← Domínios

Avançar com .net ou não

Lida 5269 vezes

Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ando com uma dúvida que me anda a fazer comichão, por isso vim pedir a vossa ajuda.

Em 2008 lancei um projecto com um domínio .net e até agora nunca precisei mais do que esse mesmo domínio. A rentabilidade do projecto nunca foi através do site, mas sim através daquilo que eu comunicava através do nome do site.

Entretanto surgiu uma oportunidade imperdível, por isso decidi registar o .pt, mas cheguei tarde: foi registado há meia dúzia de dias.

O .com está registado desde 2003 e o .org desde 2004, por pessoas diferentes, portanto não tenho esperança que os queiram vender, até porque o .org é de uma associação s/ fins lucrativos e o .com está parqueado com WhoIs privado.

A oportunidade que surgiu para o meu projecto é desenvolvida em múltiplas áreas de negócio, no entanto uma delas coincide com a área de negócio desenvolvida no .pt.

A situação é a seguinte: o .com esta parqueado, não me aquece nem arrefece. O .org está numa área completamente diferente da minha, portanto também não me faz muita diferença.
O .pt está numa área de negócio que coincide com uma das que desenvolvo, no entanto não têm qualidade naquilo que fazem e acredito seriamente que daqui a 1 ano não renovem o domínio, portanto poderei comprá-lo nessa altura se tudo correr como espero.

Uma das coisas mais importantes: nenhum deles está bem indexado, no entanto acredito que o pessoal .pt aposte nisso.

As minhas dúvidas são:
- Se o .pt apostar em SEO e eu o fizer simultaneamente, qual dos domínios terá vantagem? O .pt por ser um ccTLD ou o .net pelo factor idade?
- Deverei avançar com o projecto (que será para durar mais anos do que os 4 que já durou até agora) com o domínio .net ou deverei mudar de nome e apostar num em que possa comprar os 3 principais TLDs e comprar também o .pt simultaneamente?

Obrigado :)
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Continua o teu trabalho e esquece isso!
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ando com uma dúvida que me anda a fazer comichão, por isso vim pedir a vossa ajuda.

Em 2008 lancei um projecto com um domínio .net e até agora nunca precisei mais do que esse mesmo domínio. A rentabilidade do projecto nunca foi através do site, mas sim através daquilo que eu comunicava através do nome do site.

Entretanto surgiu uma oportunidade imperdível, por isso decidi registar o .pt, mas cheguei tarde: foi registado há meia dúzia de dias.

O .com está registado desde 2003 e o .org desde 2004, por pessoas diferentes, portanto não tenho esperança que os queiram vender, até porque o .org é de uma associação s/ fins lucrativos e o .com está parqueado com WhoIs privado.

A oportunidade que surgiu para o meu projecto é desenvolvida em múltiplas áreas de negócio, no entanto uma delas coincide com a área de negócio desenvolvida no .pt.

A situação é a seguinte: o .com esta parqueado, não me aquece nem arrefece. O .org está numa área completamente diferente da minha, portanto também não me faz muita diferença.
O .pt está numa área de negócio que coincide com uma das que desenvolvo, no entanto não têm qualidade naquilo que fazem e acredito seriamente que daqui a 1 ano não renovem o domínio, portanto poderei comprá-lo nessa altura se tudo correr como espero.

Uma das coisas mais importantes: nenhum deles está bem indexado, no entanto acredito que o pessoal .pt aposte nisso.

As minhas dúvidas são:
- Se o .pt apostar em SEO e eu o fizer simultaneamente, qual dos domínios terá vantagem? O .pt por ser um ccTLD ou o .net pelo factor idade?
- Deverei avançar com o projecto (que será para durar mais anos do que os 4 que já durou até agora) com o domínio .net ou deverei mudar de nome e apostar num em que possa comprar os 3 principais TLDs e comprar também o .pt simultaneamente?

Obrigado :)

Se dizes ter mais qualidade que o teu concorrente directo, eu nem me preocupava.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado Marco e Tiago :)

Há outra situação que me preocupa: em termos de branding corporativo não é habitual utilizar um domínio .net, que é uma extensão à qual as pessoas não estão muito habituadas...
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O com.pt se estiver livre não pode ser solução?
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

O único contra que vejo é mesmo o branding, mas de resto força nisso. Estar em 1º ou º não depende do tld como sabes. :-)
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O com.pt se estiver livre não pode ser solução?
Não acho que seja brandable, no entanto vou comprá-lo pelo sim pelo não.

O único contra que vejo é mesmo o branding, mas de resto força nisso. Estar em 1º ou º não depende do tld como sabes. :-)
Tens razão, mas é como dizes: .net não é primeira escolha de ninguém para branding. Mas não quero deitar a "perder" um nome com 4 anos. Vou apostar mesmo no .net, com o .com.pt como backup.

Até vai ser um desafio mais interessante em termos de construção de marca :)

Obrigado a todos!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Sei que não é PT mas existe pelo menos alguém muito grande a usar .net: cPanel.net
Offline

STronic 
Elite
Mensagens 546 Gostos 8
Feedback +5

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Sei que não é PT mas existe pelo menos alguém muito grande a usar .net: cPanel.net

E outro que já aqui foi falado, além de terem o .com, utilizam o .net (http://themeforest.net/)
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado pelos exemplos. Também já me disseram que há um banco que opera em vários mercados que utiliza .net, mas não procurei ainda qual é.
Offline

Jose Augusto 
Membro
Mensagens 434 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Quando é .com o branding é "marca"

Quando é .net o branding é "marca.net"
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sei de que sites estás a falar e pela qualidade do teu concorrente (o domínio .pt) não me parece que tenhas dificuldades em ultrapassá-los :lol:
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado pela sugestão Lidador, fiz isso no meu projecto mais ambicioso até hoje (em que uso o .pt porque o .com está ocupado) e, apesar de me ter dado algumas dores de cabeça, tive bons resultados. No entanto esta é uma página corporativa, daí o branding ter de ser 'marca' :)

João, não é querer parecer convencido, mas nem acredito que estejam cá daqui a 1/2 ou 1 ano! :P
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Um dos meus projectos de renome, começou com o .net.
Avança sem medo...
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

João, não é querer parecer convencido, mas nem acredito que estejam cá daqui a 1/2 ou 1 ano! :P
Pois, acredito. Também acho :D