← Hosting

Más práticas comerciais ou falta de ética de empresas de alojamento em Portugal

Lida 26004 vezes

Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Olá a todos,

Resolvi criar este tópico para relatar uma situação que se passou comigo (através do caso de um amigo) com uma empresa de alojamento.

Em Dezembro de 2009 esse tal amigo, vamos o chamar de "António", comprou um serviço de alojamento á empresa Luso Digital (http://www.lusodigital.com).

Serviço esse publicitado no site da empresa com as seguintes características:

Citar
Todos os extras incluídos

Suporte técnico disponível 365 dias por ano
Alojamento nacional
Espaço  ilimitado para o website
Tráfego  ilimitado sem limite de visitas
Emails   ilimitados com Webmail e Pop3
Bases de dados ilimitadas
Anti-vírus e anti-spam incluídos

Até aqui, parecia um bom investimento, de relembrar que o "António" é uma pessoa comum que apenas quer ter um site para a sua empresa e detêm poucos conhecimentos técnicos.

Na primeira tentativa de uma instalação de um CMS deparou-se com o facto de não conseguir encontrar o local para a criação da base de dados, Depois de perder algumas horas a tentar resolveu me pedir ajuda e qual o meu espanto quando vejo que o servidor em causa não tinha mysql (ou outra base de dados) nem tão pouco php.

Aproveito também para deixar aqui mais características do mesmo:
        
Citar
Servidores de alto desempenho com sistema operativo Unix ou Windows Server
Alta disponibilidade 99,9 %
Monitorização pró-activa         
Suporte técnico por telefone e email 24x7         
Backup diário e semanal
Backup OFFSITE
RAID : Duplicação de disco em tempo real         
Anti vírus
Anti SPAM         
Acesso WebMail
Email catch-all
Alias ilimitados
Contas POP3, IMAP4, APOP
Redireccionamento de emails
Respostas automáticas
Listas de distribuição
Alteração de passwords
Extensões Frontpage
Suporte WAP
Suporte Flash (todas as versões)
FTP privado ilimitado
CGI, PERL
PHP com Zend Optimizer
GD library
ASP.NET (Windows)
Server Side Includes (SSI)
Java scripts
Protecção de directórios com password
Acesso aos ficheiros de log
Estatísticas
Painel de configuração
Bases de dados MySQL com phpMyAdmin
MS SQL e MS ACCESS / ODBC (Windows)

Podem ver as mesmas aqui: http://www.lusodigital.com/alojamento/index.shtml

Como é lógico, o servidor onde o colocaram não tinha nenhuma destas características. De imediato contactei o suporte pelo que nos responderam que iriam mudar a conta de servidor.

Se pensam que efectuaram a transferência de dados, estão enganados, simplesmente criaram uma conta num serviço de revenda em Inglaterra com 5000MB de espaço e igual quantidade de tráfego.

Na altura o António "engoliu o sapo" já que estava com bastante urgência de ter o site online e não reclamou.

Desde esse dia tem tido o site bastantes vezes indisponível, alem das muitas limitações, que relembro não estavam publicitadas, razão pela qual ontem me pediu se podia colocar num dos meus servidores,

Eu e o António concordámos estabelecer uma parceria, até que o site tem milhares de utilizadores registados e irá ser benéfico para ambas as partes. Contactámos a tal empresa para efectuar a alteração dos name servers a fim de podermos colocar o site no meu servidor.

Situação essa que a Luso Digital prontamente recusou e depois de alguns emails trocados originou a seguinte resposta da parte da mesma:

Citar
> A Luso Digital, como entidade gestora, utiliza APENAS os seu sistema
> DNS. Se pretende alterar os DNS deverá mudar de entidade gestora.
> Gostaríamos de saber se existe algum problema com o nosso serviço e,
> se for possível, propor-lhe uma resolução do seu agrado.

Citar
Nada pode obrigar uma entidade gestora a utilizar DNS que não  lhe  pertencem.  Se não está satisfeito com a Luso Digital deverá contratar uma outra entidade gestora.

Perante tal recusa voltámos a lembrar-nos do serviço que o António tinha contratado e que nunca tinha sido entregue em conformidade.

Eis aqui a resposta á pergunta do motivo de o site não estar alojado num servidor com acesso a base de dados e em Portugal:

Citar
> Tratou-se de um mal-entendido técnico a cerca dos requisitos
> necessários para o site.

Citar
> É na Inglaterra que instalamos os servidores com Cpanel.
> Estes alojamentos, ao contrario dos planos Flex descritos em
> http://www.lusodigital.com/alojamento não incluem um tráfego
> ilimitado. No entanto, o seu site está longe de esgotar o tráfego
> atribuído.
        
Ao qual respondi:

Citar
Em nenhuma altura o Sr "António" encomendou um alojamento com CPanel, O que foi encomendado foi o que é publicamente publicitado por vós em

http://www.lusodigital.com/alojamento/index.shtml

Onde se encaixa perfeitamente a tecnologia usada pelo sitio web em questão, já que o mesmo é desenvolvido sobre o CMS Joomla onde apenas requer uma base de dados, php e servidor web.

Até ao momento não obtive mais nenhuma resposta.

Esta situação já se encontra encaminhada para as entidades competentes e agora é uma questão de seguir os trâmites legais onde pedimos uma indemnização por danos e prejuízos causados á empresa e negócio do "Sr António".
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Fizeste bem em expor o caso. Para os iniciados é óptimo terem a hipotese de conhecer estas histórias. Um bom serviço de alojamento é essencial para qualquer site. Mais tarde ou mais cedo vão ter problemas com o alojamento e vão precisar de alguém para os resolver.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Atenção a uma coisa, isso não acontece só em Portugal, lá fora também acontece igual ou pior.

Como entidade titular pode alterar a entidade gestora e não precisa de autorização para isso, logo esse caso é pouco relevante, apesar de que não se percebe, quantos mais domínios tiverem, mais barato fica cada domínio (para o registrar como a dns.pt apelidou).

Sobre o resto, até me custa a acreditar que é verdade...
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Eu bem digo que vender banha de cobra dá resultado :D Isto é uma palhaçada autentica, mas não acontece só em Portugal.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

o "em Portugal" no titulo do tópico é só para ajudar a indexar melhor isto nos motores de busca para quem procura "empresas de alojamento em Portugal", dai tambem ter escrito um post tão longo (que não é nada o meu hábito).

Desta forma pretendo ajudar pessoas que estejam á procura de uma solução de alojamento profissional a não se meterem com as empresas erradas ou tirarem falsas ilações do que lhes prometem.

Citar
http://www.google.com/search?q=+falta+de+%C3%A9tica+de+empresas+de+alojamento+em+Portugal&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.debian:en-US:unofficial&client=iceweasel-a

1 posicao

http://www.google.com/search?hl=en&client=iceweasel-a&rls=org.debian%3Aen-US%3Aunofficial&q=empresas+de+alojamento+em+Portugal&btnG=Search&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

a meio da primeira página

Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Eu sei de um caso grave, que está relacionado com o registo de domínios. Uma empresa que aloja um site de uma associação, registou o domínio dessa associação com o seu e-mail criando um contacto separado, mas com o mesmo e-mail e restantes contactos.

Essa associação como mudou de gerência, não sabem os dados das contas de alojamento. Tentam entrar por contacto telefónico e e-mail há vários meses com a empresa de hosting sem qualquer resposta.

O incrível é que não é nenhuma pseudo... e é até uma empresa que considerava "profissional". De qualquer forma não podemos generalizar, pois existem empresas de alojamento boas em Portugal e más... tal como existem empresas de alojamento internacionais boas e outras más.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

isso ate parece uma piada, é mesmo de rir o profissionalismo dessa empresa  :lol:



Eu sei de um caso grave, que está relacionado com o registo de domínios. Uma empresa que aloja um site de uma associação, registou o domínio dessa associação com o seu e-mail criando um contacto separado, mas com o mesmo e-mail e restantes contactos.

Essa associação como mudou de gerência, não sabem os dados das contas de alojamento. Tentam entrar por contacto telefónico e e-mail há vários meses com a empresa de hosting sem qualquer resposta.

O incrível é que não é nenhuma pseudo... e é até uma empresa que considerava "profissional". De qualquer forma não podemos generalizar, pois existem empresas de alojamento boas em Portugal e más... tal como existem empresas de alojamento internacionais boas e outras más.

mas esses novos donos da empresa já enviaram provas de serem mesmo os novos donos da empresa? se sim é entrar com um processo em tribunal.. agora se só ligam para lá é normal que eles não mudem.. :wink:
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

isso ate parece uma piada, é mesmo de rir o profissionalismo dessa empresa  :lol:



mas esses novos donos da empresa já enviaram provas de serem mesmo os novos donos da empresa? se sim é entrar com um processo em tribunal.. agora se só ligam para lá é normal que eles não mudem.. :wink:

Eles não mudam... porque nunca chegaram a atender as chamadas nem responder aos e-mails. Enviaram a documentação carimbada para a FCCN e lá conseguiram que lhes alterassem o mail da Entidade Titular e lhes dessem os dados de acesso e Nic-handle.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu também só vou intervir para criticar o titulo...se é para os motores de pesquisa...tudo bem...mas o google já indexa com base em muitas coisas...

Caso pratico: até hoje só tive problemas com empresas de alojamento estrangeiras. Casos destes acontecem com todas. As estrangeiras beneficiam ainda de TErmos de serviço bastante complexos, que pode deixar o cliente sem qualquer tipo de resposta e as contas canceladas.

Por isso o titulo não tem nada que ver com o topico...porque é um caso e não é com todas nem mais do que uma empresa de alojamento.

cialis, viagra....


oops...estas keywords foi só para indexar melhor e receber mais visitas...
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Que tal se aproveitar o tópico para denunciar casos que conhecem? ou vamos transformar isto numa discussão de optimização para efeitos de SEO?

É que se vamos. vamos nos desviar do tema e debater pormenores como por exemplo o peso do título com palavras no body, que acho que não é de todo interessante para o que estamos a debater.

Existe muita empresa em Portugal a fazer MER**, assim como existe muita empresa em Portugal 100% profissional, dou o caso da Visual-Fusion que é uma empresa 100% profissional!

Para alem disso o titulo do tópico está bem esplicito falta de ética "de" (algumas) e não "das" (todas).
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Realmente no estrangeiro há cada vez mais problemas com empresas de alojamento e têm falido em cadeia. No panorama nacional chegamos a ter servidores e datacenters com melhor qualidade e melhor serviço.

Mas por vezes os proprietários dos sites também têm que fazer um estudo do projecto que estão a implementar e saber com rigor as necessidades de espaço e de tráfego. Não podem esperar que um servidor barato comporte "milhares de utilizadores" e têm que ter também uma perspectiva futura.

Digo-o por experiência, porque quando transformei o site de um cliente num portal, este estourou no primeiro dia. Mudei da VPS para um alojamento "isolado" e a base de dados estourou no primeiro mês. Depois disso aprendi a lição e agora os servidores são montados com especificações rigorosas.

Sai caro... por vezes os clientes reclamam do preço quando comparam um plano de 500 ou 800 euros com planos de 50 euros por ano em shared servers e VPSs. Mas acabam por ceder por saberem que funciona. Sites com milhares de visitas e bases de dados SQL Server enormes, gigas de fotos e passam-se anos sem quaisquer problemas.

Não estou de maneira nenhuma a defender os alojadores, mas que as pessoas têm que saber escolher, e que a maioria das vezes o barato sai caro.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Concordo cpdesign, mas neste caso, o que se passou foi que um cliente (em analogia) encomenda um serviço:

Paga um bife de vaca com batatas fritas, acompanhado de arroz e batatas. (conforme está no menú, e para o qual ele não decide que preços  o dono do restaurante quer praticar).

E trazem um prato vazio e a conta. Reclamando que o prato vazio não lhe servia para matar a fome apresentam-lhe um prato com um bocado de carne com alguns dias sem acompanhamento.

Ou ainda alguem vai a uma loja e compra um casaco e sai de lá apenas com uma manga do casaco,

As empresas tem que ter a responsabilidade de anunciarem apenas o que vendem e não colocar á venda serviços que não dispõe ou que não podem praticar aquele preço.
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

As empresas tem que ter a responsabilidade de anunciarem apenas o que vendem e não colocar á venda serviços que não dispõe ou que não podem praticar aquele preço.

Bonsempregos, concordo plenamente, há muita falta de ética e de reponsabilidade em todos os sectores da economia portuguesa. Por isso é que este país não vai para a frente. Nem toda a gente cumpre o que promete e não se responsabilizam pelas aldrabices ou mesmo por eventuais erros (qualquer um pode errar...).

Temos todos que ser responsáveis, quer sejamos investidores/compradores ou vendedores/prestadores de serviços.

Mas esse caso relatado... é realmente uma vergonha!...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Tópico limpo. Quem tiver alguma coisa para contribuir na discussão e elucidar futuros utilizadores que possam vir a ter um mesmo problema, que o faça livremente. Os restantes que nos façam um favor e se remetam ao silêncio. Obrigado!
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Foi difícil chegar até ao último post deste tópico... ufa!!!! Às vezes parece que estamos no "+vocabulário"...  :superlol:
Até me fazem reler os meus posts para ver se escrevi algo com significado ambíguo.

Mas voltando ao tópico... como cheguei a relatar neste fórum, tive uma má experiência com uma empresa de alojamento portuguesa e decidi mudar.
Felizmente essa empresa agiu de forma correcta, não impondo qualquer obstáculo e até me reembolsaram.

Agora estou na PTWS! A mudança foi como da água pró vinho (mas vinho do bom)!  :grin:
O apoio ao cliente é 5 estrelas e "pormenores" como o acesso ao meu site estar muito mais rápido, fazem toda a diferença! Adorava ver o mesmo tipo de suporte ao cliente em empresas como SAPO, ZON, etc...

Mesmo existindo um tópico onde é discutida a qualidade dos serviços de empresas de alojamento, considero importante este destaque para que todos vejam este tipo de alerta, mesmo os que não são membros deste fórum e "caiem" aqui de googles e companhia.