← UI & UX Design

Sites: Desenhados de raiz ou baseados em templates?

Lida 7611 vezes

Votação

Vossos Sites: Desenhados de raiz ou templates?

Desenhados de raiz
8 (44.4%)
Baseados em templates
9 (50%)
Outro (Indicar qual)
1 (5.6%)
Votos totais: 18

Votação encerrada: 07/Mar/2006 09:20

Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas!

Há uns dias que ando para meter este tópico :)

A questão é que vos vejo a falar de scripts para aqui e scripts para ali e no principio não percebi o que estavam a falar...
Os scripts que vocês mencionam são pedaços de código que acrescentam aos vossos sites, certo?

Então deixo aqui a pergunta:

Os vossos sites são feitos de raiz por vocês ou são baseados em templates já existentes e depois aplicam os tais scripts para as funcionalidades que pretendem? Porque motivo os fazem desse modo?

Votem e comentem.

Abraços,
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

No caso dos meus sites, tirando um pseudo-fórum que tentei lançar há uns tempos e que foi apenas a costumização de um template phpBB, costumo faze-los de raiz.

Ou seja, costumo fazer em ASP e por isso, desenho as BDs que preciso, desenho os ecrãs que vou pôr e monto tudo manualmente.
Não há cá programas xptos de design (se calhar por isso é q o look dos meus sites... :) ) nem nada do estilo.
É tudo feito à mão com um editor de texto normalissimo.

Vantagens (a meu ver):
- 100% costumizado para as necessidades
- Menos standard em termos de aspecto e opções
- Aprende-se a linguagem de programação usada.
- Adoro programar por isso dá-me um gozo muito grande :)

Desvantagens (a meu ver):
- Menos standard em termos de aspecto e opções

Abraços,
Offline

frsantos 
Membro
Mensagens 1458 Gostos 0
Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu tenho de dois tipos, scalhar podias por mais essa opção?
Uso joomla e um fórum phpbb.
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "x_santos"
Eu tenho de dois tipos, scalhar podias por mais essa opção?
Uso joomla e um fórum phpbb.


Mas não são ambos baseados em templates?
(Desculpa a ignorância...)
Offline

frsantos 
Membro
Mensagens 1458 Gostos 0
Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

sim são eu indiquei os que são baseados em scripts. Nos outros uso o Dreamweaver e pequenos scripts, mas com total liberdade de design. :wink:
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

OK :)

Sou muito novato nesta questão dos templates, nunca usei :)

Mas n consigo alterar a votação... era suposto conseguir?

Abraços,
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Em relação aos templates para Blogs, tenho modificado praticamente tudo nos blogs do Sapo, e faço tudo de raíz nos blogs do Blogger.
Agora quando acabar estes blogs todos, quero passar para o phpBB e Joombla (há foruns especificos para estes dois temas em PT?) é que ainda não faço ideia de como funcionam.
Offline

jpgmn 
Membro
Mensagens 305 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "MarKo"
Em relação aos templates para Blogs, tenho modificado praticamente tudo nos blogs do Sapo, e faço tudo de raíz nos blogs do Blogger.


Boas!

Fazes tudo "de raiz" nos blogs do Blogger?
Como assim?
Quando digo de raíz e partir do nada :) Tu estás a partir do blogger...
Quando crias um blog no blogger ele não te apresenta um blog pré-feito que depois pode ser (mais, ou menos) costumizável?

É que é esta mesmo a minha dúvida...
A maior parte do pessoal tem os sites em PHP, daí vou fazer a pergunta orientada para PHP.
A minha questão é, partiram de um template em PHP ou começaram do nada (estilo não têm ficheiro nenhum e começam daí :) )?

Abraços,
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Sim tudo de raiz, a única coisa que não pode ser de raiz são as Tags do Blogger. Em termos de Design é tudo de raíz.
Offline

10igner 
Membro
Mensagens 717 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

sites em php só fiz um e foi todo de raiz, design e código
em phpbb tenho dois e o design foi feito de raiz também
joomla estou a fazer um que vai ser adaptado de um
em html código e design é todo de raíz
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

10igner, onde aprendeste phpbb e joomla?! Existe algum sitio em PT/"BR"? Que ensine mesmo desde o básico.
Offline

Spread 
Membro
Mensagens 1433 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu quando falo em script é um bocado de código autosuficiente que realiza a função X ou Y para depois ser implementado no site.
Citação de: "jpgmn"

Vantagens (a meu ver):
- 100% costumizado para as necessidades
- Menos standard em termos de aspecto e opções
- Aprende-se a linguagem de programação usada.
//- Adoro programar por isso dá-me um gozo muito grande :)

Desvantagens (a meu ver):
- Menos standard em termos de aspecto e opções
- Mais dores de cabeça

Eu gosto de fazer a coisa "à unha" se bem que se arranjar um design apelativo não me importo de implementar o site sobre ele. Eu sou um pseudo-webdeveloper e não webdesigner, é mais código por estes lados se bem que não gosto de programar (dai os // na citação). Até agora todos os sites foram desenhados por mim (design e código). Pode não ser a melhor opção mas é o que mais prazer dá. Até este projecto que vou agora lançar os meus sites não foram feitos para as massas mas sobretudo para mim.

Cumps 8)
Offline

10igner 
Membro
Mensagens 717 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "MarKo"
10igner, onde aprendeste phpbb e joomla?! Existe algum sitio em PT/"BR"? Que ensine mesmo desde o básico.

o phpbb foi analisar a estrutura dos templates.
basicamente um template phpbb são tabelas e css.
por exemplo o forum www.sentimentalistas.com foi baseado em termos de estrutura no template do mais-trafego, já o www.midlandracing.com/forum foi baseado no subsilver também em termos de estrutura.
Este ultimo só tem o cabeçalho alterado de resto não mexi em mais nada a não ser nas css. tive que fazer os icones também, mas foi só isso
vou ver se encontro o link que diz quais os ficheiros que tens de editar

quanto ao joomla, ainda estou muito verde, e o site que estou a fazer vai ter apenas mudanças ligeiras em relação a um template já existente.
Offline

Freedoom 
Membro
Mensagens 723 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

10igner,  altamente os foruns  :D
Tens de promover isso :)
Offline

10igner 
Membro
Mensagens 717 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

obrigado Freedom
pois, estou com alguma dificuldade em termos de tempo para os promover.


para editar o template segue este link, diz quais os ficheiros que tens de editar
http://www.ozzu.com/ftopic40268.html