← SEO

Links internos

Lida 1643 vezes

Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Todos nós utilizamos com regularidade os links internos mas existem ainda algumas questões que gostava que partilhassem a vossa opinião:

- Seguem alguma regra para o limite do nº de links internos que utilizam por post?
- Mesmo sendo links relevantes para complementar o conteúdo do post, se forem utilizados muitos links internos, eles perdem relevância?
- Às vezes acontece-me com os links internos debater-me com a questão 'SEO vs User Friendly?'. Sendo conteúdo que complementa o post, como por exemplo "lê mais informações aqui" ou "lê mais informações: concurso de fotografia". O utilizador não está muito mais sensibilizado para clicar no "aqui"?

Se alguém tiver mais questões que possam completar estas, força.

Aguardo opiniões construtivas. Obrigado :)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Olá Luís,

Aposta no user friendly. Por exemplo em termos do número de links internos, deves utilizar aqueles que vão trazer algo de bom ao utilizador. Se colocares, por exemplo, 5 links internos em cada artigo, isso vai parecer artificial: então todos os teus artigos têm exatamente 5 links de interesse para os utilizadores? Nenhum tem 4, 6, 3 ou 7? :)

Sobre perder a relevância, também podes pensar em como o utilizador vê isso. Se grande parte das palavras está linkada, o visitante fica sem saber onde clicar e a leitura pode ficar algo estranha. Só a Wikipedia consegue quebrar as regras e continuar user friendly eheh.

Em relação ao último ponto, salvo exceções eu não gosto do "clica aqui", sobretudo quando há mais do que um. Se escreveres o assunto não dás margem a qualquer dúvida. Portanto em vez do "clica aqui" podes ter algo como "clica aqui para entrares no concurso de fotografia".
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

isso dos links internos para outros artigos faz-me confusão...como é que sabemos que a palavra "sexo" já foi pronunciado em algum artigo relevante? temos que estar 100% sobre o que escrevemos ou compramos (artigos) para o blog ou a algum plugin que percorra os artigos para ver se existe mais keys?
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não sigo regras para os links internos, nem uso plugins para o efeito. Uso links sempre que é relevante.

Citar
se forem utilizados muitos links internos, eles perdem relevância?
relevância para que? para o SEO? para a navegação dos utilizadores? O que são muitos?
Se é relevância para o site, mesmo que perca, não é melhor nem pior do que não ter os links. Pode ser bom para ter um anchor text diferente para uma determinada página. Agora exagerar, penso que olhando para o artigo se verifica se é ou não relevantes. Por outro lado linkar keywords de 1 palavra ou 2 pode não ser a melhor forma...

Citar
lê mais informações aqui" ou "lê mais informações: concurso de fotografia".
Pois o clicka aqui ainda faz falta muitas vezes, mas há sempre alternativas:

ler mais informação sobre o curso de fotografia.
Curso de fotografia: tudo o que precisas saber.
vem ler mais sobre o curso de fotografia que publicamos.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Links internos ajuda por varios motivos, um deles é poder enviar os visitantes para outras paginas do blog que lhes interessem.  Se é bom para SEO? Certamente que haverá mais uns pontinhos na tabela do G para isso, mas tudo o que é em exagero nunca é bom... 1 link para uma pagina, outro link para outra coisa importante qualquer tudo bem. Link's internos só por fazer para SEO é melhor estar quieto.