← Arquivo - Freelance e Emprego/Serviços

Valorizar o trabalho

Lida 48984 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Mau exemplo António. A empresa na hora é um sistema de simplificação, sabes muito bem que não tens de apresentar ao público o nome que registas, nem na marca nem nos produtos. É só no papel.

O exemplo que dei, é um exemplo do que não se deve fazer em design. Pois em 99% dos casos as pessoas vão comprar algo que não funciona, ou seja, lixo. E com isso estão a roubar trabalho a milhares de empresas e profissionais.

(isto contribui directamente para a economia, o trabalho especulativo é uma das razões da crise :D . É a conclusão que chego com esta discussão... Ahah! :D )
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Mau exemplo António. A empresa na hora é um sistema de simplificação, sabes muito bem que não tens de apresentar ao público o nome que registas, nem na marca nem nos produtos. É só no papel.

O exemplo que dei, é um exemplo do que não se deve fazer em design. Pois em 99% dos casos as pessoas vão comprar algo que não funciona, ou seja, lixo. E com isso estão a roubar trabalho a milhares de empresas e profissionais.

Não estou muito por dentro das empresas na hora mas o nome não irá constar de todos os documentos da empresa?

Se não é assim, então porque inventam nomes e não designações tipo "matriculas automóveis" uma vez que o nome não tem implicação na comunicação da empresa?

Continuo a não concordar contigo. Esse tipo de serviço "logo na hora" está para os logos assim como os clubes de templates (joomla, wp, etc) estão para os sites.

Tb achas que deveriam ser proibidos uma vez que tiram trabalho a muita gente? E os scripts open source?

O argumento "estão a roubar trabalho a milhares de empresas e profissionais" não faz sentido. É o que dizem da automatização das fábricas, das bombas de gasolina, das caixas multibanco... e da Internet! :D Enfim, quase tudo que melhora a eficiência e eficácia e responde à procura.

Por outro lado, duvido muito mesmo que os clientes desse tipo de serviço "logo na mão" sejam o mesmo segmento alvo de uma empresa que faça design de comunicação. Acho que nem concorrentes são, quanto mais levar empresas e profissionais para o desemprego. E se realmente levam, então essas empresas estão muitoooo mal posicionadas e o destino delas é mesmo morrer ou inovar. Se tiverem valor para o mercado, o mercado irá compensá-las.

Com certeza existe uma procura por esses serviços / produtos e essa "empresa" satisfaz a procura do mercado. O mercado que pretende um logo rápido para um determinado projecto.

Sinto muito mas não tens aqui um apoiante da Ordem dos Designers. :D Se conseguirem criar uma, eu vou ser proibido de trabalhar no que faço (ou então vou ter de pagar para fazer parte da elite). Ou então vou tb lutar para criar uma ordem dos gestores em turismo para regular que todos os gestores de turismo (hoteis, restaurantes, parque aquáticos e clubes de strip tease ;)) tenham o meu curso ou similar.

E assim criamos uma sociaedade perfeitamente funcionalista! Hmmmm..... mas não é disso que andamos a fugir nos últimos anos?!

(:D a crise é criada mas é pelo excesso de regulação, impostos, ordens, associações, sindicatos, justiça medíocre, e por uma sociedade deficitária em termos de principios de mérito e educação / instrução. Os portugueses (e a generalidade dos Europeus) vive acima das suas possibilidades)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Continuo a não concordar contigo. Esse tipo de serviço "logo na hora" está para os logos assim como os clubes de templates (joomla, wp, etc) estão para os sites.

A questão não é o serviços "logo na hora". Mas sim o que tiras deles. Se achas que faz mais sentido ter uma comunicação que se adequa mais ao menos, do que uma que se adequa na totalidade. Então temos diferentes maneiras de ver as coisas.

Eu não acho que uma empresa, possa ter uma imagem que talvez se adeqúe. Ou ir comprar um logo já feito e esperar que se adeqúe. Aliás, os resultados podem ser catastróficos.

Dizes que há diferentes tipos de clientes, claro que há. Mas os que vão comprar um logo por 5€, ou os que esperam um layout por preços baixos, esses não interessam. Não são esses que geram riqueza, ou que estão no seu negócio de forma séria, para terem noção dos danos que este tipo de trabalho pode causar...

PS: Sobre os clubes de templates. Se usares um template sem modificações, ou seja, igual a milhões por esse mundo fora, não estás a fazer nada. E os resultados para o teu cliente podem ser péssimos, basta alguém encontrar um site com o mesmo layout. Para por exemplo, uma empresa perder logo a credibilidade. E valores como credibilidade e confiança, não se encontram à venda ao estilo "Top-down".


PS2: Não percebi o que é que o open-source tem a ver com trabalho especulativo, ou design top-down.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ora bom dia! Hoje foi até às 13h! :D

A questão não é o serviços "logo na hora". Mas sim o que tiras deles. Se achas que faz mais sentido ter uma comunicação que se adequa mais ao menos, do que uma que se adequa na totalidade. Então temos diferentes maneiras de ver as coisas.

Eu não acho que uma empresa, possa ter uma imagem que talvez se adeqúe. Ou ir comprar um logo já feito e esperar que se adeqúe. Aliás, os resultados podem ser catastróficos.

Tb tiras pouco do "Fast Food" mas ele existe e está aí para ficar. É um formato de serviço / produto que tem procura.

Eu não acho que todas as empresas tenham de recorrer a serviços especializados de design de comunicaçãõ para fazer um logo para uma mercearia, loja de meias ou vender serviços de pichelaria.

Certamente quem fizer o investimento terá um retorno (longe de mim subvalorizar o trabalho dos designers) mas não é um elemento indispensável em todos os casos.

Citar
Dizes que há diferentes tipos de clientes, claro que há. Mas os que vão comprar um logo por 5€, ou os que esperam um layout por preços baixos, esses não interessam. Não são esses que geram riqueza, ou que estão no seu negócio de forma séria, para terem noção dos danos que este tipo de trabalho pode causar...

Existem muitas empresas e profissionais sem qualquer logo que geram riqueza. Mais uma vez acho que é errado generalizar.

Citar
PS: Sobre os clubes de templates. Se usares um template sem modificações, ou seja, igual a milhões por esse mundo fora, não estás a fazer nada. E os resultados para o teu cliente podem ser péssimos, basta alguém encontrar um site com o mesmo layout. Para por exemplo, uma empresa perder logo a credibilidade. E valores como credibilidade e confiança, não se encontram à venda ao estilo "Top-down".


PS2: Não percebi o que é que o open-source tem a ver com trabalho especulativo, ou design top-down.


Da mesma forma que num logo pré comprado o design é criado sem ligação ao negócio em si (ou seja, pelo que entendo, é começar a casa pelo telhado, certo?) ao adoptarmos um script open source, ou qualquer outro, estamos a fazer algo similar.

Os programadores também podem defender a ideia dos scripts especulativos e que cada negócio deve ter um script programado de raiz.

Concluindo, se sou, por exemplo um agente imobiliário e necessito de stationary e um simples logo, não preciso de contratar serviços de design de comunicação.

Obviamente, se sou proprietário de uma rede imobiliária, tenho de ter outros cuidados com a imagem e destinar outro orçamento ao tratamento da mesma.

As empresas que prestam serviços especilizados de design de comunicação só têm de fazer uma coisa:

Provar aos seu potenciais clientes que o um logo "pensado" lhes vai trazer melhores resultados.

Se não o conseguem fazer, então não acrescentam valor e não se destinguem dos designs top-down >> devem fechar ou adaptar-se.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Só para esclarecer uma coisa,

Para criares uma empresa na hora, tens que ficar com o nome que eles te dão, do tipo

Unipessoal12345 ou tens lá uns quantos para escolher.


Caso queiras um nome teu então já não dá para ser na hora.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Só para esclarecer uma coisa,

Para criares uma empresa na hora, tens que ficar com o nome que eles te dão, do tipo

Unipessoal12345 ou tens lá uns quantos para escolher.


Caso queiras um nome teu então já não dá para ser na hora.

Olha que não, podes escolher um nome pré-definido como também podes pedir o certificado de admissibilidade para utilizar como nome empresa.

Informações aqui.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ainda se desvaloriza muito o design em Portugal, são os clientes que percebem pouco e os pseudo-profissionais que oferecem os seus serviços e não percebem patavina que acabam por prejudicar o mercado e a reputação dos bons profissionais.

Relativamente a wordpress e aos clubes de temas, ainda bem que existem, pelo menos dão a possibilidade aos utilizadores de compreenderem como está o mercado e certificarem-se de que quando pagam caro, estão realmente a pagar por um bom serviço.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Olha que não, podes escolher um nome pré-definido como também podes pedir o certificado de admissibilidade para utilizar como nome empresa.

Informações aqui.

Mas isso já não é empresa na hora, é o procedimento normal...
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Mas isso já não é empresa na hora, é o procedimento normal...

Não, podes pedir o certificado de admissibilidade e depois utilizar no registo para empresa na hora, mas isto são as informações que tenho apenas.

Citar
Processo de constituição de uma sociedade:

1. Escolher uma firma da lista de firmas pré-aprovadas constante deste sítio ou consultando a lista que lhe será facultada no posto de atendimento 'Empresa na hora'. A firma escolhida só será reservada no momento em que se dirigir ao balcão e iniciar a constituição da sociedade. Como tal, a firma que pretende utilizar, apesar de estar disponível neste sítio ou na lista que lhe for facultada, poderá já não estar disponível no momento em que se dirigir ao balcão. À firma pré-aprovada poderá sempre adicionar uma expressão alusiva ao objecto da sociedade. Por exemplo, se a firma escolhida for 'ABCDE' e se a sociedade se dedicar à actividade de restauração e bebidas, a firma poderá ser alterada para 'ABCDE – Restauração e Bebidas'.
Em alternativa à escolha da firma da lista de firmas pré-aprovadas pode constituir a sua empresa na hora com um nome previamente aprovado pelo RNPC.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ok, obrigado pelo esclarecimento, não sabia disso.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

De nada, também só soube há relativamente pouco tempo :)
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não tenho acompanhado esta discussão mas o que têm a dizer disto:
http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=22931.0

?

Parece-me um óptimo exemplo de toda a discussão existente neste tópico...
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Não tenho acompanhado esta discussão mas o que têm a dizer disto:
http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=22931.0

?

Parece-me um óptimo exemplo de toda a discussão existente neste tópico...

Eu continuo a achar que, a legitimidade de atribuir um valor de 300 euros a um trabalho, é tão válida quanto a de atribuir 40 euros.

Como já referi anteriormente, quem ambiciona ganhar 300 euros com um logo ficará sempre revoltado ao deparar-se com alguém que aceite fazer o trabalho por menos. Mas essa é apenas uma frustração pessoal, e pouco ou nada tem a ver com a verdade em relação àquilo que está certo ou errado. A razão vai muito para além das ambições pessoais de quem por aqui anda, acreditem.

Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não tenho acompanhado esta discussão mas o que têm a dizer disto:
http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=22931.0

?

Parece-me um óptimo exemplo de toda a discussão existente neste tópico...
Boas,
decidi colocar esses trabalhos a esse preço, primeiro porque não considero que tenham qualidade suficiente para se venderam a preços muito superiores aos quais acabarem por ser vendidos (22$ cada). Segundo, foi a minha primeira venda, estou a começar, é normal não querer praticar preços exorbitantes quando ainda não estou a fazer disto uma profissão. :)

E BTW, são apenas .psd's não estão programados, não tem layers organizadas, groups, etc... São layouts que eu quando os fiz não tinha intenções de os vender e portanto a sua organização não é das melhores.

Se fores ao ThemeForest vês os preços praticados por eles por .psd's melhores que estes, 1000x mais organizados, com designs melhores, e a preços mais baixos. ;)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas,
decidi colocar esses trabalhos a esse preço, primeiro porque não considero que tenham qualidade suficiente para se venderam a preços muito superiores aos quais acabarem por ser vendidos (22$ cada). Segundo, foi a minha primeira venda, estou a começar, é normal não querer praticar preços exorbitantes quando ainda não estou a fazer disto uma profissão. :)

E BTW, são apenas .psd's não estão programados, não tem layers organizadas, groups, etc... São layouts que eu quando os fiz não tinha intenções de os vender e portanto a sua organização não é das melhores.

Se fores ao ThemeForest vês os preços praticados por eles por .psd's melhores que estes, 1000x mais organizados, com designs melhores, e a preços mais baixos. ;)

Pelo que vi o trabalho de design é bom, devias era arranjar uma parceria com um programador - isto caso não programes - e começar a vender por exemplo temas wordpress exclusivos que esses sim podes vender a preços bem mais elevados.