← Arquivo - Freelance e Emprego/Serviços

Valorizar o trabalho

Lida 48962 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Um bom profissional que trabalhe bem deve receber de acordo com a qualidade do seu trabalho, isto é ponto assente. Há um problema em Portugal porque muitos clientes não têm noção do que envolve este tipo de trabalhos, depois se juntarmos a isso o pseudo-profissionalismo de pessoas que oferecem os seus serviços quando deviam estar quietas, as consequências só podiam ser desastrosas.

Depois fora disso, existem os aproveitadores, existem os clientes que julgam que são chico-espertos e querem pagar o preço mais baixo possível, as crianças que andam a brincar aos adultos etc. Enfim este é o mercado português, ainda precisamos de evoluir muito.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Já que se falou no "Clientes do Inferno", gostava de referir também o "Clients From Hell" (original):
http://clientsfromhell.net/
:)
Offline

Zompixau 
Membro
Mensagens 511 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Na minha opinião muitas pessoas, viram na internet, uma oportunidade de negócio.

Assim existe muita gente que anda neste 'mundo' à pouco tempo sem experiência, sem saber a sua realidade, acabando por a alterar. Umas fazem sites por preços que não se ajustam ao trabalho. Outras conteúdo, etc...

Melhores dias viram, espero...
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Quando falei em dar os ficheiros todos do design estava a pensar que isso tinha que ficar assente na compra.

Mas por vezes acontece que o designer não explica essa parte e depois as empresas querem alterar ou imprimir uma faixa em grande e não conseguem.


Deve de haver transparência nesse aspecto, até porque quem esconde esses pormenores só está a queimar a reputação de todos os outros colegas da área.


É a mesma coisa que eu dizer a uma empresa que era bom eles terem um site para ficaram também com um espaço online e que isso lhes poderá trazer mais valias e omitir o facto de que um site sem visitas não serve de nada ou omitir a parte de obter visitas pelo Adwords tem custos elevadíssimos ou mesmo dizer que alojar um site e comprar um domínio tem valores muito superiores aos quais são de facto cobrados, por exemplo "o site para alojar e comprar o domínio fica-lhe em 300€ anuais..."


Por exemplo e isto é a minha prática, quando fiz o meu primeiro site entreguei com ele um Manual em pdf com todos os passos para se inserir informação no backoffice, bem como fazer backups. Isto porque quando faço um trabalho responsabilizo-me por ele e dou garantias e não quero o cliente sempre a xatear-me e a perguntar como se faz.

São maneiras diferentes de ver a coisa, esta é a minha.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Para mim está tudo relacionado com a relação oferta / procura e no nosso posicionamento face ao mercado.

Acho que isto diz tudo. Este assunto é um pouco como discutir o sexo dos anjos, o que manda é o mercado e a relação procura/oferta. Se há designers que fazem logotipos de qualidade por preços mais baratos os outros ou baixam os preços ou então têm que oferecer uma qualidade que justifique o valor mais caro.

Isto sem falar nos freelancers indianos/chineses que fazem trabalhos de grande qualidade por preços muito baixos. Basta ver nos sites de freelancers e comparar.
Offline

Paulo Gil 
Membro
Mensagens 233 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Sou da mesma opinião do y2j


Há clientes que sabem o que querem são mais específicos vêm todas as hipóteses comparam coisas e tem mais ou menos uma ideia das coisas.
O cliente está no seu livre direito de recorrer a outras pessoas que façam o trabalho mais barato mas aí terá que ter consiencia que o trabalho poderá não ter a mesma qualidade que iria ter se paga-se mais.

Isto é um mercado, cada um defende o seu lado a questão dos preços serem mais baixos só diz respeito ao cliente ele é que escolhe se quer pagar menos ou pagar mais.



Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Citar
cada um defende o seu lado

Isto resume tudo. O conceito de "preço justo" não existe, por si só. A única coisa que existe é a ideia que as pessoas desenvolvem em relação àquilo que acham que o seu trabalho deveria valer. Cada um defende o seu lado, e quem quiser ganhar um determinado "X" com a sua prestação de serviços irá sempre criticar quem, oferecendo preços mais baixos, lhe quiser fazer concorrência. A preocupação está centrada em si mesmo, e não no cliente, já que a variedade de ofertas é sempre benéfica para quem procura usufruir de um determinado serviço.

A questão da qualidade não é tão linear quanto parece. Falando como cliente, a generalidade dos trabalhos que me são apresentados no mercado Português são extremamente fracos, e de forma alguma me despertam qualquer vontade de despender largas quantias de dinheiro nos mesmos. Há, sem dúvida, pessoas muito talentosas, que me fazem achar que o seu trabalho merece ser muito bem remunerado, mas a maioria dos trabalhos que eu vejo por aí mais não merecem mais do que a conotação de medíocres.

Gostava de chamar a atenção para um comentário presente no blog que o Nuno mostrou, em que alguém defende a abolição do estatuto de profissão livre para o web design. Querem maior falta de bom senso do que isto? Mas quem é que, não estando apenas preocupado com o seu próprio umbigo, seria capaz de sugerir um disparate destes? E o que mais gosto é da comparação que o mesmo faz com a advocacia, ignorando o porquê da mesma não ser uma profissão livre.

 
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Gostava de chamar a atenção para um comentário presente no blog que o Nuno mostrou, em que alguém defende a abolição do estatuto de profissão livre para o web design. Querem maior falta de bom senso do que isto? Mas quem é que, não estando apenas preocupado com o seu próprio umbigo, seria capaz de sugerir um disparate destes? E o que mais gosto é da comparação que o mesmo faz com a advocacia, ignorando o porquê da mesma não ser uma profissão livre.

Se me apresentares o teu ponto posso tentar argumentar a tua opinião, aquela opinião que referi, concordo com ela, até agora. Se o design gráfico/web/comunicação deixa-se de ser uma profissão livre, a qualidade como é óbvio era outra. Não percebo qual a diferença entre classes, por exemplo, de uma pessoa licenciada em arquitectura e uma em design... (Nunca conheci uma pessoa licenciada em design que não concordasse com isso, aliás, existem associações portugueses que lutam há muitos anos para que isso aconteça e cada vez estão mais perto de o conseguir).

Dizer que é disparate é fácil, agora se me conseguires explicar o teu porquê de achar isso, posso tentar conseguir perceber.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Acho que as profissões que não são livres ou seja que nem todos podem exercer têm sempre em conta a segurança das pessoas.

Ou seja, só médicos é que podem exercer medicina, engenheiros engenharia, jornalistas jornalismo. Porque está sempre em risco a segurança da população que usufrui dos serviços por eles prestados.


A arquitectura é um dos exemplos em que se formou um lobby para que eles tivessem trabalho.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu só li o primeiro post, mas gostaria de deixar a minha opinião sobre isto.

Ainda a pouco comentei com duas pessoas o preço praticado por algumas pessoas, principalmente de Portugal.

Eu sou de acordo que se valorize o nosso trabalho. Se nós não nos valorizamos, ninguém nos valoriza. No entanto faz-me impressão ver algumas pessoas (vou falar das portuguesas porque os problemas dos outros eles que resolvam) andarem a pedir 100 ou mais euros por uma simples instalação de wordpress, 500 ou 1000 euros por um tema para wordpress, o mesmo preço para um layout, trabalhos que as vezes chegam aos 2000, 3000, 4000 euros, etc.

Vamos procurar lá fora pessoas para fazerem o mesmo trabalho e algumas chegam a cobrar o mesmo por ainda mais qualidade ou menos pelo mesmo. Não, não são só indianos ou brasileiros que aceitam fazer o trabalho por um preço baixo para nós (e alto para eles). Existem pessoas dos estados unidos que fazem bons trabalhos a um preço mais acessível.

O melhor é aquelas empresas ou pessoas que desenvolvem um painel para um projecto, são pagos por isso e utiliza o mesmo painel para mais projectos. Se é legal? Claro! Mas acham bem cobrarem a X pessoas X euros por um painel que teoricamente é exclusivo? Casos destes é o que não faltam por aí.

Outra coisa importante... não é por uma pessoa famosa cobrar X euros para fazer um trabalho que nós devemos de ter um preço próximo ao dela. Os valores são altos devido a fama dessa pessoa. Podia dar um exemplo, mas como não quero meter ninguém ao barulho...

O Português é teimoso: "Eu faço a este preço. Quem quer, quer. Quem não quer, que se lixe". Não tenho nada contra quem quer ganhar dinheiro, seja na internet ou offline. Eu também quero, mas tento ser o mais honesto possível... para mim é inaceitável cobrar valores como 100 ou mais euros por uma simples instalação de um cms... o wordpress por exemplo, depois de ter os dados demoro no máximo 5 minutos. Mesmo que demora-se 1 hora, estaria a ganhar muitíssimo bem a hora.

Em Portugal vê-se:
- Agricultores a queixarem-se que não conseguem escoar a produção. Vender mais barato para não ter tanta despesa? Não, deixa-se apodrecer que é melhor. As vezes quem tudo quer, tudo perde.
- Pessoas sem emprego. Trabalhar para receber tão pouco? Mais vale estar em casa!
- Pessoas teimosas. É como eu quero... prefiro ficar sem nada do que fazer esse trabalho por esse preço (como é óbvio tudo tem um limite, nunca prostituam o vosso trabalho!)

Vejo várias pessoas e vocês também devem de conhecer, que recorrem sempre a mão de obra estrangeira para trabalhos. Será que não há ninguém em Portugal que faça isso? Será que são alérgicos a trabalhar com portugueses ? Penso que não.
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Se me apresentares o teu ponto posso tentar argumentar a tua opinião, aquela opinião que referi, concordo com ela, até agora. Se o design gráfico/web deixa-se de ser uma profissão livre, a qualidade como é óbvio era outra. Não percebo qual a diferença entre classes, por exemplo, de uma pessoa licenciada em arquitectura e uma em design...

Dizer que é disparate é fácil, agora se me conseguires explicar o teu porquê de achar isso, posso tentar conseguir perceber.

Boas.


Se deixasse de ser uma profissão livre fecharia portas importantes na vida de muita gente que, por qualquer razão, não tiveram a possibilidade de frequentar um curso(ou não quiseram). Há pessoas que se fazem valer, não de um canudo, mas sim de habilidades naturais que lhes conferem um determinado estatuto de aptidão ao desempenho de uma actividade profissional.

Na verdade, para se retirar o estatuto de profissão livre do web design, teria de se fazer o mesmo com qualquer outra profissão, e quem não tivesse um canudo, independentemente das suas capacidades, andaria a apanhar papeis(ou nem isso).

A habilidade de uma pessoa para desempenhar determinadas profissões nem sempre está dependente de um canudo. Há profissões que dificilmente exercerás sem uma formação muito específica, mas há outras que têm, ao longo da história, vindo a ser devidamente desempenhadas por pessoas sem qualquer formação "oficial" na área.

Precisarei de um curso para pintar? Precisarei de um curso para cantar? Precisarei de um curso para falar inglês? Precisarei de um curso para cozinhar? Precisarei de um curso para empreender? Precisarei de um curso para gerir uma loja? Precisarei de um curso para servir à mesa? Resposta: Não. E ainda bem que não, pois é isso que permite que as taxas de desemprego não sejam 6 ou 7x maiores.


As profissões que existem e que necessitam de uma formação obrigatória são, normalmente, profissões que exercem um impacto de grande dimensão na segurança, saúde e bem-estar da população. São profissões que, quando indevidamente desempenhadas, poderão resultar em consequências extremamente nocivas para a de vida de muita gente.


Porque é que a medicina não é uma profissão livre? Porque será? Talvez por ter a vida de uma pessoa na minha mão? E com a arquitectura a conversa é exactamente a mesma. Todos os profissionais responsáveis pela planificação de um edifício desempenham uma elevada influência na futura segurança do mesmo. Vamos querer comparar isto com design gráfico, que é uma actividade puramente estética, que caso algo corra mal ninguém morrerá ou ficará ferido? Quer dizer...

Sim, realmente, há por aqui ideias muito bem concebidas. Vamos, já agora, retirar o direito ao trabalho a todos aqueles que não tenham colocado o pé numa universidade.







Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Eu sou de acordo que se valorize o nosso trabalho. Se nós não nos valorizamos, ninguém nos valoriza. No entanto faz-me impressão ver algumas pessoas (vou falar das portuguesas porque os problemas dos outros eles que resolvam) andarem a pedir 100 ou mais euros por uma simples instalação de wordpress, 500 ou 1000 euros por um tema para wordpress, o mesmo preço para um layout, trabalhos que as vezes chegam aos 2000, 3000, 4000 euros, etc.

Qual é o problema destes preços? Dizes que te faz impressão mas não explicas porquê, gostava de perceber e não estou a conseguir.

São preços bastante acessíveis até...

Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Espero que tenha conseguido fundamentar bem a minha opinião.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Espero que tenha conseguido fundamentar bem a minha opinião.

Concordo contigo na parte do desemprego e concordo que existam muitas pessoas que não tiveram oportunidade de tirarem cursos, eu próprio conheço algumas e são dos melhores do país, grandes profissionais.

Mas também compreendo que os designers lutem pelas suas condições de trabalho, pelos seus direitos e pelo bem da profissão, pois são eles que sabem o que é melhor para ela. O trabalho especulativo arruína o trabalho de muitos profissionais, e já levou à falência milhares de empresas pelo mundo fora. E principalmente os maus profissionais (a grande maioria pessoas não licenciadas), estragam e mancham a profissão. E são, quanto a mim, a principal razão do estado das coisas.

Se é verdade para uns, tem de ser igual para os outros. Se só um arquitecto pode construir uma casa, também apenas um designer deveria poder construir (ou pelo menos publicar) um flyer, um site, fazer uma paginação ,etc.

Não acho que seja algo de outro mundo, acho que é uma profissão que começa a chegar às massas, e como tal se algo não se fizer, vai-se degradar. E quem sai a perder, somos todos nós, profissionais, clientes, empresas, público.

Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Qual é o problema destes preços? Dizes que te faz impressão mas não explicas porquê, gostava de perceber e não estou a conseguir.
Na verdade não há problema nenhum. Cada um pratica o preço que quiser.

Mas vou dar um pequeno exemplo: A algum tempo atrás abri aqui um post onde procurava alguém para me fazer um tema para wordpress. Arranjei uma pessoa que me fez o trabalho por 250 euros. Mais ou menos um mês depois recebi um email de alguém que viu o post... proposta: a volta de 1000 euros, cerca de 16 horas de trabalho.

Fazendo as contas, iria pagar 62 euros por hora para uma pessoa desenhar e "codar" o tema. Eu acho que é um valor alto. Achei mais barato, se fosse lá fora ainda mais barato seria e depois vir pedir valores destes a pessoas com um trabalho normal, a ganharem um salário baixo é não estar dentro das realidades do país. É bom para juntas de freguesia, camaras municipais, centenários da republica, etc, etc onde pagamos milhares por um drupalzito ou um painel proprio e "exclusivo" que é utilizado em dezenas de sites.

Resumo da história: O de 1000 não ficou com o trabalho, o de 250 já teve mais uma encomenda (da minha parte já lá vão 400) e ainda mais algumas pessoas que recomendei e que não sei se chegaram a optar por ele.

Vou dar aqui mais um exemplo rápido. O Custódio (ver página) cobra 40 euros por hora para consultadoria. Não querendo tirar o mérito ao homem (desejo muitos clientes para ele... antes para um portugues do que para um estrangeiro) será que não há ninguém que faça o mesmo por um preço mais baixo? Tipo 20 euros por hora? Na minha opinião seria já um preço não muito mau... Mas como é obvio a fama paga-se.

Mas pronto, talvez a minha mentalidade de que para se ganhar dinheiro é preciso trabalhar é que está errada...