa que leve o cliente a validar a venda. O problema é que qualquer stand para não pagar a comissão e sabendo da oferta pode sempre tentar beneficiar o cliente da mesma forma para este não validar a venda. O ideal aqui seria oferecer alguma coisa que o stand não pudesse oferecer, mas não sei o quê  :-k  alguma garantia, alguma revisão numa oficina certificada...
Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A ideia passa por ai, oferecer qualquer coisa que leve o cliente a validar a venda. O problema é que qualquer stand para não pagar a comissão e sabendo da oferta pode sempre tentar beneficiar o cliente da mesma forma para este não validar a venda. O ideal aqui seria oferecer alguma coisa que o stand não pudesse oferecer, mas não sei o quê  :-k  alguma garantia, alguma revisão numa oficina certificada...

Então nesse caso seria mesmo oferecer um vale para revisão numa oficina de renome.
Atenção, porque muitos stands têm a sua própria oficina, por isso também podem oferecer revisão.
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É um modelo muito difícil de implementar.

Imagina que recebes 2000 euros de comissão de uma das vendas, o que tu vais oferecer ao cliente é por exemplo algo no valor de 500 euros, e anda ficas com 1500 euros de "lucro".

Agora eu "sou" o Stand e quero fazer trafulhice contigo, é simples, eu realizo a venda (digo que não foste tu que me encaminhaste o cliente) e ainda ofereço 1000 euros de desconto ao cliente, "eu" poupei 1000 e tu não ganhaste nada.

Dá para esquivar deste tipo de problemas? Acredito que sim através de contratos e advogados, mas será sempre uma chatice, há sempre vendas que passam ao lado.

Eu adorava criar um método infalível para contornar este tipo de situações, pois conheço vários mercados onde poderia encaixar este modelo de comissão com os projetos certos, mas... ainda não tenho nenhuma solução eficaz..

O melhor conceito que cheguei até hoje é teres um comercial a trabalhar contigo ou para ti, onde ele é que realiza as vendas, pelo menos será alguém de confiança e sabes que "não" te passam a perna.
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Quando falo em oferecer um vale para revisão, falo de uma revisão ao estado do veiculo e integridade do mesmo. Visto que o veiculo ainda está na garantia, seria uma forma de um comprador ter a certeza de que o veiculo que comprou se encontra em bom estado, informação esta dada por uma oficina independente e não pela oficina do stand. Caso o veiculo apresente alguma anomalia, o cliente pode reclamar desde já junto do stand e acionar a garantia.

É certo que este modelo de negócio nunca poderá ser 100% eficaz, contudo penso que uma seria de medidas proteccionistas podem ajudar a dispersar muitos dos dos "chicos espertos". O facto de ser um protejo local, também ajuda com uma relação e controlo dos Stands parceiros.           
Offline

robertocortez 
Membro
Mensagens 120 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Tenho um modelo de negócio parecido e pergunto se encontrou alguma solução para o problema que expôs. Como evitar os "chico-espertos".