← Domínios

Como obter um domínio .PT

Lida 25964 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Ora aqui está um assunto que me deixa um pouco confuso. Gostaria que quem respondesse, respondesse com conhecimento de causa. É um assunto sério e a partir deste tópico pretendo criar um guia de como alguém pode registar os seus domínios .PT.

Ora então. Criei um site recentemente que atingiu o sucesso. Não feliz com isto, quero aumentar a fasquia. O próximo passo, entre muitos, é ter o domínio .PT. É uma das prioridades para já.

Tenho então um rol de questões para quem entende desta matéria:

1. Preciso de abrir algum tipo de actividade, declarar todos os meus rendimentos?
2. O que preciso de fazer? Registar a marca, abrir empresa?
3. Qual o tempo médio de concretização?

Para já são estas perguntas.

Obrigado a todos!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Antes de tudo, as regras da FCCN podem ser lidas em https://online.dns.pt/dns_2008/do?com=DS;5482301010;111;+PAGE%284000060%29+K-CAT-CODIGO%28C.125%29+RCNT%28100%29;#1120

Respondendo as tuas questões (e considerando que o domínio não vai ser o teu nome pessoal)...

Necessitas de uma empresa (recibos verdes e empresário em nome individual apenas serviam se fosse o teu nome (ex. ruicruz.pt)) ou de uma marca registada..
No entanto antes de 1 de Julho era tudo mais fácil (e barato) no capitulo das marcas... agora além da marca ter de ser verbal (mista não serve e verbal é mais difícil de conseguir se for uma expressão relativamente comum) o domínio apenas é registado depois da marca aprovada...

Em resumo:
Abres uma empresa na empresa na hora e tens logo o domínio gratuito e tudo, no entanto uma empresa é uma coisa seria..

Registas uma marca verbal no INPI que custa 100€ se for online, 200€ em papel (mais info em http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=24510.0) e aguardas até 1 (UM) ano para a marca ser aprovada ou não..
Se for aprovada, feliz da vida em menos de 24horas tens o teu domínio... se for recusada podes colocar recurso no entanto caso o recurso seja negado perdes mesmo os 100€...

O domínio .pt custa normalmente menos de 20€ (IVA incluído) nos registrars oficial da FCCN

Tens no entanto como "alternativa" os .com.pt e .org.pt que são livres (mas com regras).. Falta só acrescentar que o nome da marca tem de corresponder ao nome do domínio a registar.

Alguma duvida dispõe :)

PS. Este tópico vai ser movido para a zona correcta e colocado FIXO
PS2. Agradeço o mínimo offtopic possivel aqui.
PS3. Já existe muita informação sobre o assunto em http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=14535.0 mas esta bastante dispersa..
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Diogo, o problema agora é que as marcas mistas já não servem para registar .pt apenas as marcas verbais, que são muito difíceis de conseguir.

Por exemplo. A primeira vez que tentei registar a marca maistrafego, foi-me recusado porque diziam que eu não podia ser o dono da palavra "trafego" por ser uma palavra que toda a gente pode usar. Não contente fui ler as regras todas e ver como as poderia quebrar. Passado um ano e várias idas ao inpi, não só tinha a marca "maistrafego" registada, como também a marca "trafego".

Por isso, tem cuidado com a marca e domínio que queres registar. E vê-lá se não vai ser uns meses de espera, dores de cabeça e 100€ perdidos. Por isso, ou o nome é bastante único e não tem palavras "banais", ou então a criação de empresa é a única solução viável.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Muito obrigado aos dois! O nome do site tem duas palavras banais. So i'm sticking with .com!

Está aqui um excelente tópico!
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Penso que também seja importante dizer qual a diferença entre uma marca mista e uma verbal..que eu por acaso não sei e também gostaria de saber..
Eu quando registei a minha (que é uma marca verbal), esperei sensivelmente 4/5 meses para aprovarem.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A diferença entre a marca mista e verbal, é que a marca mista é hierárquica. Ou seja, a imagem da marca mista, vale mais que a sua denominação verbal (Dai ser mais simples registar marcas mista, pois uma imagem é quase sempre distinta ao contrário das palavras) . A marca verbal, é como o próprio nome indica isso mesmo, o registo de algum termo apenas de forma verbal. E é este que agora serve para registar domínios .pt

 
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Por exemplo se eu registar a marca Zémateus- Esfregonas e Vassouras, posso registar o dominio zemateus.pt ?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Por exemplo se eu registar a marca Zémateus- Esfregonas e Vassouras, posso registar o dominio zemateus.pt ?


Não. O nome do domínio tem de ser igual ao da denominação verbal da marca.
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Caso seja empresa isso já não se aplica.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Caso seja empresa isso já não se aplica.
Exacto
Poderia registar a empresa Zémateus- Esfregonas e Vassouras, Lda. com o dominio zemateus.pt mas não podia registar o zecarlos.pt por exemplo... podia ainda registar ze-mateus.pt, ou mesmo a sigla...
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

E se forem nomes de empresas já falidas? Penso que não haja problemas
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

E se forem nomes de empresas já falidas? Penso que não haja problemas
Não mas de qualquer maneira isso não é garantia que o nome seja aprovado...
O INPI e o IRN são autónomos pelo que um nome pode ser registado como marca e ser recusado como sociedade...
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Se tiver empresa unipessoal lda, posso registar dominio diferente do nome da empresa?
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Se tiver empresa unipessoal lda, posso registar dominio diferente do nome da empresa?

Tem que coincidir com o nome, acrónimo ou abreviatura. Essa informação está toda detalhada na regulamentação da FCCN/DNS.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Ok, Obrigado
Mesmo que já exista outros domínios registados .com.net posso registar o .pt?

Se registar um para empresa e pretender registar outro diferente para uma palavra genérica, tenho de registar a marca ou tenho de abrir outra empresa relacionada com o nome de dominio?

Tem que coincidir com o nome, acrónimo ou abreviatura. Essa informação está toda detalhada na regulamentação da FCCN/DNS.