← Blogging/Comunidades

Patrocinios.. onde e como?

Lida 5841 vezes

Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Olá,

Tinha programado lançar no inicio deste mês um sistema ao estilo sapo blogs,  mas devido a uns problemas de alojamento e alguns contratempos, por não ter lançado conforme tinha prometido, acabei por perder um patrocionador e o sistema ainda esta por lançar.
A questão é que embora ja tenha boas condições a oferecer aos bloggers que divulgarem o projecto, pretendia uns patrocionadores com prémios melhores e esta dificil consegui-los.
O motivo do post é esse mesmo.. como, onde e a quem acham que devo pedir patrocinios?
Tenho outra pessoa envolvida no projecto que vai suportar alguns encargos com prémios, mas numa fase posterior, não na fase de lançamento.


Obrigado
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Primeiro cria a plataforma e mostra que tem sucesso, depois pedir patrocínios é mais fácil :)
Offline

Miguel Dias 
Membro
Mensagens 1273 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim, não sei em que escala é esse projecto, mas se apresentares tudo à empresa a quem vais pedir o patrocinio, incluindo objectivos a curto, média e longo prazo, tens mais possibilidades de obter uma boa resposta
Offline

Fernando Augusto 
Membro
Mensagens 922 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Não te esqueças que ambos tem de sair a ganhar
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tens aqui um tópico que te mostra a visão de pelo menos uma empresa... pelas respostas parece ser partilhado por mais:

http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=8139.0
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

"Para receber um patrocinio tem de se dar algo em troca"

É interessante, mas temos algo para dar em troca aos patrocinadores.. se calhar superior aos prémios que possam oferecer.
A razão e que o mês passado ja estava td acordado com um patrocionador com uma oferta excelente.. mas devido a contratempos foi td adiado e perdeu-se.

Não estou a pedir patrocinios (alojamento) para mim/nós, mas o patrocinio que procuramos é em forma de prémios para os webmasters que divulgarem o projecto, nada para nós..pois durante o decorrer do projecto temos um orçamento para suportar o mesmo.. os patrocinios é mesmo só na fase de lançamento.
Volto a referir que não peço nada para mim.. apenas para os participantes..






Tens aqui um tópico que te mostra a visão de pelo menos uma empresa... pelas respostas parece ser partilhado por mais:

http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=8139.0
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

"Para receber um patrocinio tem de se dar algo em troca"

É interessante, mas temos algo para dar em troca aos patrocinadores.. se calhar superior aos prémios que possam oferecer.
A razão e que o mês passado ja estava td acordado com um patrocionador com uma oferta excelente.. mas devido a contratempos foi td adiado e perdeu-se.

Não estou a pedir patrocinios (alojamento) para mim/nós, mas o patrocinio que procuramos é em forma de prémios para os webmasters que divulgarem o projecto, nada para nós..pois durante o decorrer do projecto temos um orçamento para suportar o mesmo.. os patrocinios é mesmo só na fase de lançamento.
Volto a referir que não peço nada para mim.. apenas para os participantes..

Swing,

Ninguém disse o contrário. Aqui a questão está em saberes quantificar o que é que quem patrociona vai obter como beneficios face ao que vai oferecer como patrocinio.

Seja para ti, ou para um concurso, sempre que pedes um patrocinio/apoio a uma empresa, essa empresa irá tentar quantificar o que vai ganhar (publicidade e divulgação) versus o que vai oferecer (produtos ou alojamento, etc). Se a balança pende apenas para o teu lado, é lógico que o potencial patrocinador abandona o barco.

Falando por experiência própria, a PTWS já patrocionou vários concursos, incluindo um aqui no +T. Em todos os casos a nossa análise centrou-se num factor:

- Exposição do nome/produtos

A esse factor foi dado um valor face aos sites, visitas, potencial que quem pediu o patrocinio tem. Achado esse valor potencial, foi elaborada uma lista de prémios que poderiamos oferecer.

Temos de pensar bem nas coisas. Uma empresa é feita para ter lucro. Se não tem lucro nas suas acções (seja em dinheiro ou divulgação) não tem outro remédio senão fechar as portas.

Dar não faz parte do vocabulário de uma empresa. Mesmo quando existem doações, as empresas tendem a divulgar as mesmas de forma a ganhar publicidade para a acção, publicidade essa que é quantificavel em valor para a empresa.

Parcerias, patrocinios, etc, tem de ser uma mais valia para ambas as partes.

A balança do deve e haver tem de estar equilibrada sempre.

Saudações e boa sorte para o teu projecto.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Obrigado.

Vamos supor aqui o concurso do mais trafego.. acham que a canalmail vai perder alguma coisa por oferecer o pc?
No meu caso a questão é a mesma.. além de exposição em diversos blogs, também temos outros benefícios..

Coloco a questão de outro modo.. qual o interesse de uma empresa em ter exposição/ser falada na blogosfera? Será que isso pode ser quantificado em beneficios/lucro $$$? Será que isso não isso não vale um prémio?

De facto foi uma pena, mas tb tinha um portatil para oferta..mas acredito que ainda vou conseguir bons prémios.. embora se calhar esteja a fazer td um pouco a pressa.. mas vamos ver o que se consegue :)


Swing,

Ninguém disse o contrário. Aqui a questão está em saberes quantificar o que é que quem patrociona vai obter como beneficios face ao que vai oferecer como patrocinio.

Seja para ti, ou para um concurso, sempre que pedes um patrocinio/apoio a uma empresa, essa empresa irá tentar quantificar o que vai ganhar (publicidade e divulgação) versus o que vai oferecer (produtos ou alojamento, etc). Se a balança pende apenas para o teu lado, é lógico que o potencial patrocinador abandona o barco.

Falando por experiência própria, a PTWS já patrocionou vários concursos, incluindo um aqui no +T. Em todos os casos a nossa análise centrou-se num factor:

- Exposição do nome/produtos

A esse factor foi dado um valor face aos sites, visitas, potencial que quem pediu o patrocinio tem. Achado esse valor potencial, foi elaborada uma lista de prémios que poderiamos oferecer.

Temos de pensar bem nas coisas. Uma empresa é feita para ter lucro. Se não tem lucro nas suas acções (seja em dinheiro ou divulgação) não tem outro remédio senão fechar as portas.

Dar não faz parte do vocabulário de uma empresa. Mesmo quando existem doações, as empresas tendem a divulgar as mesmas de forma a ganhar publicidade para a acção, publicidade essa que é quantificavel em valor para a empresa.

Parcerias, patrocinios, etc, tem de ser uma mais valia para ambas as partes.

A balança do deve e haver tem de estar equilibrada sempre.

Saudações e boa sorte para o teu projecto.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Obrigado.

Vamos supor aqui o concurso do mais trafego.. acham que a canalmail vai perder alguma coisa por oferecer o pc?
No meu caso a questão é a mesma.. além de exposição em diversos blogs, também temos outros benefícios..

Coloco a questão de outro modo.. qual o interesse de uma empresa em ter exposição/ser falada na blogosfera? Será que isso pode ser quantificado em beneficios/lucro $$$? Será que isso não isso não vale um prémio?

De facto foi uma pena, mas tb tinha um portatil para oferta..mas acredito que ainda vou conseguir bons prémios.. embora se calhar esteja a fazer td um pouco a pressa.. mas vamos ver o que se consegue :)



O passatempo do +t é um bocado diferente, não vás por ai acredita.

Basicamente o que te interessa é venderes o teu produto, mete-te na pele do patrocinador e tenta dar-lhe o que ele quer antes dele o pedir ;) Ás vezes estar uma jogada à frente das pessoas ajuda muito.

Nenhum dos patrocinadores do +t surgiu por acaso, e recusamos muitos patrocínios, alguns superiores aos que apresentámos.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Vamos supor aqui o concurso do mais trafego.. acham que a canalmail vai perder alguma coisa por oferecer o pc?
No meu caso a questão é a mesma.. além de exposição em diversos blogs, também temos outros benefícios..

Eu julgo que não é a mesma, pois o +T está a fazer um concurso onde expõe os dados que permitem à empresa equacionar se realmente vale a pena apostar ou não, enquanto no caso do projecto que indicas, julgo que isso não existe (desculpa, mas não indicaste a que projecto te estavas a referir).

Pelo que sei, existiu também um trabalho de procura de patrocinadores, e com estes é preciso "negociar". Conseguir aliciar, e demonstrar que essa proposta poderá ser rentável. Parcerias são bases de um negócio saudável de uma empresa. As empresas estão sempre interessadas em saber de novas formas para potenciar o seu negócio... formas rentáveis!
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Ok, eu sei que não é a mesma coisa.. mas tb exponho todos os aspectos e vantagens aos possiveis patrocinadores.
Como referi não estou aqui a procura de patrocinios mas de opiniões/sugestões.. é diferente..
E se não apresentei aqui o projecto isso não põem em causa nada e tb e pq me pediram para o fazer.. ( o projecto não é so meu)
Obrigado, mas preciso de tempo e não que me ensines o que é negociar, pois ha bastantes anos que trab na area comercial e isso sei pelos cursos e pela experiência.



Eu julgo que não é a mesma, pois o +T está a fazer um concurso onde expõe os dados que permitem à empresa equacionar se realmente vale a pena apostar ou não, enquanto no caso do projecto que indicas, julgo que isso não existe (desculpa, mas não indicaste a que projecto te estavas a referir).

Pelo que sei, existiu também um trabalho de procura de patrocinadores, e com estes é preciso "negociar". Conseguir aliciar, e demonstrar que essa proposta poderá ser rentável. Parcerias são bases de um negócio saudável de uma empresa. As empresas estão sempre interessadas em saber de novas formas para potenciar o seu negócio... formas rentáveis!

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Sugestão, evita enviar mails, tenta ser criativo na forma como abordas as pessoas. Preocupa-te em fazer os contactos através de networking. Provavelmente mesmo que envies um mail com um documento tudo bonito a explicar o projecto e as vantagens para os patrocinadores é pouco provável que alguém o vá ler.

Pelo menos foi essa a minha abordagem na organização do passatempo do +t.

Ok, eu sei que não é a mesma coisa.. mas tb exponho todos os aspectos e vantagens aos possiveis patrocinadores.
Como referi não estou aqui a procura de patrocinios mas de opiniões/sugestões.. é diferente..
E se não apresentei aqui o projecto isso não põem em causa nada e tb e pq me pediram para o fazer.. ( o projecto não é so meu)
Obrigado, mas preciso de tempo e não que me ensines o que é negociar, pois ha bastantes anos que trab na area comercial e isso sei pelos cursos e pela experiência.



Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Pois isso é verdade, o outro patrocinio foi através de networking.
Em relação aos mails e o que estou a fazer, mas não está a resultar e tb não tenho tanto tempo assim para andar a fazer contactos directos.
Mas obrigado, vou rever e definir melhor as abordagens.




Sugestão, evita enviar mails, tenta ser criativo na forma como abordas as pessoas. Preocupa-te em fazer os contactos através de networking. Provavelmente mesmo que envies um mail com um documento tudo bonito a explicar o projecto e as vantagens para os patrocinadores é pouco provável que alguém o vá ler.

Pelo menos foi essa a minha abordagem na organização do passatempo do +t.

Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Depois de uma semana de envios, já começei a receber respostas aos mails.. o pessoal deve estar de férias..
É interessante que as pessoas que me responderam parece não estarem por "dentro" da publicidade online, e não estão a ver as vantagens, parece que só dão uma chouriça a quem lhes der um porco gordo.. parece me que a pub online ainda não é bem vista por mtas empresas..