Boas...
Mais uma vez inspirado no post do Diguivirus, vou tentar mostrar como criar uma campanha PPC simples para promover uma oferta CPA muito específica, mais uma vez é um rascunho e espero contar com a vossa ajuda com sugestões e para colocar isso de forma legivel....
A idéia não é minha e tão pouco é original, mas funciona bem, e foi extraida de um fórum privado do qual faço parte... (plágio??)
IntroduçãoDuas coisas
Primeira: não espere ganhar dinheiro na sua primeira (ou segunda ou até terceira) campanha.
Segunda: você precisa de um investimento inicial, algo em torno de 100/300 euros são suficientes.
Se não esta disposto a "investir" algum dinheiro o Affiliate Marketing não é para você.
A ideia do post é utilizar PPC (adwords, bing, yahoo) para promover uma oferta CPA. Devido a falta de ofertas no mercado nacional, essa campanha funciona melhor no mercado internacional (USA/UK/CA/AU), porem, nada impede de ser adaptada no mercado nacional, tenha em mente que a diferenca entre o volume de pesquisas e o número de ofertas é grande.
Em portugal já se nota um crescimento nesse tipo de campanha, mas infelizmente a quantidade de oferta ainda é pequena, num futuro próximo talves seja possivel fazer algo interessante também em Portugal.
Eu não sei ao certo como esse método é chamado e vocês provavelmente já leram algo parecido nos blogs internacionais, O método consiste em promover uma campanha CPA específica, normalmente chamada de email submit ou Zip code.
Esse tipo de ofeta paga pouco, entre 0.75 a 2.00 dependendo da oferta, mas é muito simples e possui um único campo a ser preenchido, que é ou o email ou o zip code(código postal).
Um exemplo desse tipo de oferta;
... em construção
O método funciona da seguinte forma, é necessário encontrar um grande evento, American Idol, america's got talent, Oscar, lançamento de filmes, etc. e aproveitar o buzz a volta do evento para promover as tais campanhas.
Como exemplo, a alguns meses a
motive lançou essa campanha
Onde basta que o visitante preencha o seu personagem preferido e o campo do email para você ser pago.
Agora com todo o buzz antes do lançamento do filme, é fácil imaginar a quantidade blogs a escrever sobre o filme, e maior ainda era o volume de pesquisas não só para a palavra chave "new moon" mas tambem com os nomes dos atores e uma série de variações...
Alguem ainda se lembra da Susan Boyle
Com esse volume de pesquisas e o valor do clique a 0.05 é possivel criar uma campanha rentável.
Uma observação importante, é que para esse tipo de campanha funcionar os anúncios devem correr apenas na "rede de conteúdo" e não nas pesquisas....
O método em si é bastante simples;
1 Encontrar um evento com um certo buzz
2 Encontrar uma campanha que se enquadra com o evento
3 Selecionar as keywords relacionadas com o evento e com as pessoas envolvidas
4 Criar uma "landing page" com "cara" de votação
5 Criar uma "thank you page" com a oferta
6 Criar os anúncios para promover a oferta
7 Criar a campanha numa PPC network
8 Fazer o acompanhamento da campanha x oferta x palavras chaves
9 Colher os resultados
1 Encontrar um evento com um certo buzzEssa se calhar é a parte mais complicada, já que é necessário encontrar uma oferta que se "encaixe" com o evento ou pessoas envolvidas.
Estar a par do que acontece na mídia é muito importante, ou ainda conhecer o calendário dos programas populares do tipo "american idol", "Big Brother", "America got's Talent", "X-Factor", ou eventos desportivos tais como "NBA", "Formula 1", "Jogos Olimpicos", etc...
Nesse ponto o que é importante não é o evento em si, mas sim as pessoas envolvidas no evento, isso porque é mais fácil os visitantes interagirem quando estão emocionalmente ligados, e isso costuma acontecer com as pessoas envolvidas e não propriamente com o evento.
Um caso típico foi o occorido em 2009 com a Rihanna e o Chris Brown, nesse caso temos os fãs da Rihanna e os fãs do Chris Brown onde as pessoas estavam emocionalmente envolvido com as personagens do evento.
Um bom lugar para acompanhar o que esta acontecendo é
Google TrendsAntigamente era possivel acompanhar os 100 resultados agora mostra apenas 20, mas mesmo assim é um bom começo...
Ou ainda
Yahoo! BuzzOu melhor ainda, se quiser um atalho ou ainda não apanhou o "feeling" da coisa e quer saber exatamente o tipo de poll que pode resultar, visite esse site
Buzz DashAqui da para ter uma boa ideia do que esta acontecendo e no que as pessoas estão interessadas em votar. Em alguns casos é possivel copiar o inquerito pronto para utilzar nas campanhas, um exemplo disso é o seguinte inquerito;
Imaginando o possivel buzz no assunto (spiderman 4) basta utilizar um pouco de criatividade para para criar algo interessante.
É importante estar actualizado e tentar prever os acontecimentos, por exemplo, a campanha do "New moon" ainda esta activa, mas fez muito mais sucesso antes do lançamento do filme do que poderá fazer agora.
Uma boa fonte para quem trabalha com filmes e lançamentos é o site
Imdb e acompanhar os filmes que ainda estão em produção.
Politica internacional também é uma ótima fonte de tráfego, basta estar actualizado e acompanhar as noticias.
2 Encontrar uma campanha que se enquadra com o eventoMuitas vezes é fácil encontrar uma campanha que se enquadra ao evento ou pessoas ligadas ao evento, como é o caso do filme "ne moon" que tem uma campanha específica para o próprio, mas infelizmente, na maioria das vezes é necessário quebrar um pouco a cabeça para encontrar algo que converta.
É importante ter em mente que para um mesmo evento você DEVE oferecer multiplas ofertas e através do tracking descobrir aquela que melhor converte.
É comun criar 10 campanhas para descobrir que apenas uma ou duas convertem, o seu sucesso aqui depende da sua capacidade de criar e cancelar campanhas.
Para criar os anúncios vamos procurar um número elevado de palavras-chaves, e é com base nessas palavras-chaves que vamos procurar uma oferta com possibilidade de converter.
Por exemplo, a palavra-chave "Susan Boyle", não tem (ou tinha) nenhum produto associado na altura, mas consultando o
ADCenterLabs da microsoft é possivel ter uma idéia do perfil de quem pesquisa determinada palavra-chave (alias, o Microsfot AdsLabs tem tantas ferramentas que merece um post só a esse tema)
Visitando o site
Demographics Prediction e pesquisando por "Susan Boyle" aparece o seguinte resultado.
Com isso sabemos que a maioria das pessoas que pesquisam por "Susan Boyle" são mulheres com idade entre 24/35 anos, não que isso diga muito, serve como referência, por exemplo, ofertas de PSP dificilmente converteria para essa keyword.
Nesse ponto temos que pensar o que interessaria a mulheres com idade entre 24/35 anos, algumas ofertas que poderiam resultar;
£500 em vales compra no Tesco (espécie de Continente no UK)
£500 em vales compra no Sainsbury (concorrente do Tesco)
Amostras grátis de produtos antiaging
£250 em vales compra para produtos Victoria's Secrets
£250 em vales compra Pampers
Isso são apenas alguns exemplos daquilo de podemos oferecer para quem está interessado em "Susan Boyle"
É muito importante conhecermos o perfil daqueles que estamos interessados em oferecer algo, assim não corremos o risco de oferecer o produto errado para a pessoa errada.
...em construção
3 Selecionar as keywords relacionadas com o evento e com as pessoas envolvidas4 Criar uma "landing page" com "cara" de votação5 Criar uma "thank you page" com a oferta6 Criar os anúncios para promover a oferta7 Criar a campanha numa PPC network8 Fazer o acompanhamento da campanha x oferta x palavras chaves9 Colher os resultados