← Hosting

Como trocar Nameservers sem problemas?

Lida 6742 vezes

Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Eu mudei estou a mudar um site de uma empresa de alojamento (apenas o site o domínio permanece na mesma empresa que esta) e queria saber se consigo fazer isso sem ter o site down durante aquelas 24 a 78h que demora a propagação do DNS.

Isto até pode ser super básico mas como nunca o fiz é sempre uma aventura. Será que posso passar o site+db para o novo servidor e depois actualizar no dominio o nameserver do novo servidor mas mantenho os dados no servidor antigo durante uns dias e assim as pessoas que la forem ter tem acesso ao site à mesma não?
Isto funciona? Não posso ser prejudicado pelo google? Tipo material duplicado.

Ou será melhor meter no servidor antigo uma página a reencaminhar para o http://ip_do_servidor_novo ?

Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Copias o site para o novo servidor e depois metes lá o diminio.

Enquanto não actualiza os dns's o dominio continua a ir para o antigo. Caso não precises de fazer actualizações ao site durante a actualização, é na boa. :)
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Copias o site para o novo servidor e depois metes lá o diminio.

Enquanto não actualiza os dns's o dominio continua a ir para o antigo. Caso não precises de fazer actualizações ao site durante a actualização, é na boa. :)

Ainda bem que me falaste em actualizações, sou mesmo noob nisto nem me estava a lembrar que o site pode receber comentários e encomendas que precisam ficar guardadas na db. Ou seja parece-me que a única alternativa é meter uma página no servidor antigo a reencaminhar para o novo (utilizo o ip) assim dá sempre acho eu.
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

1º tens de fazer o total backup do teu host e restaurar no novo host
host = empresa de alojamento

Após testar se migrou tudo bem (podes testar por ip sem domínio)
Trocas os DNS para os do novo alojamento (se fores tu o gestor do domínio podes mudar os DNS senão tens de pedir onde compraste o domínio)

se antes era por exemplo:

ns1.quaquercoisa.com
ns2.qualquercoisa.com

Mudas para os NS da nova empresa de alojamento, tens de solicitar esses NS´s a dita empresa.

E geralmente é rapida a propagação do domínio menos de 2 horas. Mas pode levar mais tempo.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

E geralmente é rapida a propagação do domínio menos de 2 horas. Mas pode levar mais tempo.

Esta parte é que me interessou realmente, 2h? tinha lido de 24h a 78h. se for 2h é na boa faço isso a noite e no outro dia está bom.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A propagação é variavel. Normalmente avisam 48h mas pela experiencia 24 será suficiente. No entanto nem todos os ISP's irão actualizar à mesma velocidade, principalmente se o dominio já existir nos seus caches.

2h é que não é de certeza. Pode acontecer teres sorte do teu ISP fazer update Às zonas de DNS pouco tempo depois de mudares os DNS's, mas haverá sempre visitantes a irem parar ao destino antigo enqunto os NS's propagam.
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Essa taxa de 48H é algo que acontece muito poucas vezes mas que pode acontecer.

Mas segue os passos que indiquei são os correctos e aguarda pela propagação do domínio que para que ninguem se chateia será de 24 a 48H  :)
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Sendo assim acho que vou ter que meter uma página no servidor antigo a reencaminhar para o novo.

E acho que vou aproveitar e mudar mais alguns dos meus sites para o servidor novo. Ao menos levo tudo de uma vez
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Essa taxa de 48H é algo que acontece muito poucas vezes mas que pode acontecer.

Mas segue os passos que indiquei são os correctos e aguarda pela propagação do domínio que para que ninguem se chateia será de 24 a 48H  :)
Será? Existem ai casos pelo forum que a clix demorou mais de 1 mês a actualizar os DNS...

Voltando ao topico, a menos que seja um forum não precisas de fechar :)
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Que eu tenha ideia, era só para um servidor em especifico, ou seja, o problema não era directamente da clix, mas clix e netcabo são muito maus.

Fórum, lojas, sites muitos comentados, etc, o melhor é serem fechados com uma mensagem a dizer para aguardarem e tentarem apagar a cache de dns do pc e do browser.

Atenção que nem todos os sites funcionam só pelo ip, por vezes só funcionam bem com o domínio, existe o ficheiro hosts em "C:\WINDOWS\system32\drivers\etc", em que basta adicionar a linha: "ip dominio"
ex.:
Código: [Seleccione]
127.0.0.1 redtube.com
127.0.0.1 www.redtube.com
Isto dava para funcionar como protecção parental ;)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Será? Existem ai casos pelo forum que a clix demorou mais de 1 mês a actualizar os DNS...

Bem verdade e já testemunhei um caso desses.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Que eu tenha ideia, era só para um servidor em especifico, ou seja, o problema não era directamente da clix, mas clix e netcabo são muito maus.

Fórum, lojas, sites muitos comentados, etc, o melhor é serem fechados com uma mensagem a dizer para aguardarem e tentarem apagar a cache de dns do pc e do browser.

Atenção que nem todos os sites funcionam só pelo ip, por vezes só funcionam bem com o domínio, existe o ficheiro hosts em "C:\WINDOWS\system32\drivers\etc", em que basta adicionar a linha: "ip dominio"
ex.:
Código: [Seleccione]
127.0.0.1 redtube.com
127.0.0.1 www.redtube.com
Isto dava para funcionar como protecção parental ;)
Sinceramente não me lembro mas a melhor recomendação que se pode fazer é usarem os DNS da OpenDNS ou do Google
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sinceramente não me lembro mas a melhor recomendação que se pode fazer é usarem os DNS da OpenDNS ou do Google
Isso é apenas para quem vê sites, para os webmasters e principalmente os administradores de sistemas, o melhor é usarem os dns da clix e da netcabo, assim se houver problemas sabem logo, enquanto que se usarem opendns é mais dificil saberem que há problemas e como funciona com o opendns, devia funcionar para todos, mas as coisas não são assim e por vezes perdem muitas visitas...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Isso é apenas para quem vê sites, para os webmasters e principalmente os administradores de sistemas, o melhor é usarem os dns da clix e da netcabo, assim se houver problemas sabem logo, enquanto que se usarem opendns é mais dificil saberem que há problemas e como funciona com o opendns, devia funcionar para todos, mas as coisas não são assim e por vezes perdem muitas visitas...
Depende do ponto de vista pois existem muitos ISPs nacionais (e ainda mais internacionais) e é impossível um administrador de sistemas possuir uma ligação de cada um deles para verificar o que indicas por isso não me parece relevante...
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Após pensar um bocado surgiu-me uma nova solução que não sei se funciona mas pelo menos na minha cabeça parece perfeita.

Transfiro o site (sem a base de dados) para o novo servidor, ou seja, fico com o site no servidor novo e no velho e a base de dados fica no velho. Depois configuro o site do servidor novo para usar uma base de dados externa, e ele vai utilizar a base de dados que se encontra no servidor velho ou seja, ambos os sites utilizam a mesma base de dados por isso penso que não vou perder dados. Passado 2 o 3 dias transfiro a base de dados do servidor velho para o novo e fica feita toda a transferência sem downtimes.

Isto parece-me uma muito boa solução mas gostava da vossa opinião