← Conversa Geral

Internet em 2020

Lida 13437 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não entendo o que é dominar a internet. É ser o maior motor de busca? Já o é. É adquirir todos os sites do muno? Eu não vendo os meus. É ter um site sobre todos os temas? É o quê?

O google já é o ponto principal da internet. Não é preciso chegar a 2020.
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Uma coisa é certa... Algum dia a Internet se há-de tornar um direito universal inviolável... Ao contrário do que se vive hoje em dia...
Offline

VpR 
Membro
Mensagens 202 Gostos 3
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Linux User Mobile User Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Não entendo o que é dominar a internet. É ser o maior motor de busca? Já o é. É adquirir todos os sites do muno? Eu não vendo os meus. É ter um site sobre todos os temas? É o quê?

O google já é o ponto principal da internet. Não é preciso chegar a 2020.

Penso que é em o ser sempre a perigosa concorrência.
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Em parte acabo por subscrever o que o Diogo disse, e não querendo fazer futurologia, julgo que a Internet será em 2020 muito semelhante ao que é hoje com a grande diferença de estar a sua utilização devidamente legislada.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Para mim acho a wikipedia bem mais interessante do que o Google, a meu ver o principal motor da internet e da troca de conhecimento é a wikipedia, o google é digamos um "agregador" de conteúdo
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Uma coisa é certa... Algum dia a Internet se há-de tornar um direito universal inviolável... Ao contrário do que se vive hoje em dia...

O direito à informação já é, se a memoria não me falha, um direito plasmado na constituição da república Portuguesa, estando no catalogo dos direitos fundamentais, o que garante uma especial importância.
Offline

Carlos Faria 
Membro
Mensagens 551 Gostos 5
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acredito que a Internet vai estar cada vez mais virada para a mobilidade.
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Em parte acabo por subscrever o que o Diogo disse, e não querendo fazer futurologia, julgo que a Internet será em 2020 muito semelhante ao que é hoje com a grande diferença de estar a sua utilização devidamente legislada.

Define legislada?

És amigo de alguém da ACAPOR? Parece! :P

A Internet já está legislada amigo... no máximo falta é cumprir grande parte do que tá em papel, mas tem legislação, incluindo nacional.


Rui
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A nível de Google, Wikipedia, Facebook e semelhantes, eu aposto que não estará assim tão diferente quanto isso do que aquilo que conhecemos hoje.

Certamente irá existir evolução das tecnologias e serviços como tem existido ao longo dos anos, mas nada de tão extravagante como vocês pintam.

Quanto às ligações, da maneira que estão a demorar a implementar fibra, eu não me fiava muito nessas ligações. A que fazer render o peixe.
Offline

Mac 
Membro
Mensagens 93 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Ui, este pessoal anda a sonhar muito!!

Na minha opinião a internet vai continuar na mesma, só as infraestruturas é que vão começar a mudar (internet móvel, por exemplo), quanto a internet de 100Gbs, isso vai demorar muito a chegar, talvez la para 2100, pois ainda é muito dispendioso, vamos esperar pela produção de grafeno em quantidades industriais, que vai mudar toda a tecnologia actual.

Quanto à Google, se criar um SO que consiga competir com a Microsoft (sendo eu um anti-microsoft), e com a qualidade com que fizeram o chrome, talvez se torne um líder total do mercado.

O Facebook está-se a tornar cada vez mais num Hi5, as implementações que fazem são autenticas aberrações, e se não inovar dentro de pouco tempo irá perder o interesse (se é que ja não esta a perder).

A Wikipédia é um projecto que já podia estar muito mais avançado, talvez pelo desinteresse por parte dos admins, mas ainda continuo a achar que ainda vai a tempo, para isso precisavam de aliar-se a uma grande empresa, e mudar a sua politica de utilização, porque esta a sua fidelidade pois cada um pode meter informação, o que leva a perda de visitas.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A esta velocidade de evolução, não é possível fazer previsões para a Internet a mais de 2 anos...


Será possível correr e armazenar tudo na "nuvem" e a Web será um "ser inteligente" capaz de entender dados e transforma-los em informação,  chama-se a isso Web Semântica ou Web 3.0 e irá mudar toda a estrutura web como a conhecemos.

Não é uma questão de velocidade ou de infraestruturas, é uma mudança na organização da rede.
Offline

csantos 
Membro
Mensagens 24 Gostos 0
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Concordo com o spec, ao ritmo que isto evolui é pouco provavel alguem acertar numa previsão. Mas com certeza haverá a google como maior motor de busca e provavelmente o facebook será mais um hi5 e apareceram outros sites que terão grande relevância na internet.
Offline

max88 
Membro
Mensagens 248 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Bem, quanto à minha opinião também penso que poderá haver concorrência face à google, vinda dos EUA, ou até mesmo de grandes países em desenvolvimento, tais como a China que acredito que tenham capacidade de desenvolver algo capaz de concorrenciar a google, ou até mesmo a microsoft. Veremos daqui alguns anos.
Quanto ao facebook, também penso que por este caminho se irá tornar no próximo hi5.
Até lá, esperemos para ver...  :)
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

E quanto ao Twitter? Em 2020 ainda vai estar vivo ou já enterrado há muito tempo?
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O que eu tenho visto é que a google anda a perder terreno em muitos mercados, e a Internet está receptiva a um Social Search Engine que poderá destronar tudo, vamos lá ver quem vai tomar a iniciativa, se alguem independente, ou mesmo a google ou facebook