← WordPress

Utilizar Dropbox como host para imagens

Lida 2826 vezes

Offline

tartofs 
Membro
Mensagens 205 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Linux User Mobile User Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Boas,

Como nem todos temos possibilidades financeiras para ter um CDN pago como o cloudfront, há que tentar arranjar novas medidas e novas técnicas para resolver certos problemas.

Eu fiz uma experiência durante dois meses e posso dizer que correu muito bem. Não sei se é certo e que males me pode trazer mas apenas quero deixar a minha experiência em algo que fiz.

Eu estava com um blog WP em que a homepage chegava aos 3MB total. Ao realizar testes no Pingdom e no GTmetrix, fiquei sempre com a conclusão que a lentidão da página se devia ao facto de ter muitas imagens a carregar. O template funciona com timthumb e isso afecta-me um pouco a ligação inicial, juntando ao facto de todas as imagens do CSS estarem ligadas ao mesmo domínio, isso atrasava e muito a velocidade da homepage.

E o que experimentei?

Coloquei todas as imagens do CSS do blog na Dropbox e actualizei os links. Fiz testes e vi que a velocidade de carregamento da homepage reduziu consideravelmente.

O que gostava de perguntar é:

Será esta solução viável a longo prazo?

Será mais viável do que criar por exemplo o subdomínio cdn.dominio.com?

Gostava de saber a vossa opinião sobre isto.
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Nunca pensei nisso, mas é realmente uma boa ideia, pelo menos sabes que as imagens vão estar quase sempre online, e tens rápido acesso às mesmas (para edições, etc...), sem necessidade de introduzir dados via FTP, etc...

Penso que não terás grandes problemas com isso a meu ver. O único problema, é que por vezes o dropbox entra em manutenção e as imagens podem ficar offline por breves instantes ou demorarem mais a carregar, mas é raro. Se isto acontecesse ficavas com o site deformado.
Offline

yanko 
Membro
Mensagens 59 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Disseram-me que o dropbox é lento a servir ficheiros.

Fizeste testes com o Pingdom?

Acho que o problema, é caso esta seja uma área cinzenta e toda a gente comece a migrar em força eles comecem a cobrar bandwith ou pior, limitam performance ou pedidos paralelos...mas concordo que se funcionar bem é uma excelente solução...
Offline

tartofs 
Membro
Mensagens 205 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Linux User Mobile User Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Nunca pensei nisso, mas é realmente uma boa ideia, pelo menos sabes que as imagens vão estar quase sempre online, e tens rápido acesso às mesmas (para edições, etc...), sem necessidade de introduzir dados via FTP, etc...

Penso que não terás grandes problemas com isso a meu ver. O único problema, é que por vezes o dropbox entra em manutenção e as imagens podem ficar offline por breves instantes ou demorarem mais a carregar, mas é raro. Se isto acontecesse ficavas com o site deformado.

Nestes dois meses só encontrei a dropbox offline uma vez, que eu visse.

O importante é que se tenha a source original (style.css) em backup, quando vi que estava offline, substitui logo o ficheiro pelo original e quando voltou a online reverti o processo normalmente.

Disseram-me que o dropbox é lento a servir ficheiros.

Fizeste testes com o Pingdom?

Acho que o problema, é caso esta seja uma área cinzenta e toda a gente comece a migrar em força eles comecem a cobrar bandwith ou pior, limitam performance ou pedidos paralelos...mas concordo que se funcionar bem é uma excelente solução...

Eu não acho a dropbox nada lento. Sinceramente nunca tive qualquer problema. O que se pode fazer também é ter outro ficheiro configurado com as imagens no SugarSync. É algo que estou a pensar fazer e comparar com o método Dropbox.

Sim fiz os testes no Pingdom e no GTmetrix, ambos me mostram 10x menos tempo a carregar imagens vindas de link externo.

No WP existe um plugin que fazia essa ponte de CDN com a Dropbox mas eu testei e não funcionou, ou era problema do meu theme ou do plugin. É este o plugin http://wordpress.org/extend/plugins/dropbox-cdn/
Offline

MarMigs 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Por acaso nunca tinha pensado em utilizar o DropBox para tal coisa

Acho que o problema, é caso esta seja uma área cinzenta e toda a gente comece a migrar em força eles comecem a cobrar bandwith ou pior, limitam performance ou pedidos paralelos...mas concordo que se funcionar bem é uma excelente solução...

Eu estou de acordo com esta frase, visto que muito facilmente eles podem mudar os planos.


Mas já experimentas-te o CloudFlare? Já o utilizei e utilizo em vários sites e aceleraram-me os sites.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Se não têm 30 euros para comprar um terabyte de tráfego em serviços como o MaxCDN.com o melhor mesmo usar o cloudflare.com para servir conteúdo mais pesado ;-)

A velocidade do dropbox deixa muito a desejar e além disso podem ficar com a conta bloqueada se abusarem do tráfego (isso está algures nos termos de utilização).
Offline

tartofs 
Membro
Mensagens 205 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Linux User Mobile User Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Obrigado por ambas as respostas.

Sim, claro que utilizo o Cloudflare também.

O intuito deste meu post é mesmo tentar perceber o que utilizam e quais as possibilidades disponíveis no mercado, seja soluções pagas ou free. O que aqui trouxe foi um teste, que por acaso correu bem durante esses dois meses e não tive qualquer problema de maior com isso. Talvez porque também são apenas 12 imagens e optimizadas, o tráfego não seja assim tão grande.

São soluções que podem não ser 100% fiáveis e é isso que quero tentar explorar com este tópico. Antes de poder adquirir um serviço CDN experimentei isto com sucesso, o que me pode até levar a adquirir um plano pago por ter ficado satisfeito com o serviço de conteúdos externos. Mas penso que o cerne da solução e experiência não é novidade para ninguém.

Já agora, uma dica para quem não utiliza, o WP-Smush.it é um dos plugins essenciais quando um dos problemas de carregamento está nas imagens.
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Por acaso já uso o dropbox, apenas para imagens de artigos que não quero perder e também não quero sobrecarregar o servidor principal.