← Hosting

Sobre os prestadores de serviços de alojamentos, domínios e outros serviços

Lida 21530 vezes

Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Uma questão. O objectivo dessa "associação" seria exactamente qual?

a) Conseguir formas de proteger o "consumidor", de forma a que este tome uma decisão mais fundamentada.
b) Proteger as empresas devidamente colectadas que fornecem alojamento, das empresas que surgem sem qualquer actividade legalizada conseguindo uma competitividade superior.

De que forma se conseguiria impor um regulamento? Que poder teria essa associação?

É que este assunto, é um tanto ao quanto complexo, e não basta arranjar um presidente e "siga"! Isso, é o menos. Uma associação é movida pelos seus associados sendo o presidente um coordenador e porta-voz.

Portugal não é um bicho papão. Para quem quer começar, pode iniciar-se como recibos verdes, e durante um ano está isento de SS e poderá não estar em regime de IVA dispensando assim contabilidade organizada. Se um ano é suficiente, já é outra questão... para quem se dedica a sério, deverá ser, para quem faz isto por part-time, certamente não o é. Claro que praticamente toda a gente começa de forma "ilegal", mas isso tanto é no alojamento, como o canalizador, como o mecânico ou a empregada da limpeza nos seus biscates. Eventualmente legalizará, simplesmente precisa desse empurrãozinho para iniciar, algo que eu não considero, de todo, reprovável. O problema aqui é a responsabilidade envolvida, e os danos que que um cliente suporta em caso de algo correr mal.

Quanto às empresas que prestam serviço nesta àrea, julgo que a situação actual ainda não está de tal forma difícil, que chegue a causar danos consideráveis em empresas estáveis legalizadas. Cada vez existem mais histórias de casos de empresas que desaparecem, e isso começa a sensibilizar quem procura mais informações em fóruns, motores de busca, etc... Com a Internet, chegou a necessidade das empresas se tornarem muito dinâmicas, responderem a mudanças e novos problemas de forma rápida e eficiente. Este é mais um problema que vai testar essa capacidade.

Vamos a ver que ideias surgem aqui.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ideias <- Esta é a palavra chave.

"Ideias" que eu vejo numa Associação deste sector:

1 - Divulgação - Campanhas de divulgação junto do público e em feiras técnológicas.

2 - Moderação - Elaborar uma lista de boas práticas a que os associados se comprometem a seguir, e moderar conflitos entre associados.

3 - Lobby - Participar, influenciar, dialogar, divulgar a associação e os seus associados junto de outras camadas de poder nacional

4 - Fiscalização - Actuar na defesa da legalidade do sector actuando contra os "ilegais"

5 - Aconselhamento - Criação de um gabinete de aconselhamento a clientes do sector

6 - Centro de Arbitragem - Criação de um centro de arbitragem para conflitos entre empresas e clientes

A esta hora da noite são as ideias que me ocorrem. Estou certo que algumas serão utópicas dentro do que é a realidade nacional, mas talvez outras possam ser aproveitadas.

Ficam os 6 tópicos com algumas ideias...

Vamos então falar de "coisas globais"...

Saudações
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Concordo com todas mas a primeira a parte das feiras é quase impossível de se realizar pelo grande numero de feiras tecnológicas que há no nosso pais..
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Isso foi uma piada Asturmas? "grande numero de feiras tecnológicas que há no nosso pais.."

Feiras mesmo só existe a da APDC (congresso) e mais uma ou duas... Feiras nacionais.. se tanto. Acho que não estou enganado.

Saudações
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

É.. para já não falar da "grande" SITIC que o ano passado foi cancelada..
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Tópico deveras interessante e que deve ser discutido exaustivamente. Aqui fica o meu ponto de vista como dono da Olivertek, LDA

A associação que neste momento "existe" teve um mau começo, lembro-me que quando esteve para ser iniciada o número de empresas que iria participar era
substancialmente maior. Por que será que agora são apenas 7? Porque está parada? Porque não entram novos membros? Deve andar aqui malta no fórum que sabe o que se passou, seria interessante partilharem informação.

A este mercado não fará apenas falta fiscalização? Não fará falta talvez uma licença de operação?
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Olá Tiago,

Penso que uma licença de operação seja algo legalmente complicado e que necessitaria que houvesse um lobby muito grande junto dos politicos para que fosse emitida legislação nesse sentido. No entanto não deixe de poder ser um objectivo a mais longo prazo para uma possivel/potencial associação.

É muito bom ver as empresas a participar neste tópico. O potencial existe e se de facto conseguirmos canalizar esse potencial todo em algo produtivo como uma associação, julgo que é que será importante para regular este sector.

Dai a minha opinião de que uma possivel Associação de empresas deste sector seja algo virado para o global de forma a evitar "choques de opiniões" ao ser demasiado especifica nos seus regulamentos.

Venham dai mais opiniões e sugestões.

Saudações
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas Tardes,

Mais um que achou este tópico muito pertinente e interessante...

Para a Trignosfera, a existência de Service Providers parasitas é sempre um motivo de preocupação, pois normalmente são esses parasitas do mercado, que arrastam o prestigio e a qualidade dos alojamentos nacionais para a lama...

Infelizmente parece que é ainda pratica comum a ideia de que ter uma revenda, vps ou mesmo um servidor dedicado colocado na china ou no "cu de judas", uma maneira fácil e rápida de ganhar dinheiro.

Como se sabe manter uma empresa de forma correcta neste mercado é algo dispendioso e que implica ter N condições para se poder criar uma relação séria e correcta no mercado.

Tal como outros colegas de empresas de alojamento já referiram... São estas empresas que envenenam o mercado, prejudicando tanto as empresas do sector como os clientes que entram no mercado á procura de alojamento e que caiem no conto do vigário.

A criação de uma associação, a meu ver não vai resolver nada nem será uma forma de pressão quer para as empresas parasitas, quer para mudar o panorama nacional. Como já foi visto em outros paises, o mercado por si só encarrega-se de eliminar milhares de sp´s todos os anos...
Infelizmente perdem-se milhões de euros anualmente com estas situações, alem de clientes prejudicados e processos em tribunal... Mas no fim de tudo apenas as melhores e mais fiáveis empresas subsistem.

E voltando á realidade portuguesa, o mercado não é assim tão grande para que não se conheça aquela ou outra empresa boa... A publicidade boca a boca, aliada a uma continua campanha de marketing á volta de uma empresa é por vezes mais eficiente do que empresas se juntarem em volta de um comum objectivo...

Acredito que estas empresas parasitas, vão sempre existir... O que á a fazer é tentar sensibilizar pela positiva os nossos clientes, oferecendo-lhes um bom serviço a um preço que seja justo.
Garantidamente se uma empresa se comprometer nessas premissas, ao fim de alguns anos, a marca se estabelece no mercado e se torna referencia.

Acima de tudo são os clientes que criam as empresas e não os administradores... Uma empresa só crescerá se o seu universo também crescer... E acreditem que apesar de tudo, ser honesto e correcto acaba por compensar na "long run".

Cumprimentos aos demais...

Paulo Eduardo
Trignosfera - CEO
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Hà uma coisa que eu ainda não percebi, e que tanto tu (Paulus) como o Anjo focaram, e que me deixa um pouco apreensivo:

Citar
Infelizmente parece que é ainda pratica comum a ideia de que ter uma revenda, vps ou mesmo um servidor dedicado colocado na china ou no "cu de judas", uma maneira fácil e rápida de ganhar dinheiro.

Porque é que te preocupa ou estás tão contra se uma empresa do mesmo ramo que o teu, com sede em Portugal, devidamente legalizada tem os servidores aqui ou no "cu de judas"? Ou a forma como essa empresa se rentabiliza?

Esta parte ainda não consegui perceber.

Porquê chamar-lhes parasitas? Pagam impostos como tu ou a empresa que eu represento, pagam ordenados (se tiverem empregados).. Qual é a diferença de como cada um faz o seu negócio?

Volto a frisar que a minha ideia de associação passa por algo que defenda o sector no seu todo, e que seja algo que não se preocupa com ideais de negócio, politicas empresariais ou sequer imiscuir-se na gestão de empresas associadas, procurando agregar um grupo de interesses comuns e na sua defesa actuar.. ou será que o que aqui se está a discutir é algo diferente?

Espero então por conhecer melhor as tuas ideias.

Saudações
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas Tardes Santo,

A questão que eu coloquei não tem nada a ver com facto da empresa ter os seus servidores na china ou onde for, nem a forma como faz negocio.

A experiência que eu tenho nestas andanças já permitiu assistir a situações bastante complicadas com empresas "parasitas" ou de "fundo de quintal" como quiseres referir...

Quantas empresas te prometem "tudo por nada", numa tentativa de angariar o máximo de clientes (e de dinheiro), para depois simplesmente desaparecer do nada... Levando o dinheiro e deixando em situação bastante complicada clientes que investiram num suposto bom serviço.

Alem dessa situação que a mim me preocupa (pois mancha a imagem de quem trabalha correctamente), temos a questão dos valores cobrados...
Como frisei no meu email anterior, quem trabalha de forma idónea, sabe que existe um valor que é o limiar entre tirar algum lucro e estar em prejuízo... Falo de prejuízo á forma de chegar ao fim do mês ou ano com um valor incomportável para manter o serviço em funcionamento.

Essas empresas aparecem no mercado com praticas de preços incomportáveis para qualquer empresa do mercado... E aliando aos preços incomportáveis se juntarmos ainda a mentalidade portuguesa de olhar ao preço e não ao global, encontramos o mercado nacional como um autentico lamaçal.

Pergunto-me eu... que é que uma associação irá fazer para mudar o panorama... ?
Toda a gente é livre de abrir uma SP ou GSP, usando ou servidores nacionais ou indo lá fora buscar ao preço da xuxa serviços. Não tenho nada a ver com isso ou mesmo com a politica de negócios da empresa em questão...

No entanto preocupa-me o facto de tais "sp´s" estarem a acelerar a sua existência, tendo crescido exponencialmente (tentadas pelo cheiro de negocio fácil e pela desvalorização do USD face ao Euro).

Quem conhece o mercado americano sabe o que é que acontece quando se tem um mercado pantanoso...

Cumprimentos,

LPC



Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ok. Já percebi a ideia subjacente das tuas palavras e revejo a minha opinião no que dizes. Realmente esse tipo de empresas não ajuda em nada o mercado nem o "mito" instalado de que lá fora é que é bom, em termos de alojamento.

No entanto, como em muitos mercados, estas coisas regulam-se a si próprias. Há-de existir sempre o cliente que quer "tudo e um par de botas" por 5 Euros por ano. Esses clientes irão flutuar entre HSP's conforme o sabor da maré.

No entanto existe um excelente mercado (que continua a crescer - basta atentar no numero de novas empresas criadas) que não olha tanto ao preço mas ao serviço em si. É nesse mercado que nos temos que centrar, e existe espaço para todos.

Estas SP's sasonais nascem em grande quantidade, morrem em grande quantidade e de tudo safam-se umas 2 ou 3.. E acima de tudo os clientes das que "morrem" são clientes que irão procurar um serviço e não um preço como da primeira vez.

Se analisares o mercado Americano, o caos é 1000 vezes maior e no entanto as empresas estaveis e sérias florescem.

No entanto uma associação terá de se preocupar com as coisas a um nivel superior. Legislação para o sector só mesmo com a colaboração do Governo/deputados, e penso ser utópico sequer pensar nisso nesta altura.

No entanto existem muitas coisas que uma Associação deste sector pode fazer, incluindo sensibilizar, implementar um selo de garantia (criar uma lista de requisitos essenciais para obter esse selo), fazer chegar ao público uma voz unissonante, transmitindo uma mensagem única e visando criar um sentimento de confiança no mercado. Esta tarefa terá concerteza o condão de auto-regular o mercado em que estamos, e será tão mais poderosa quanto o numero de sócios/empresas que se associarem a ela.

Acho que aqui neste forum se podem reunir as condições essencias para se fazer um primeiro "meeting". Lógicamente que comparados com outras empresas deste sector (PT, Amen, etc..) somos pequenas empresas, mas sempre ouvi dizer que a união faz a força...

Gostava de ver outros representantes de empresas aparecerem aqui e comentarem o que se está a discutir...

Saudações
Offline

louro 
Membro
Mensagens 769 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2




No entanto existem muitas coisas que uma Associação deste sector pode fazer, incluindo sensibilizar, implementar um selo de garantia (criar uma lista de requisitos essenciais para obter esse selo), fazer chegar ao público uma voz unissonante, transmitindo uma mensagem única e visando criar um sentimento de confiança no mercado. Esta tarefa terá concerteza o condão de auto-regular o mercado em que estamos, e será tão mais poderosa quanto o numero de sócios/empresas que se associarem a ela.

Acho que aqui neste forum se podem reunir as condições essencias para se fazer um primeiro "meeting". Lógicamente que comparados com outras empresas deste sector (PT, Amen, etc..) somos pequenas empresas, mas sempre ouvi dizer que a união faz a força...

Gostava de ver outros representantes de empresas aparecerem aqui e comentarem o que se está a discutir...

Saudações

Acho uma excelente ideia a criação de um selo de qualidade. Acredito que muitas empresas adiram a isso pois a união faz a força. Apoio isso!
Offline

Netpita 
Membro
Mensagens 23 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts

Olá a todos.

A minha opinião é que cada pessoa deve gerir a sua "empresa" conforme bem entende. Ninguém deve ser obrigado a ter um servidor próprio ou um VDS ou o que quer que seja, nem sequer a dar suporte aos seus clientes se assim o entender. Ninguém tem, também, o direito de condicionar os preços e condições que cada empresa pratica.

Como todos sabemos, cada um de nós está neste mercado por uma razão: uns para ganharem uns trocos sem sequer se preocuparem em fornecer um bom serviço e sem saberem bem o que estão a fazer nem no que se estão a meter, outros por gosto, que reinvestem tudo o que ganham de forma a melhorar os seus serviços (ficando também com apenas uns trocos no bolso), outros que conseguem ultrapassar este segundo exemplo e se tornam empresas lucrativas, reconhecidas e de confiança, etc.. O tempo será sempre o melhor juiz.

Deve ser o cliente a tentar informar-se e a contactar empresas antes de tomar uma decisão.
Talvez fosse boa ideia criar um sítio isento, onde determinadas informações fidedignas pudessem ser consultadas. Saber, por exemplo, moradas de empresas para que, no caso de uma "empresa" desaparecer inesperadamente, o cliente tenha uma noção de onde se deve dirigir ou alguém com quem falar.
Concordo plenamente com o selo de garantia, mas tem que ser atribuido com cuidado. Tem que ser, realmente, uma garantia, uma marca de confiança para os potenciais clientes. E deve poder ser retirado à empresa.

Sou, também, completamente a favor da obrigatoriedade do pagamento de impostos. Andarem uns a pagarem e outros a encherem-se... já chateia.

Uma coisa eu tenho a certeza: uma empresa tem que se responsabilizar (ou ser responsabilizada) no caso de não fornecer ao cliente aquilo por que este pagou.


---

A minha disponibilidade é algo reduzida, mas estou disposto a ajudar no que for necessário, dentro do que me for possível.
Se todos contribuirmos com algumas ideias, com certeza vão aparecer umas muito boas e vamos poder "escolher" entre as melhores.


Cumprimentos a todos,
Luis Pita



Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que estão a exagerar um bocado, dá para ver perfeitamente quando estamos a falar com uma empresa a sério. Pelo menos no meu ponto de vista.  :cool:
Cumps.
Offline

KBugDesigner 
Membro
Mensagens 274 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boa Noite,

Desde já peço desculpa por não me alongar na apreciação às vossas mensagens por falta de tempo, mais tarde irei intervir pois é um tema interessante e que foi focado por mim em 2005, curiosamente.

Podem visualizar a minha intervenção na altura sobre a associação existente:

http://www.omeuhost.com/forum3/viewtopic.php?f=4&t=64


Cumprimentos,

João Neves