← Conversa Geral

(MM) Licenciatura em Multimédia

Lida 8591 vezes

Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

já alguém ouviu falar neste curso, encontrei-o num politécnico de Bragança não sei se tem muita credibilidade, mas o plano é muito virado para a Internet


http://www.estgm.ipb.pt/cursos/mm/
http://www.estgm.ipb.pt/cursos/mm/saidas.shtm

Citação de: Saídas profissionais
Segundo trabalho prévio coordenado pelo Prof. Doutor Luís Miguel Cardoso (CCISP), os perfis para o exercício profissional da Multimédia incluem as seguintes áreas funcionais:

1. Especialidade de Pós-produção audiovisual

    * Na área da televisão, vídeo, cinema, documentário e filmes de publicidade: elabora a articulação artística das imagens e dos sons; prepara os materiais necessários ao trabalho de montagem.
    * Editor de sistema não linear: desempenha as funções de operador de equipamento de montagem virtual
    * Animador e editor multimédia: introduz truncagens gráficas nas imagens filmadas; desenha cenografia virtual com equipamento multimédia. Para desempenhar estas tarefas necessita essencialmente de ter conhecimentos de audiovisual e multimédia.

2. Especialidade de Desenho Gráfico, Animação e Cenografia Virtual

    * Animador e assistente de animação e cenografia virtual. Designer de computação gráfica para projectos multimédia: capacidade de desenho e animação em 3D; prepara maquetas e storyboards de interfaces gráficas; conhecimentos de história da arte e do cinema; conhecimentos de sistemas de programação.

3. Especialidade de Programação e Edição de Produtos Multimédia

    * Analista de informação multimédia: competências de integração e programação; conhecimento das linguagens de programação; controla o conjunto da cadeia informática do projecto. Designer de som de multimédia.
    * Assistente de som de multimédia: concebe e aplica sons aos objectos multimédia; conhecimentos de formas e expressões musicais
    * Programador de jogos interactivos: conhecimento de programação e técnicas narrativas; imaginação, sensibilidade e espírito lúdico. Editor de conteúdos multimédia.
    * Programador e editor de bases de dados: digitaliza documentos, textos, imagens e sons; organiza bases de dados passivas (arquivos); organiza bases de dados pró-activas (significados relacionais).

4. Especialidade Webplanner e Webmaster

    * Gestor de sistemas de informação e redes: participa na definição da arquitectura da rede; organiza o equipamento e o sistema técnico da rede; assistência à instalação e componentes do sistema de rede.
    * Webplanner: concepção, planificação e comercialização de páginas web; orienta e negoceia o investimento publicitário dos clientes; conhecimentos de marketing e comunicação organizacional.
    * Webmaster: gere um ou vários sítios da Internet; instala, configura e supervisa o sítio; define a organização física da informação no servidor; organiza a informação em termos de apresentação e navegabilidade; actualiza em permanência a difusão de informações via web; responde às solicitações e mensagens do público; concilia perfil técnico e perfil editorial; assegura a coerência da linha editorial do sítio.

5. Especialidade Docência e Crítica

    * Investigador na área do multimédia.
    * Professor de informática, multimédia e Internet: docência das especialidades da área; desenvolve métodos de e-learning; experimenta novos produtos tecnológicos.

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

É praticamente igual ao meu curso ;) Mas tens de ir ver é o plano de estudos e não as saídas!
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

 Não encontrei um curso igual a este em mais nenhum lugar e estou mesmo interessado nesse estabelecimento que tem cursos ligados ao desenvolvimento de jogos que também me cativa, pena é ser longe como tudo, Mirandela deve ficar a 130 KM de Braga ...

é óbvio que vi plano de estudos, até fiquei preocupado com o facto de ter uma cadeira de Ingles, pois não tive essa lingua no secundário, não faço a minima o que dá nessa cadeira ...

plano -> http://www.estgm.ipb.pt/cursos/mm/estrutura.php
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Apenas estás interessado em ensino público certo?
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

se for privado e em Braga deve ficar com os mesmo custos, mas o ensino privado em Portugal não me dá muita credebilidade
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não encontrei um curso igual a este em mais nenhum lugar e estou mesmo interessado nesse estabelecimento que tem cursos ligados ao desenvolvimento de jogos que também me cativa, pena é ser longe como tudo, Mirandela deve ficar a 130 KM de Braga ...

é óbvio que vi plano de estudos, até fiquei preocupado com o facto de ter uma cadeira de Ingles, pois não tive essa lingua no secundário, não faço a minima o que dá nessa cadeira ...

plano -> http://www.estgm.ipb.pt/cursos/mm/estrutura.php

Que eu conheça tens dois cursos desses em Coimbra, um no politécnico outro na faculdade (Design Multimédia) tens na covilha, tens em aveiro, e de certeza que existem mais 2 ou 3... mas agora nao me lembro!
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Estou a considerar alguns cursos... Esse tá na minha lista de possíveis, assim como Design Gráfico na ESAD, Som e Imagem na ESAD, Design Multimédia na Escola Superior de Educação de Coimbra, e mais um ou dois... Esse que disses-te parece-me bom.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Pois, em Braga não conheço, mas no Porto tens 3 pelo menos:

ISMAI - Tecnologias de Comunicação Multimédia
ISLA - Sistemas de Informação e Multimédia
ISTEC - Engenharia Multimédia
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Pois, em Braga não conheço, mas no Porto tens 3 pelo menos:

ISMAI - Tecnologias de Comunicação Multimédia
ISLA - Sistemas de Informação e Multimédia
ISCTE - Engenharia Multimédia

ISCTE é Lisboa ;)

ISCTE! ISCTE!
Conas abertas,
Caralhos de pé!
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

e Porto também :)
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Ups afinal confundi, erro meu, no Porto existe a ISTEC com Engenharia Multimédia, peço desculpa a todos pelo lapso, vou editar o post em cima.
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Ups afinal confundi, erro meu, no Porto existe a ISTEC com Engenharia Multimédia, peço desculpa a todos pelo lapso, vou editar o post em cima.

é que o ISCTE também tem Engenharia Multimédia eh eh eh
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Quando eu entrei para a faculdade não me aconselharam a seguir multimédia... e muito menos engenharia multimédia... disseram-me que bons artistas (Multimédia/Design) vem das Escolas de Artes e bons programadores vem de Engenharia Informática!!!

Basicamente, os professores disseram que isso nem era carne nem era peixe... tens de ter cuidado, pergunta pelas taxas de empregabilidade, e tem cuidado com os cursos que começam por ENGENHARIA porque normalmente tem muita matemática

Aconselharam-me a seguir Eng. Informática e só depois tirar especialização em Multimédia... mas eu tive programação no secundário, tinha outra preparação e os tempos eram outros...



Pergunta pelas taxas de empregabilidade
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Eu tou acabar agora este:

ISMAI - Tecnologias de Comunicação Multimédia - Computação Gráfica 3D

Olha mais para as disciplinas do que para as saidas profissionais que basicamente são uma tanga e muito gerais.
O que te posso dizer do meu curso é que não é um curso fácil. Tem componente prática mas também muita teórica.
Depende também da área que depois segues. Eu segui Computação Gráfica que todos os anos tem tipo 5 alunos, ao contrário das áreas de audiovisual e marketing que estão ao barrote, por assim dizer e são mais acessíveis. São mais práticas, enquanto que em computação, levas com muita programação, realidade virtual, animação 3D, computação gráfica 2D e 3D, etc .
Vais ter Video Digital, Sistemas de Audio, Modelação 3D, Tecnologias Multimédia 3 semestres (Flash + AS3.0), Sistemas de Informação e base de dados, e Tecnologias Multimédia Distribuidas que basicamente é CSS e um pouquinho de nada de php, mas mt básico. Além destas e esqueci-me de certeza de algumas, tens várias teóricas, sendo que algumas das cadeiras que referi acima tem teóricas e não são nada fáceis.
Se chumbares a uma teórica e fizeres a prática, ou passas em exame final, ou para o ano repetes novamente as duas.
Ah! E decora esta cadeira, uma das mais dificeis do curso e que leva a maior taxa de desistência: Semiótica. lol
As semióticas não são pêra doce, sendo que há lá gajos à 7 anos a tentar fazer a cadeira.
Posso-te dizer que também só consegui a 2ª e já houve exames em que em 200 alunos, passam 19.
A taxa de reprovação é bastante grande. Sendo que no ISMAI, o curso esteve + de 6 anos sem um aluno ir ao quadro de honra e receber bolsa por ter média superior a 15 valores, quando vês outros cursos como psicologia e educação fisica, etc com alunos a toda a hora no quadro de honra com médias 19.

Não te metas em multimédia na ESAD.. é péssimo!! Tem muito mais componente design, não aprendes nada de mais. Conheço várias pessoas de lá, inclusivé a minha irmã acabou esse curso e sabem um "cheirinho" de tudo, mas não sabem nada basicamente. Para além de ser um curso fácil. Vejo o que ela e outros do mesmo curso me perguntam e até fico parvo. É mesmo caso para perguntar: o que andaram lá a fazer este tempo todo. Acabam as aulas no inicio de junho e nem sequer há exames, parece que estão no secundário. Fazem aquilo tudo seguido, mas não sabem nada.

Qualquer coisa, não hesites em perguntar.

Peço desculpa, mas escrevi tudo seguido que tava com pressa lol