← Marketing

Recolha de mails para estudo de mercado

Lida 3045 vezes

Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Olá,

Um conhecido meu pretende começar um negocio no ano que vem e pediu-me como o podia ajudar a sondar o mercado para saber se o produto tem procura e quantas pessoas estariam interessas por distrito.
Estava a pensar fazer um site sobre o produto, com um formulario de recolha de dados de clientes ou potenciais clientes para um determinado produto, e saber que quantidades compram e a que preços e de onde são, bem como os contactos.
O objectivo é tratar essa informação e se possivel oferecer preços mais baixos e determinar quantas pessoas existem por determinadas zonas.

A questão é:

1) Será que as pessoas que ja compram o produto, vão indicar os preços a que compram e quantidades, se lhes disser que o objectivo e vender mais barato do que ao preço que já compram? Isso vai levar as pessoas a dizer que compram por 80, quando na verdade compram por 100, mas querem comprar por 70? Perceberam?

2) Será que essa recolha de dados, pode ser uma boa forma de captar clientes e saber o que se passa no mercado?



Nota:  não se trata de nada tecnologico, é apenas um produto.. vamos supor que é tapetes ( mas não é :superlol:)


Obrigado




Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Para avaliar um potencial mercado de negócio, o melhor mesmo é começar o próprio negócio... Se der deu, se não der não deu :) . Há factores mais relevantes do que a opinião do público, até porque este não consegues abranger todo com esse teu questionário, tens de pensar muito bem se o que vais vender, é realmente vendável. Já percebi que a ideia não é inédita por isso o melhor é tentar perceber qual o escoamento desse tipo de producto, noutras empresas. É fácil de perceber o volume de vendas.

Mas se quiseres sondar, o melhor é fazeres um site com algumas perguntas que não comprometam a integridade das respostas, não acho que devas perguntar nada sobre o preço pois é óbvio que acontecerá o que referiste.

Sabes que para teres pessoas a preencher isso, tens de oferecer algo. Um telemóvel, que estão na moda :lol:
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Obrigado pela tua opinião.
É claro que o produto não é vendável online nem enviado pelos ctt, terá de existir contacto telefónico e encomendas.
A questão de lançar o negócio sem este "estudo" é um risco pois se for lançado terá logo de ter 2 ou 3 empregados e sem clientes de inicio é mais complicado, teria de se partir logo para empresa e logo mais encargos.
O negócio quanto a mim é altamente rentável, pois ha pessoas a pagar 3x mais pelo produto, do que ele custa.. a ideia era poder fornece-lo mais barato, mas claro que isso tambem tem de ser equacionado, pois os custos de envio serão +/- fixos.
Em relação a ter pessoas para preencher o formulário e a ideia do telemóvel não sei se é adequado, pois o target é acima de 30 anos e com algum poder económico.

Para avaliar um potencial mercado de negócio, o melhor mesmo é começar o próprio negócio... Se der deu, se não der não deu :) . Há factores mais relevantes do que a opinião do público, até porque este não consegues abranger todo com esse teu questionário, tens de pensar muito bem se o que vais vender, é realmente vendável. Já percebi que a ideia não é inédita por isso o melhor é tentar perceber qual o escoamento desse tipo de producto, noutras empresas. É fácil de perceber o volume de vendas.

Mas se quiseres sondar, o melhor é fazeres um site com algumas perguntas que não comprometam a integridade das respostas, não acho que devas perguntar nada sobre o preço pois é óbvio que acontecerá o que referiste.

Sabes que para teres pessoas a preencher isso, tens de oferecer algo. Um telemóvel, que estão na moda :lol:
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não tens como convencer um senhor de 30 anos a responder a um questionário sem oferecer nada em troca.

Sondar um mercado recorrendo a uma empresa especializada é uma hipótese, mas os custos seriam mesmo altos. E estou a falar de todo o tipo de sondagens. A mais funcional é a telefónica, pede-se "pessoalmente" por favor e muitos fazem o jeito.

Então mas se há essa certeza de rentabilidade devias avançar. Eu quando referi se era ou não vendável não referi como devias vender. Vendas por telefone são eficazes mas de certeza que não podes vender na net. onde já se vende virgindade? ;)

PS: Atenção, estou a falar um pouco à toa pois nem sei sequer o que pretendes vender.

Se não vais funcionar com CTT, pressuponho que implique a existência de colaboradores ambulantes... É um producto e não podes enviar pelos CTT?
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Não tens como convencer um senhor de 30 anos a responder a um questionário sem oferecer nada em troca.

R: Se a pessoa responder oferece-se qualidade do produto e preço mais reduzido.. se calhar cada cliente era capaz de poupar 100€ por ano

Sondar um mercado recorrendo a uma empresa especializada é uma hipótese, mas os custos seriam mesmo altos. E estou a falar de todo o tipo de sondagens. A mais funcional é a telefónica, pede-se "pessoalmente" por favor e muitos fazem o jeito.

R: Isso era bom, mas esta fora de questão, pois seria muito caro.

Então mas se há essa certeza de rentabilidade devias avançar. Eu quando referi se era ou não vendável não referi como devias vender. Vendas por telefone são eficazes mas de certeza que não podes vender na net. onde já se vende virgindade? ;)

R: Sim é negócio para ganhar 200 ou 300€ por dia, se existir meia dúzia de clientes diários.. e existem milhares pelo país.. mas não se sabe em que zonas ou melhor quantas pessoas em média em determinada zona.. O ideal era ter 300/400 clientes num raio de 50-100 km, nesse caso podia-se reduzir mais os preços.. claro que se o cliente estiver a 200km não compensa la ir.. ( seria 400km no total de ida e volta e seria logo uns 50€ para o gasoleo e desgaste.