← Domínios

Novas regras de registo de dominios .PT, .COM.PT e .ORG.PT - o que mudou

Lida 33486 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Continuamos a caminhar a passos muito largos, e até a cair pelo caminho no que diz respeito às regras dos domínios .pt

Citar
A FCCN apresenta novidades no âmbito dos domínios classificadores, lançados já em 2001, marcadas sobretudo pela clara flexibilização e simplificação do registo em .COM.PT e ORG.PT. Nestes domínios classificadores, não há necessidade de bases de registo formais e passa a ser possível a transmissão de nomes de domínios em .COM.PT e .ORG.PT, verificando-se ainda uma simplificação do registo, através da eliminação do responsável administrativo (a entidade gestora passa a assumir a responsabilidade integral da titularidade do domínio, bem como toda gestão do processo, incluindo os pedidos de remoção) e com factura electrónica.

Quanto ao domínio .PT, a aposta centrou-se numa maior segurança e garantia das marcas registadas, uma vez que apenas as marcas nominativas definitivas passam a ser válidas como base de registo. Passam, pois, a ficar de fora os pedidos de registo de marca e as marcas com sinal misto.

A FCCN apresenta também novidades ao nível da arbitragem, com a adopção formal do Centro de Arbitragem com competência especializada – ARBITRARE, para a resolução de conflitos neste âmbito.

A par da apresentação do novo regulamento, a FCCN lança a sua mais recente campanha EUESTOU.COM.PT, que visa a divulgação e promoção dos sub-domínios .COM.PT e .ORG.PT, apelando aos benefícios de registo sob .PT, não apenas ao nível da maior simplificação e liberalização do registo trazidas pelo novo regulamento, como também ao nível do reforço da nossa identidade nacional na Internet.
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas!

Nada de novo...
Tal como referi em anteriores posts, concordo com a imposição do .pt para marcas registadas ou empresas que detenham o nome que pretendem registar.
Até ver, .pt é sinal de confiança e segurança.

Cumprimentos,

LPC
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Parece-me bem que mantenham critérios mais rigorosos para o registo de domínios .pt e ao mesmo tempo liberalizarem ainda mais os .com.pt.

Claro que com as novas regras se fosse agora já não poderia registar o informatica.pt com base na minha marca mista.  :-?
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Então, se a marca for mista, não poderei registar o domínio .pt?
Mas então a mista inclui logótipo e o nome da marca...
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Então, se a marca for mista, não poderei registar o domínio .pt?

Com as novas regras não.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Isso é que vai ser registar marcas este mês :D
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Sinceramente ainda não consegui perceber qual é a grande diferença de uma marca mista de forma a mesma já não ser aceite para .pt...
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Isto é só para novos registos? isto porque tenho uma marca e logotipo registado (sinal misto) que já foi concedido há muito tempo.

Entretanto telefonei para a DNS.PT e não souberam-me esclarecer esta questão, apenas disseram que iam ter novidades no site e que as regras entravam em vigor a partir de 1 de Julho.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

André, sexta de manhã vou ao inpi para me informar directamente de todas as alterações...
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É que se isto implica que os que já têm um Registo Misto já há algum tempo, com o seu Domínio divulgado, é muito mau.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

É que se isto implica que os que já têm um Registo Misto já algum tempo feito, com o seu Domínio divulgado, é uma muito mau.

Obviamente que não vai afectar marcas já registadas. Quando uma lei é criada o que está para trás não pode ser afectado.

Se assim fosse o porto não tinha ido à liga dos campeões :D
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Quando existe rectoactividade é sempre referido..
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Então agora vai haver uma pequena corrida aos melhores domínios com.pt ainda livres.
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

A meu ver estas "novas" regras é muito mau.
Então, por exemplo, eu que já fiz o pedido e estão analisar poderei comprar já o domínio?
 Imaginem que eles aceitem assim, já tenho o domínio em minha posse.

André, sexta de manhã vou ao inpi para me informar directamente de todas as alterações...
Exacto, Nuno faz isso para esclarecer as dúvidas.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Então agora vai haver uma pequena corrida aos melhores domínios com.pt ainda livres.
Os .com.pt já estão liberalizados a muito tempo... agora podem é ser mudados de titular e o registo é mais simples..

A meu ver estas "novas" regras é muito mau.
Então, por exemplo, eu que já fiz o pedido e estão analisar poderei comprar já o domínio?
 Imaginem que eles aceitem assim, já tenho o domínio em minha posse.
Exacto, Nuno faz isso para esclarecer as dúvidas.
E depois se a marca não fosse aceite eliminavam o dominio...