← Projectos

PTMatriculas - Matrículas de Portugal

Lida 21100 vezes

Offline

ptmatriculas 
Membro
Mensagens 10 Gostos 3
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Webmaster Avatar Third year Anniversary

PTMatrículas é um espaço onde os utilizadores podem enviar mensagens aos proprietários das viaturas, ou simplesmente dar conhecimento ao público de alguma situação relativa a essa viatura.
Numa fase inicial, temos 5 categorias:
Mensagem, Estacionamento, Acidente, Abandonado e Diversos
Como as descrições indicam, pode ser uma simples mensagem ou comentários relacionados com estacionamentos menos próprios, acidentes e viaturas abandonadas.
Estamos à disposição para abrir novas categorias consoante necessário.
Devido a questões legais, ainda não nos é possível permitir aos utilizadores a inserção de fotos.

Link: http://www.ptmatriculas.com
Offline

brunzfilipe 
Membro
Mensagens 118 Gostos 39
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Idéia genial, fantástico! Parabéns.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

A ideia está engraçada, acho que podia era estar mais bonito, e o método de escolha das matriculas nao é o melhor devia ser só escrever em vez de ir seleccionando 1 a 1.
Offline

PedroCunha 
Membro
Mensagens 14 Gostos 1
Troféus totais: 9
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

A ideia é boa, mas o site devia estar organizado de outra forma, dá muito trabalho para colocar uma matricula e o design não me "chama".
Offline

ptmatriculas 
Membro
Mensagens 10 Gostos 3
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Webmaster Avatar Third year Anniversary

Idéia genial, fantástico! Parabéns.
Obrigado. Não é propriamente original, visto já existir noutros países, tendo sido a primeira: 
http://ilpdb.com/
e esta:
http://www.licenseplateslookup.com/

A ideia está engraçada, acho que podia era estar mais bonito, e o método de escolha das matriculas nao é o melhor devia ser só escrever em vez de ir seleccionando 1 a 1.
Obrigado, digamos que CSS não é o nosso forte, e mantivemos o design original dos restantes sites europeus (ver lista no footer).

A ideia é boa, mas o site devia estar organizado de outra forma, dá muito trabalho para colocar uma matricula e o design não me "chama".
Obrigado. O método de selecção de matrícula foi escolhido desta forma por dois motivos:
1 - Manter a mesma ideia que os sites europeus.
2 - Obrigar o utilizador a escrever a matrícula correctamente.
No backoffice existe obviamente um método de validação, para impossibilitar a introdução incorrecta (pode usar o URL: http://www.ptmatriculas.com/matricula/AA-00-00 directo), a questão, é que se deixarmos o utilizador digitar, iríamos ser obrigados a validar também o seu input, e iriam aparecer erros, erros que por vezes afastam os utilizadores.
No entanto, agradecemos a opinião, se por ventura surgirem mais utilizadores a informar do mesmo, então vamos introduzir um campo de input para a matrícula.

Brevemente iremos apresentar o mesmo tipo de site para duas situações distintas.
Se tiverem algum template/tema diferente que queiram recomendar, agradecemos todo o tipo de ideias, opiniões e críticas: info@ptmatriculas.com

Obrigado a todos.
Offline

pmra 
Membro
Mensagens 155 Gostos 1
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Interessante, mas não sei até que ponto será 100% legal...
Offline

ptmatriculas 
Membro
Mensagens 10 Gostos 3
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Webmaster Avatar Third year Anniversary

Interessante, mas não sei até que ponto será 100% legal...

Antes da abertura estivemos em contacto com a CNPD.
Visto que estávamos em falta com uma página de regras, termos de serviço e submissão de pedidos de remoção, contactamos novamente com eles e um advogado que irá tratar de legalizar todo o processo.
A restrição, até novos desenvolvimentos, é realmente a colocação de fotos das viaturas.
As secções acima referidas, já estão criadas e online.
Basicamente, a pessoa terá que comprovar que é o dono legítimo da viatura, e na nossa blacklist será adicionada a matrícula, impossibilitando assim qualquer comentário à mesma, ou que surja nas pesquisas.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Então e agora como é que vais tornar isto famoso? Essa vai ser a parte complicada, é fácil o pessoal abrir o vidro e mandar umas bocas agora agarrar no telemóvel ou PC e ir ai escrever uma critica é mais complicado.

Mas tenho interesse em saber como querem crescer, é uma área completamente nova em Portugal.
Offline

ptmatriculas 
Membro
Mensagens 10 Gostos 3
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Webmaster Avatar Third year Anniversary

@kandalf, famoso?
Não criamos o site (ou o grupo de sites) com esse intuito. É para ir crescendo, sem pressas. Na realidade é um passatempo, gostamos de desenvolver fora de horas :) :) sem patrões, clientes ou deadlines.
Mas posso dar o exemplo do fórum AutoHoje, repara que há duas threads com situações de estacionamento e outras diversas.
Penso que é um público potencialmente interessado neste tipo de projecto.
Lá, colocam fotos (retirando a matrícula) e comentam também, se não estou em erro a thread vai já com 200 páginas. Ou seja, há interesse em divulgar determinadas situações. Também já existia uma comunidade no Facebook (Tu estacionas como um imbecil), mas aparentemente tem pouco movimento.
A vantagem que vemos no PTMatriculas, é reunir tudo num único local.
Ok, não temos a possibilidade de fotos, mas também o objectivo não é envergonhar os condutores, só mesmo dar conhecimento.
Claro que quando tiver dados suficientes, iremos apostar num tipo de estatística, se há mais situações de maus estacionamentos, se determinada viatura tem N comentários negativos, etc...
(Classificação também será uma feature a introduzir no futuro)

Ao mesmo tempo, queremos alertar para os reincidentes, o kandalf imagina quantas e quantas dezenas de pessoas vejo diariamente em incumprimento?
Passo uma parte do tempo na estrada, há de tudo :) Daí a ideia também.
Cumprimentos.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Desconhecia mesmo que havia uma secção dessas no forum AutoHoje assim já é uma boa ajuda para começarem a dar-se a conhecer.

Eu sinceramente gostei da ideia, como moro numa cidade pequena não tenho grande problemas com transito e cromos ao volante. Mas sei que sempre que vou a LX e a outras cidades mais movimentadas que existe uma boa catrefada de cromos.

Boa sorte e vou seguir o site e as novidades...
Offline

ptmatriculas 
Membro
Mensagens 10 Gostos 3
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Webmaster Avatar Third year Anniversary

:) acredito, mas não é só Lisboa.
Pessoalmente, o que me tira mais do sério, é ver pessoal estacionado em lugar de deficientes sem o ser (ou se calhar são....mentais).
Tenho um amigo em cadeira de rodas e já por diversas vezes que ficou sem parque à conta dos senhores doutores de mercedes que estacionam lá porque têm medo que lhe risquem o carro nos estacionamentos normais.
Obrigado pelo apoio, divulga :)
Offline

jorge_silva_3 
Beta tester
Mensagens 529 Gostos 63
Feedback +9

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Level 5 Mobile User Super Combination Combination

Adorei a ideia, está simplesmente brilhante na minha opinião!

Quando o site for mais movimentado tenho a certeza que vou passar umas boas tardes a ler os comentários :)

"Oh amigo, para a próxima veja se não ocupa dois parques!" Vai dar pra rir muito!

Parabéns pelo site.
Offline

ptmatriculas 
Membro
Mensagens 10 Gostos 3
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Webmaster Avatar Third year Anniversary

De facto esse tinha sido melhor para estrear o site.
No primeiro não tivemos muita sorte, foi logo um "selo" de velho no condutor, ainda assim permitimos porque na realidade não é propriamente um insulto :|
O eterno problema será sempre alguém com intenções menos boas colocar informação falsa, daí as fotos ajudarem, mas como expliquei acima, para já ainda não temos hipótese.
Obg.
Offline

Carlos Azevedo 
Membro
Mensagens 159 Gostos 13
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Gostei da ideia...

Não vai haver problema no futuro por estares a permitir a divulgação de matriculas? Não falo de insultos mas comentários pormenorizados de locais e estado dos veiculos podem trazer problemas ou pelo menos atulhar o teu email com queixas dos proprietários :)

Vou acompanhar o projecto e desejo boa sorte.
Offline

ptmatriculas 
Membro
Mensagens 10 Gostos 3
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Webmaster Avatar Third year Anniversary

Ainda bem que falaste nisso Carlos, vou adicionar às regras a questão da localização, não será permitida.
Quanto ao estado, não entendo sequer a razão de terem colocado aquele comentário, não faz grande sentido. Pelo menos não era essa a nossa ideia :|
Até porque um carro a cair de podre, pode ter um condutor exímio e não andar por aí a estacionar em lugares de deficientes ou a ultrapassar à bruta.
De resto, não vemos problema nenhum, não permitimos dados pessoais, e para ver matrículas basta ir à rua.
Além disso, iremos cumprir os pedidos para remoção e/ou bloqueio (o plugin já está a ser desenvolvido).
Mas é engraçado, no segundo dia já tinhamos um mail de alguém a ameaçar que nos iria processar caso visse lá a matrícula dele. Pessoalmente, quem não deve, não teme, mas lá lhe explicamos que pode pedir o bloqueio :D

Aproveito para informar que já estamos a colocar a opção de inserir a matrícula manualmente ao invés de usar a lista.
Obrigado.