← Startups

Como calcular o valor de um negócio? Fatura 15.000€/ano

Lida 7999 vezes

Offline

karlis 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 3
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post

Boa tarde,

Tenho desde há poucos anos um negócio online direccionado para um nicho de mercado.
O mesmo tem vindo a aumentar de novos clientes e posso dizer que faturo cerca de 15000€/ano e apenas 10% são para despesas do negócio.

Gostaria de saber como posso saber o valor desde negócio - como calcularia isto, tendo em conta que continua a crescer a um ritmo de 25%/ano e que é um negócio com um potencial ainda muito maior se fosse metido mais capital para empurrar ainda mais o negócio?

O que têm a dizer sobre isto?
Obrigado.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

10% ao ano em despesas? Tens 14000€ de lucro anual é isso? :S
Offline

karlis 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 3
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post

Sim... Exacto.
É uma aplicação web profissional (direccionada a um nicho de mercado profissonal) já com cerca de 60 clientes efectivos e a aumentar. Desde 2014..
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Quais e que valor são os custos fixos?
Quais e que valor são os custos variáveis?

Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

De forma geral, o valor pode variar entre 2x a 3x o valor net income anual... Se realmente tiver um bom potencial poderá ser um pouco mais que isso, mas se é para pt não sei até que ponto existe o interesse...

Depende muito do que é... Fica com esse tipo de valores em mente e contata empresas que possam tirar bom proveito dela para saber se existe interesse em comprar.
Offline

karlis 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 3
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post

Obrigado @spykerGM
Um colega meu que já conhece o projecto falou-me em 4 a 5x... mas, ele conhece um pouco mais.
Já dá para ficar com uma ideia.

Obrigado.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado @spykerGM
Um colega meu que já conhece o projecto falou-me em 4 a 5x... mas, ele conhece um pouco mais.
Já dá para ficar com uma ideia.

Obrigado.

É como em tudo... Vale o quanto alguém está disposto a dar.
Pela maneira que falas parece que a manutenção é minima e sendo essa uma verdade, esses valores que indicas podem ser alcançados.
Offline

karlis 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 3
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post

Os custos são de manter um servidor dedicado, algumas telecomunicações nacionais e mão de obra para manter o serviço a andar, e a ser melhorado (que é o que eu tenho vindo a fazer ao longo dos anos); daí o aumento crescente de clientes novos e os antigos continuam.
Obrigado.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Quando faturas a empresas, tens diversos custos fixos e variáveis, de pagar impostos e ter contabilidade, pelo que 15.000 de facturação anual pode não ser tão linear como se vendesses um blog com rendimento fixo e residual por 2 ou 3 anos de rendimento.
 Só que dai coloques os impostos, 1 salário + segurança social, pode dar pouco mais de salário mínimo.

Exemplo se é a recibos verdes:
Vendas: 15.000€
Despesas: 1500
Sobra: 13.500

13.500€ / 14 meses = 964€
Segurança social: 248€ x 12 = 2976
Seguro de acidentes de trabalho: 100€ anual
Contabilista - 600 anual
Total: 13.500-2976-100 - 600 = 9824€

9824 / 14 meses = 701€ mensais

Daqui ainda se aplicam impostos, pelo que se o negócio ocupa pouco tempo, podes considerar que tens um salário mínimo extra.
Considerando a comparação de venda a 2 ou 3 anos de rendimentos o negócio não vale mais de 20 mil na melhor das hipóteses, mas isto é muito relativo, pois para teres a noção do valor tens de investir por ex 1000 eur e ver quando gera a mais de vendas, ai podes fazer uma projecção, embora isso não quer dizer que seja o que vai acontecer, pois nas vendas ás vezes o que parece ser muito bom, pode não ser.
Se por ex mostrares ao investidor que investes 1000 e gera 10.000 eur de vendas ai o negócio valoriza, agora se investes 1000 e gera 1500 pode não ser tão rentável.

De forma geral, o valor pode variar entre 2x a 3x o valor net income anual... Se realmente tiver um bom potencial poderá ser um pouco mais que isso, mas se é para pt não sei até que ponto existe o interesse...

Depende muito do que é... Fica com esse tipo de valores em mente e contata empresas que possam tirar bom proveito dela para saber se existe interesse em comprar.
Offline

karlis 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 3
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post

Ok @swing ...
Muito obrigado pela explicação detalhada.