← Monetização

O artigo ridículo do Economico sobre rentabilização de blogs

Lida 9877 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Saiu no Económico um artigo no mínimo ridículo, e sem qualquer estudo aprofundado do tema, sobre a monetização de blogs. No meio de tamanho disparate, safa-se o comentário do Custódio. Porque de resto até dá pena um tema tão interessante como este e com tanto para dizer (ainda por mais numa altura de crise como esta), ser tratado desta forma, pelos "ditos profissionais" do jornalismo.

É por estas e por outras que os blogs são a mais credível fonte de informação da actualidade. Tenho dito.

http://economico.sapo.pt/noticias/os-blogues-portugueses-que-ja-ganham-dinheiro_105775.html

Citar
Os ‘bloggers’ nacionais estão a fazer render os seus espaços virtuais. Saiba quais os mais populares, como facturam e o que fazem para atraírem mais visitantes.

No início, eram encarados como diários virtuais nos quais "simples mortais" podem expressar-se e ser compreendidos por inúmeras pessoas no vasto mundo da blogosfera. Hoje muitos dos blogues são ferramentas importantes para ajudar a gerir as finanças pessoais, outros são autênticos fazedores de opinião e influenciam quem os visitam. É como se fossem páginas de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um facto após o outro. Mas hoje os blogues são também uma fonte de receitas que, bem geridos e alimentados com ‘posts' apelativos, podem significar um ganho extra nos bolsos dos ‘bloggers' . E, para fazer dinheiro com um blogue, basta deixar "entrar" a publicidade.

Sem reservas, Custódio Fernandes, autor do Blogue do Dinheiro, afirma que vende ‘banners' (publicidade) directamente a anunciantes e ainda os chamados anúncios Adsens (serviço de publicidade oferecido pelo Google). "Esta venda de publicidade rende cerca de mil euros por mês. O blogue tem, no entanto, outras fontes de rendimento, como por exemplo comissões de vendas de produtos que divulgo e que podem ser úteis para os leitores ganharem mais dinheiro online", refere o responsável do Blogue do Dinheiro.

Também Renato de Sousa Barros, autor do blogue www.maisvalias.net, diz que consegue retirar uma renda mensal. "Os valores variam consoante o mês em questão e estão muito dependentes do número de visitantes e dos anunciantes. Uma actividade que lhe rende, em média, 300 euros mensais. Mas, para manter o interesse dos internautas, os ‘bloggers' têm que manter a informação interessante. Renato de Sousa Barros sublinha que a maioria dos artigos publicados no Maisvalias.net são conteúdos informativos extraídos da imprensa escrita e falada.

Mas nem só os blogues informativos e económicos dão dinheiro. O blogue de entretenimento Macacos nos Galhos conta com o GoogleAds (serviço grátis e simples que permite aos editores de ‘websites' de todos os tamanhos ganhar dinheiro exibindo anúncios do Google) para gerar receitas. "A melhor resposta que consigo dar é que recebo pouco. É o suficiente para pagar o alojamento e o domínio", refere Pedro Couto e Santos, autor do blogue. No caso de Ana Garcia Martins, autora do Pipoca Mais Doce, e apesar de ser o blogue pessoal com mais sucesso em Portugal, ainda não tem publicidade. "É algo que pode acontecer mas, para já, ainda não tenho", refere.

Actualmente, o conteúdo e tema dos blogues abrangem uma infinidade de assuntos que vão desde jogos, piadas, ‘links', economia, política, notícias, ‘life style', poesia, ideias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.  É quase impossível saber quantos blogues existem, mas estima-se que existam milhões.

Gabriel Coimbra, director de pesquisa da IDC Portugal, adianta que a consultora "não contabiliza o número de blogues criados mas, com base na nossa análise de mercado, o crescimento exponencial da utilização do Facebook e do Twitter tem tido, e continuará a ter, a médio e longo prazo, um efeito explosivo no crescimento da utilização dos Social Media." O responsável explica que os ‘social media' englobam os sistemas ‘online' que permitem produzir e propagar conteúdos gerados pelos utilizadores de uma forma descentralizada, e sem o controle editorial de grandes grupos, e de muitos para muitos utilizadores. Neste universo, estão os blogues.


Os blogues do momento

Mais-Valias
Nasceu em Outubro de 2006 com a "vontade de partilhar conhecimento e literacia financeira", diz Renato de Sousa Barros. Após os primeiros meses de vida, o foco dos assuntos incidiu na área de investimentos, tendo-se tornado, e à medidas das solicitações dos visitantes, num blogue de natureza mais generalizada, passando então a abranger assuntos mais relacionados como as finanças pessoais. Tem publicidade e os valores variam, estando dependentes do número de visitantes e dos anunciantes. Ainda assim, em média, Renato de Sousa refere que "os ganhos atingem cerca de 300 euros mensais."
www.maisvalias.com

Macacos sem Galhos
"Criei-o porque gosto de escrever." Esta foi a razão que levou Pedro Couto e Santos a criar o seu blogue, que surgiu na ‘web' na madrugada de 30 de Março de 1999. É, acima de tudo, um blogue pessoal onde partilha textos sobre o dia-a-dia, os seus filhos ou algo por que esteja a passar, como a recente remodelação de um apartamento e respectiva mudança. "Depois também é um blogue de entretenimento, onde escrevo artigos de opinião tentando sempre introduzir algum humor ou gerar discussão", explica. Apesar de não ser um dos blogues mais visitados, Pedro Couto e Santos sublinha que "O Macacos sem galho será, porventura, uma instituição".
www.macacos.com

Blogue do Dinheiro
Custódio Fernandes arrancou com o seu blogue em Maio de 2007. "Já trabalhava exclusivamente ‘online', e à semelhança do que já se fazia no estrangeiro, achei que seria interessante criar um blogue onde partilhar como ganho dinheiro ‘online' e como se pode ganhar dinheiro ‘online'", diz. Ao longo dos últimos três anos, o blogue tem crescido de forma quase exponencial ao mesmo tempo que o número de pessoas que ganha dinheiro ‘online' também tem aumentado. "Gosto de pensar que tive algum contributo para isso", sublinha o autor do blogue.
http://dinheirooportunidade.com

A Pipoca mais Doce
O blogue foi criado pela jornalista Ana Garcia Martins, há sete anos. Inserido na categoria de ‘life style', é dos que tem mais vistas em Portugal. "Criei o blogue numa altura em que se estava a dar o ‘boom' dos blogues em Portugal. Como sempre gostei muito de escrever e como percebi que num jornal nunca poderia ter o registo de que gosto, mais descontraído e informal, achei por bem juntar o útil ao agradável e criar um blogue", justifica Ana Garcia Martins. O blogue da jornalista é lido, diariamente, por 17 mil pessoas.
http://apipocamaisdoce.blogspot.com

PS: já que o Económico nem links para os respectivos blogs deixou, nos tratamos disso.
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Isto ate parece um artigo patrocinado ou de um grande amigo dos autores.  :lol: :lol: :lol: :lol:
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Já tinha referenciado isto..também achei imensa piada :D
Offline

ganha 
Membro
Mensagens 697 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tanto texto para tão pouco informação útil.
Offline

AnOliveira 
Membro
Mensagens 39 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Realmente... ridícula a escolha dos blogues (tirando o do Custódio, claro) e muito fraco o conteúdo.
Offline

ZeDiogo 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Muitoooooooo pouco aprofundado, com já disseram só se safa a parte do Custodio
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

LOOOOL
Acho que pior do que o artigo não dizer nada são os erros...
O que é Adsens? E dps já fala em GoogleAds?

E já agora, foram buscar o exemplo do macacos, tudo bem e referir que é provavelmente o blog português no activo não tinha sido interessante?

Enfim!
Offline

Manuel Moreira 
Membro
Mensagens 228 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Que pobreza de artigo.

Nem começo a criticar o artigo senão não saia daqui...



Cumps
MM
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Era escrever um artigo EM CONDIÇÕES sobre a temática e enviar para o editor..
Para ele ver o tipo de jornalistas que tem a trabalhar para ele..
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Luuulz pelo que li até parece que o "rapaz" dos macacos por ter um adzinho pequeno no canto está a vender a alma ao diabo...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

O que é Adsens?

Não sei mas também quero! :lol:

Sobre o artigo, nada a acrescentar ao que já disseram...
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

muito mau.
Offline

Alan Niemies 
Membro
Mensagens 27 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Bom, já que estivemos a comentar isso no Twitter, venho deixar minha opinião aqui.

O artigo é p*rco mesmo, ainda mais em relação ao tal "AdSens" (que quero conhecer pra ver se me dá alguma graninha; alguém sabe onde posso encontrá-lo? Hehe).

Porém, a sorte é que o ótimo trabalho do Custodio foi comentado por lá, e isso pra mim já é lucro, pois certamente alguém vai acabar entrando no Blog do Dinheiro e conhecendo um pouco mais de perto o mundo em que estamos inseridos. :O
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Isto é, no mínimo, gozar connosco. Que blogs em destaque são aqueles? Que coisa tão fraca.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Não ando nisto há quase nenhum tempo, mas fora o site do Custódio não conhecia mais nenhum.
E fui ver, e mesmo não me agradaram muito.