← SEO

Tags no Fim de Cada Artigo

Lida 3229 vezes

Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Boa Tarde,

A maior parte dos blogs mostram no fim de cada artigo as respectivas tags com um link para as mesmas, exemplo: Tags: tag1, tag2, tag3, bla, wiskas, saketas

Acham que é necessário, isto normalmente é para os leitores ver todos os artigos com aquela tag, mas será que é mesmo usado por eles? Para SEO, faz grande diferença?

Obrigado!
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Duas ou três para os leitores é sempre uma boa ideia. Se é necessário para SEO? Não.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Penso que as TAGS são mais usadas na perspectiva do utilizador, indicar-lhe um caminho por onde pode seguir. Em termos de SEO, são links a apontar para páginas (ainda que TAGS podem ser optimizadas como tal).
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Acham que é necessário, isto normalmente é para os leitores ver todos os artigos com aquela tag, mas será que é mesmo usado por eles? Para SEO, faz grande diferença?

Para o leitor é mais importante um bom menu de navegação (breadcrumbs) e uma lista de artigos relacionados, de preferência com elementos visuais que "chamem" (uso de thumbnails por exemplo).
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Normalmente coloco no máximo 3 tags no fim de cada artigo, acho que é o ideal para o utilizador achar facilmente mais artigos relevantes com o artigo actual.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Não são melhores as categorias e, como o Carlos disse, os artigos relacionados para os leitores ir vendo artigos do mesmo assunto?

É mesmo necessário as tags?
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu acho que sim, se os utilizadores gostarem de ler um artigo sobre um assunto, vão querer ler mais artigos sobre esse mesmo assunto, por isso as tags no fim de cada artigo podem ser úteis para os utilizadores.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu no meu site uso as Tags para diferenciar shows, artigos, etc diferentes dentro de cada Categoria.

Em vez de usar Sub-Categorias (que faria com que eu tivesse algumas 70), uso umas 12 categorias e depois o resto em Tags...

Tenho as Tags no inicio do post e os Posts relacionados no fim. A categoria não tenho vísivel no post...

Mas acho que isto tudo depende de site para site, tipo de site, etc
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É mesmo necessário as tags?

Não, as tags não são necessárias. A decisão de ficar com elas ou não, deves tomá-la tendo em conta o perfil dos utilizadores do website para o qual pretendes realizar a modificação.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

SEO passa por tornar o site útil aos visitantes. Portanto, tudo o que melhora a navegabilidade da página para o utilizador pode ser um factor para te distinguir da concorrência. Mas claro que representa uma percentagem ínfima. No fundo, tudo ajuda.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Obrigado pelas respostas! :D

Normalmente uso sempre as tags, mas não é algo que goste de ver muito num blog...
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Eu pessoalmente utilizo as tags como uma sub-categorização.

Ou seja as categorias uso para categorização mas geral e as tags para algo mais específico.

Por exemplo tenho a categoria Search Engine Optimization e depois nos artigos associo as tags para definir melhor como Link Building, on-site optimization, off-site optimization, etc.

A nível de SEO as tags podem criar diversos links diminuindo a força que cada link passa para as respetivas páginas.
Offline

ruasesamo 
Membro
Mensagens 13 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Tags no final de cada post poderá ter a sua utilidade para o visitante (para SEO, duvido muito). Tag clouds é que, pelo menos no meu entender, são perfeitamente inúteis.