← Conversa Geral

Programa PMEdigital.PT (mais uma treta...)

Lida 10625 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Boa tarde,

Gostava de deixar a minha opinião sobre este tema porque trabalho no desenvolvimento web e quando aqui faltam em "robalheira" quando estamos a falar do trabalho de um designer ou programador etc estamos a dizer que não valorizamos o trabalho das pessoas.

Neste forum existem programadores? designers? e outras profissões relacionadas com o desenvolvimento de soluções web ?

Vou exemplificar:

Criar página facebook, "qualquer" pessoa a consegue fazer obvio, tem uma conta facebook e preenche uns formulários...
Desenhar logotipo ?
Desenhar ilustrações?
Com alguma relevância, não é colocar a foto das férias ou o wallpaper que se encontra por aí na net...
integrar conteudos com a loja online por exemplo para que possa estar na página de facebook uma montra dos produtos?

Isto um típico comerciante (a quem se dirigem estes produtos do pmedigital) consegue fazer autónomamente ?

Os que conseguem já o fazem não interessa se existem empresas que vendem ou oferecem etc.

E os que não conseguem? eu por exemplo não sei nada de design se precisar de um logo para  a minha empresa terei de contratar alguém.

A pessoa que vai fazer o logo e o setup da página no facebook ou google, ou uyoutbue ou mesmo uma ilustração para o twitter vai perder tempo esse tempo tem um custo, acho que tem trabalha tem de concordar com isto.

Depois há a questão do preço, e claro que o preço é discutível, como em tudo, quando precisamos de comprar algo não vamos tentar obter o melhor produto ou serviço pelo preço mais justo possivel ?

Ou seja não é claro que por algo ser open-source ou possivel de ser feito de graça se possa excluir de ser vendido o serviço, ou exemplo simples e que muitas vezes aqui nos fóruns é visto, numa escala diferente se calhar, este fórum provavelmente e muitos outros sao open source, não custam nada, qualquer pessoa pode fazer o download e upload para o serivodr e configurar e etc  mas não se vêem muitas vezes pessoas a pedir para alguem configurar o forum ou blog etc e pagam por isso ?

Acho que é de facto muito fácil criticar quando não se tem noção da realidade, eu lido diáriamente com clientes e comerciais e técnicos etc, uma coisa é certa, não somos todos designers/programadores/sysadmins/marketeers/comerciais/etc ...

Just my 2 cents....


Pegando nos primeiro parágrafos da tua resposta, acho que toda a gente aqui sabe que se cobram 60€ para criar essa página no Facebook, esse preço não inclui "ilustrações, logos, integrações de produtos". Quanto muito existe uma criação de uma cover a partir de um template predefinido. ;)

Ou também achas que a instalação do G! analytics (copiar 5 linhas de código e definir umas metas) vale os 120€? Se o objectivo é trazer valor, que eduquem bem os administradores dessas PMEs. Por 155€ já tiram um curso para aprender a mexer com Google Analytics e já se tornam mais autónomos. Mas é claro que o objectivo não é esse, o objectivo é o cliente pagar bem, por uma coisa que não dá trabalho.