← Domínios

Novos domínios .MEO e .SAPO

Lida 9443 vezes

Offline

desbloqueiodetelemoveis 
Membro
Mensagens 457 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

A PT vai estrear os domínios de topo genéricos (Generic top-level domain, ou gTLD) .meo e .sapo em 2014.

A Exame Informática confirmou que a PT pretende estrear os dois novos domínios no âmbito de diferentes iniciativas que vão ser lançadas durante 2014.

A PT foi a única empresa/entidade portuguesa a solicitar o registo de gTLD junto da Internet Assigned Numbers Authority (IANA). Os dois domínios foram atribuídos pela IANA em maio de 2013.

Os gTLD têm como objetivo gerar um novo impulso no que toca à criação de endereços de Internet. Com os novos domínios de topo, torna-se possível criar sufixos inspirados em marcas (como os já referidos .sapo e .meo) ou atividades e objetos (.books, .travel, etc.). Os gTLD são geridos pelas entidades que os reservam e pretendem atuar como alternativas a outros domínios de topo bem conhecidos como o .com, o .org, ou o .pt.

A reserva dos gTLD teve um custo inicial de 185 mil dólares (cerca de 134 mil euros).

A Exame Informática apurou ainda que também a Região Autónoma dos Açores chegou a ponderar o registo de um gTLD com o nome do arquipélago, mas acabou por abandonar o projeto.

Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/internet/2013-12-13-pt-vai-estrear-dominios-.meo-e-.sapo-em-2014
Offline

NITROFOX 
Membro
Mensagens 483 Gostos 1
Feedback +11

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Tipo, qual a utilidade destes dominios...?  :-k
Offline

superamon 
Membro
Mensagens 72 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tipo, qual a utilidade destes dominios...?  :-k
Deve ser para substituir os .no.sapo.pt e esses desse género
Offline

desbloqueiodetelemoveis 
Membro
Mensagens 457 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Tipo, qual a utilidade destes dominios...?  :-k

Para isso:

roubadono.meo
ladroesno.meo
naovaiaspo.meo

Queres mais exemplos?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Era o que eu tinha previsto. O .sapo deve ser usado para os blogs e o .meo para o meokanal e a meocloud e isto vai ser acompanhado certamente de uma mega campanha publicitária para dar a conhecer os novos tlds no geral.
Offline

desbloqueiodetelemoveis 
Membro
Mensagens 457 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Era o que eu tinha previsto. O .sapo deve ser usado para os blogs e o .meo para o meokanal e a meocloud e isto vai ser acompanhado certamente de uma mega campanha publicitária para dar a conhecer os novos tlds no geral.

Quando vi a notícia lembrei-me logo destes tlds em especial...
Será que a zon vai fazer o mesmo?

Não o façam, senão vai ser lindo de se ver...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não, a zon não pediu nenhum tld pelo que não vai fazer, em Portugal foram só o .sapo e o .meo
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Não, a zon não pediu nenhum tld pelo que não vai fazer, em Portugal foram só o .sapo e o .meo

Antes de mais boa noite meus caros  :cool:

asturmas não será uma questão de tempo até isso acontecer? O que é que uma operadora faz que a outra não tente imitar?
Offline

desbloqueiodetelemoveis 
Membro
Mensagens 457 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Antes de mais boa noite meus caros  :cool:

asturmas não será uma questão de tempo até isso acontecer? O que é que uma operadora faz que a outra não tente imitar?

Pois daí dizer isso da zon  :superlol:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Antes de mais boa noite meus caros  :cool:

asturmas não será uma questão de tempo até isso acontecer? O que é que uma operadora faz que a outra não tente imitar?
A candidatura a novos tlds esta fechada a vários meses estando a decorrer agora a fase de analise pelo que se voltar a ser possível o pedido tal só deverá acontecer dentro de 2 ou 3 anos (estou a dizer sem nunca ter lido nada sobre o genero).