← Desenvolvimento

Curso Universitário de Engenharia Informática

Lida 1894 vezes

Offline

jorge_silva_3 
Beta tester
Mensagens 529 Gostos 63
Feedback +9

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Level 5 Mobile User Super Combination Combination

Olá, daqui a cerca de 2 anos sou capaz de ir para a universidade.

Tenho visto alguns cursos que posso tirar na área Científicas com uma média de cerca de 14 valores. O que me pareceu mais apropriado para mim foi o de Engenharia Informática.

O que eu gostava mesmo de saber é se alguém já seguiu este curso e se o recomenda. Gostava de saber o que vou aprender mais específico lá, médias (já vi algumas médias de 13, mas gostava do vosso feedback) e que vantagens me trará o curso.

Agradecia a vossa ajuda.

 :obrigado:
Offline

Telmo Marques 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fourth year Anniversary

Sou licenciado em Eng. Informática e recomendo, especialmente a quem segue por gosto. Entras na boa com média relativamente baixa e tem muita saída para o mercado profissional (por enquanto). Tem ainda a vantagem de ser uma área que te dá valências mais que suficientes para te estabeleceres por conta própria, caso seja esse o teu objetivo.

Mas quem não vai por gosto desengane-se, não é um curso que se faça ás cavalitas dos colegas e a "marrar". É uma área extremamente técnica, e requer mais capacidade de raciocino lógico e compreensão do que diretas a decorar matéria.

Claro que muitos pormenores dependem da escola e plano curricular, uns cursos serão mais teóricos enquanto outros têm mais ênfase na componente prática. Uns são mais "baixo nível" e levam-te mais perto da electrónica (hardware), enquanto outros mais "alto nível" se focam mais no software. Aconselho a que analises o plano curricular de várias universidades/politécnicos que te agradem, e escolhe aquele que melhor se adapta ao que gostas.

O que vais aprender: Um pouco de tudo. Redes, programação (desktop, web, mobile), hardware (especificações de vários componentes e tecnologias utilizadas), desenho de interfaces (GUI), bases de dados, eventualmente inteligência artificial, e alguns conceitos mais específicos nas áreas empresariais e de segurança. E isto não é tudo, mas lá está, depende do curso.

O que importa relembrar que também vais aprender (ou ter que aguentar): Matemática, estatística e física.

A informática é uma área muito, mas mesmo muito, vasta, repleta de áreas diferentes e infindáveis nichos dentro de cada área. Com bolonha (licenciaturas de 3 anos) os cursos tornaram-se um bocado "gerais". Isto só para dizer que se achares um curso demasiado "global" não te assustes e dá uma vista de olhos pelos vários Mestrados existentes.

Espero ter-te esclarecido em alguns aspetos ;)
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

jorge_silva_3,

É uma área muito à base do mérito pessoal e da instituição de ensino. Tanto há pessoas com empregos garantidos antes de terminar o curso como há as no desemprego. É uma área competitiva logo os ordenados são altos se és bom e com ambição. O lado negativo é que vejo muitas pessoas com 30 e picos que já parecem ter 60. Outra dica que tenho é nunca perder o tempo em política de escritório e enviar currículos a toda a hora. As próprias empresas já sabem que um Engº Informático é um recurso para poucos anos. Depois de terminar o curso investe tempo e recursos numa tecnologia que estará no mercado durante os próximos 10 a 20 anos. Tens que ser inteligente e colocar o teu interesse em primeiro lugar. A não ser que queiras competir com a nova geração que sai das faculdades todos os anos.