Muita coisa certa se tem dito aqui sobre este tópico, mas também muito disparate. O mais provável é que o Andrecab além das dúvidas que tinha, ainda ficou com mais.
Eu se não sei, prefiro estar calado do que dizer disparates. Posso se houver interesse nisso elaborar um tópico detalhado sobre este tema, pois surgem muitas dúvidas que nem sempre são bem respondidas.
Para ter um negócio com loja fisica ou não, é necessario iniciar a actividade nas finanças, como empresário em nome individual (ENI) ou através de uma sociedade.
Depois tens que comunicar o inicio de actividade na segurança social, a qual nao deves esquecer.
Com estás a iniciar, aconselho-te a inicirares com ENI, além de não teres de criar uma sociedade, os encargos com uma sociedade são bastante mais elevados desde a contituição, Técnico Oficial de Contas, PEC Pagamento Especial por Conta apartir do segundo ano, Prestaçao de contas no final de cada ano, entre outras, despesas estas que não tens se optares por ENI.
Se optares por ENI, podes optar pelo regime simplificado ou por contabilidade organizada(é preciso um TOC). A diferença entre estes é a formula de apuramento do rendimento para calcular o IRS a Pagar no final do ano.
Se optares pelo regime simplificado é considerado rendimento para calcular o imposto a pagar 20% das vendas, e 75% dos serviços prestados e outros rendimentos, se optares por contabilidade organizada o rendimento para calcular o imposto a pagar é o que resultar das Vendas - Compras - Despesas.
Como vives na incerteza do sucesso do negócio, aconselho-te a optares pelo regime simplificado e aqui podes optar pelo regime de isenção de IVA, mas só podes estar neste regime se não facturares mais de 10.000€. Atenção que no regime de isenção não podes efectuar importações/exportações de bens ou serviços.
Ou podes optares pelo regime do IVA, onde tens que 3 em 3 meses entregar uma declaraçao onde tens que declarar as tuas vendas, compras e despesas, para fazer o apuramento trimestral do IVA.
Em relação a facturação, podes optar por manual ou eletrónica, sendo que se optares por manual, depois terás que comunicar todas as facturas mensalmente no site das finanças.
Se optares por um software, tens que escolher obrigatóriamente um software certificado o qual podes ver nesta lista das finanças quais estao certificados
http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/consultaProgCertificadosM24.actions, e terás também todos os meses que enviar o ficheiro Saft para as finanças.
No entanto, é preciso estar atento às regras da segurança social, ao seguro de acidente de trabalho obrigatório para os ENI, saber se a actividade exige ou nao alvará, pelo que aconselho vivamente que antes de fazeres alguma coisa a te aconselhares com um contabilista ou um TOC, para analizar o teu negócio e te aconselhar o melhor para o teu negócio, porque o que for melhor para teu, pode nao o ser para o meu.