Mensagens - joaobem

Páginas: 1
1
Marketing / Re: Curso - Marketing
« em: 05/Jul/2010 17:41 »
O IPAM e o ISLA têm pós graduações em Marketing Digital que a meu ver é uma área óptima para quem tem apetência para as tecnologias.

As licenciaturas em Marketing são muito teóricas e focam-se muito na parte comercial e de gestão de marketing que não é propriamente muito aliciante para a malta mais ligada à internet. :)

2
Marketing / Re: erro
« em: 22/Mar/2010 10:15 »
Apanhei bem a onda de pensamento ;)

Não, não tem nada de relativo. E está espelhado offline tb. Por exemplo: vender telemóveis - cada telemóvel só pode ser vendido uma vez. As operadoras, por outro lado, usufruem da magia da recorrência: quem tem telemóvel tem de os carregar sucessivamente.

Repara:

Quem vende serviços não automatizados, por mais clientes que tenha, para ganhar dinheiro tem de fazer o serviço, uma e outra vez. Ou seja, o serviço que prestaste a um cliente não pode ser facilmente duplicado. Tens de o fazer outra vez para obteres rendimento.

Um site de nicho, ou qualquer outro projecto com algum modelo de rentabilização, permite a automatização e a rentabilização recorrente - costumo chamar "projecto mãos livres".

Nota: não quer dizer que estes projectos não deiam trabalho. Dão e muito. Contudo, não existem limites de rendimento.

Exemplo:

- vendes um serviço de construção de sites (típico, eu faço-o). Dependendo dos projectos que aceites, podes criar 5, 10, 20 sites por mês. Seja qual for o número, é sempre limitado - e o rendimento também.

- crias 1 projecto nicho por semana para um deteminado nicho. Cada projecto rende-te 1 euro por dia. Ao fim de um ano, tens cerca de 52 sites e um bom rendimento recorrente e ilimitado, em teoria. Imagina ao fim de 2 anos, 5 anos, etc. E estás a criar propriedades virtuais que podem ser vendidas.

Ok... mas nada de criar ilusões. O melhor é sempre optar por uma estratégia mista. Ao fim e ao cabo, os serviços permitem um rendimento mais "certinho" e de curto-prazo. Os projectos de rendimento recorrente são mais incertos, de médio-prazo e muitas vezes podem não dar em nada. De qualquer forma, o importante é falhar rápido para saber o que funciona ou não.

Para mim por mais que serviços automatizados sejam motivadores pelo rendimento que geram, nada chega à motivação de criar projectos à medida para clientes sempre diferentes.

3
precisamente por isso é que defendo um modelo de conferências com poucos oradores.
Quando ouço os bons oradores o tempo passa a correr e fico com a sensação de que ficam com muito conhecimento por passar.

Sou defensor de que "menos é mais" :)

4
Os oradores confirmados são do melhor que temos por cá, mas começa a ser um pouco repetitivo não???

Estiveram no Upload, vão estar no actualiza-te http://conferenciasmarketing.blogspot.com/2010/01/oradores-mini-cv.html e agora neste encontro.

Para um país tão pequeno como o nosso, em que os oradores (de qualidade) não abundam não me parece que este seja o melhor modelo de conferência.

Talvez fosse mais eficaz uma série de palestras durante um ano, em que em cada uma falasse um ou dois oradores no máximo.

Era melhor para os oradores que não tinham o tempo muito reduzido e para os participantes que só iam ouvir quem realmente gostam.

Este modelo faz-me lembrar o ROCK IN RIO onde para ir ouvir os MUSE tenho de aguentar com os TOKIO HOTEL!!! (exemplo inventado):)

5
A reformulação da imagem graficamente falando é positiva. A nova imagem é bem mais actual e moderna.

Não entendo é o que a renascença quer passar com a mudança de imagem?

Será que pensa que mudando a imagem vai deixar de perder anunciantes para o canal online?

6
O blog com os conteúdos mais relevantes sobre o marketing dos dias de hoje é o blog do Henrique Agostinho. http://consumering.blogs.sapo.pt/

Para mim é imprescindível.

7
Marketing / Re: Novo logo da Sonae
« em: 18/Fev/2010 17:59 »
Se fores no sentido matosinhos - rotunda produtos estrela, vais reparar no logo em grande... Não está assim tão mau :D
Em algumas aplicações deve funcionar bem.
E deve ter sido por essas que a SONAE escolheu a nova imagem.

8
Marketing / Re: Novo logo da Sonae
« em: 18/Fev/2010 15:10 »
Não acredito que este seja o logótipo que os designers que criaram a nova imagem da sonae achem que é o que melhor exprime a empresa.

No entanto a escolha final não é deles, e chega uma altura em que os argumentos válidos acabam e acabamos por fazer o que quem pode quer.

Como os portugueses gostar de pensar que sabem fazer tudo, então se têm dinheiro ainda mais, os resultados finais vêm-se por ai.

E depois admiram-se se a notoriedade da marca não é elevada e culpabilizam o designer que fez o trabalho que eles quiseram!!!
É o que temos! :)

EDIT: Ler as regras do +trafego!
asturmas

Páginas: 1